Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Uso de lanterna de led no laboratório

Avalie este tópico:


Cassio Almeida

Posts em destaque

Hoje vou falar sobre uma ferramenta muito útil que já comentei algumas vezes aqui porém parece que não me fiz entender direito então como uma foto (ou algumas) valem mais que mil palavras, está aí.

 

A lanterna led possui uma característica muito interessante que é a emissão de luz com feixes paralelos e sem a dispersão que acontece com lâmpadas longas, por isso ela forma sombras perfeitas e fieis aos objetos que formam essa sombra. Lanternas com mais de um led não servem para esse caso porque formam sombras múltiplas ou difusas, muito menos lâmpadas fluorescentes e incandescentes pelo mesmo motivo.

 

A lanterna que uso atualmente é essa

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
mas qualquer lanterna led com boa potência serve bem.

 

Primeiro exemplo - A soldagem das esferas no chipset durante o processo de reballing.

 

Imagine que você coloca uma bola dentro de um cilindro pouco mais baixo que ela, quando você olha está conseguindo ver apenas uma pequena parte dela mas se você murchar essa bola, ela vai descer um pouco e ficar totalmente dentro desse cilindro e fora da sua visão.

 

Com as esferas no chipset é a mesma coisa e o cilindro usado são os buracos no stencil usado mas para você conseguir ver vai precisar de "acender" a parte de cima das esferas com o reflexo de uma lanterna led. O segredo é você posicionar a lanterna na altura bem ao lado do stencil de forma que a luz toque apenas uma parte bem pequena do máximo de esferas possível, aqui eu costumo apagar a luz da bancada e trabalhar com apenas a luz da lanterna para maximizar o contraste da luz nas esferas com o fundo.

 

Você vai começar a aquecer as esferas com a estação de retrabalho respeitando o tempo e a distância correta e quando as esferas derreterem irão descer e soldar no chip, nessa hora você verá que elas vão se apagar pois estarão fora do alcance da luz e dentro do "cilindro", quer dizer, no buraco do stencil e daí para frente cada um já sabe o que faz.

 

Não precisa colocar a lanterna muito perto e nem muito forte, se você deixar a uma distância de uns 15cm com potência moderada fica excelente.

 

Obs. 1 - Já disse outras vezes e já estou respondendo antes de perguntarem: esses pedaços de fita alumínio são para fixar o stencil no chip evitando que o mesmo se mova e perca o alinhamento com o mesmo durante a colocação das balls. Depois de soldadas as esferas esses pedaços podem ser removidos facilmente.

 

Obs. 2 - Não se preocupe se todas as esferas não se acenderem porque para isso o stencil precisa estar 100% plano e todos nós sabemos que quando você coloca e remove o stencil várias vezes acaba empenando mesmo que pouco como pode se ver na parte inferior esquerda das fotos, mas isso não atrapalha e você pode se basear pela maioria das esferas.

 

image.php?di=MXJV

 

image.php?di=ZOS5

 

image.php?di=DIJE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo exemplo - O alinhamento do chipset na placa através da serigrafia

 

Imagine um prédio ou uma casa com uma calçada à sua frente, quando o sol está em determinada posição você vai ver que toda a calçada está iluminada mas de acordo com que o sol vai se movimentando (ou seria a terra???), a sombra também vai se movimentando e cobrindo a calçada de forma PERFEITAMENTE ALINHADA, esse é o segredo da coisa.

 

As bordas do chipset são perfeitamente perpendiculares a placa e as linhas da serigrafia são pouquíssimo maiores que o tamanho do chipset então se aplicarmos a mesma técnica do sol na casa fazendo sobra na calçada poderemos iluminar e apagar a serigrafia da placa através da sombra do chipset. O importante nesse caso é que essa sombra seja perfeitamente alinhada e por igual dos quatro lados. Sempre que essa sombra for maior em um canto e menor no outro significará que o chipset está desalinhado ou girado em alguns graus e sempre que essa sombra for maior de um lado do chip do que do outro ou que você tenha que mover a lanterna um pouco mais para conseguir a mesma sombra significará que esse chip está mal posicionado e precisa ser movido lateralmente. Para que o chip esteja alinhado basta fazer com que a sombra esteja por igual nos quatro lados.

 

As fotos mostram esse alinhamento em duas bordas do chip para que vocês possam entender melhor o que estou falando, se você olhar com atenção na segunda foto dá para perceber um mínimo da serigrafia aparecendo e mostrando que ela está perfeitamente alinhada com a borda do chip.

 

image.php?di=3E0O

 

image.php?di=U5IZ

 

image.php?di=NOTE

 

image.php?di=1ICG

 

Espero que seja útil e bom trabalho para todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa a técnica da lanterna, jamais pensaria nisso. Com certeza comprarei uma pra mim. Já para alinhar o chip na placa eu utilizo um método muito bom, que é deixar duas esferas faltando em cada lado do chip. Soldo essas esferas na placa e assim não tem como sair do alinhamento.

Claro que cada um escolhe o seu método e o que é fácil pra mim pode não ser para outra pessoa. Estou deixado a minha experiência apenas como complementação, porque com certeza sua colaboração é valiosa. Vai um joinha pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc sabe quando não se tem pratica tudo é duvida.

Eu tenho dois suportes, um de mola pequeno calor direto e outro para stensil 90x90.

Não me dei bem soldagem calor direto(ar), na estação eu  fui até bem , só que o suporte na estação não ficou legal por causa da colocação, do mesmo , não gostei por uma serie de fatores.

Acho que vou adotar a fita, fica muito mais facil e sem riscos de acidentes, principalmente  de quebrar o top, dependendo da posição que colocar o suporte.

O fluxo que estou usando da uma firmeza muito  boa no stencil, facilitando o alinhamento e sem ter dificuldade nenhuma na retirado do stensil depois da solfdagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prefiro usar a fita e o principal motivo é para que ele não perca alinhamento com o chip principalmente na hora de colocar as esferas e retirar o excesso. Se eu usar o suporte de mola vou ter que ficar virando o chip e o suporte para remover e excesso de esferas e isso acabaria mais atrapalhando que ajudando, usando apenas o stencil e o chip é bem mais fácil de virar e deixar o excesso cair.

 

Costumo soldar em cima de um bocal da maquina porque ele mantém pouco contato com o chip dissipando pouco calor e também faz com que parte do ar quente circule por baixo dele facilitando o aquecimento, mas quem usa madeira ou qualquer outra coisa que dá certo acaba tendo o mesmo resultado

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Cassio, precisa de zoom para essa aplicação?

 

Se uma lanterna sem zoom for suficiente, recomendo a Ultrafire 501B, tenho uma e sua luz é de cegar.  também usa o led XML T6 da CREE. O kit acompanha 2 baterias 18650 e carregador.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Att,

Fábio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa de zoom e nem de excesso de luz, o importante mesmo é você iluminar somente a pontinha de cada esfera para que quando elas descam você possa ver elas se apagando. Para fazer esse trabalho costumo colocar a lanterna com a luz no nível baixo que dá para trabalhar tranquilo.

Para fazer o alinhamento já uso a luz um pouco mais forte mas mesmo assim não precisa de lanternas LED muito potentes e o zoom é opcional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 10 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...