Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A Prostituição do mercado brasileiro de informática

Avalie este tópico:


jjlik

Posts em destaque

Muito bom o texto!

 

O interessante é que o mercado atualmente vai migrando para notebooks e tablets, onde um reparo já não é tao simples assim. Na maioria das vezes requerem conhecimento tecnico.

 

Na minha empresa, todos os equipamentos sao testados hd e memoria antes de iniciarmos um reparo. Com isso por ex evita-se formatar um micro que o cliente pede para formatar apenas, e depois volta dias depois dizendo que o problema voltou (onde por ex o prob era HDD). Agora veja se um "tecnico" do amigo do primo faz tudo isso (se eh que o mesmo sabe o que eh isso) e ainda cobra os R$ 25

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente texto.

Infelizmente, pelo que vejo, está é a realidade no pais todo.

A gente passa anos estudando, se graduando e sempre se atualizando, pra prestar um serviço onde a gente sabe o que estamos fazendo e cobrar um preço justo.... ai a gente ouve do cliente que tem um filho, do primo, do tio, do irmão da vizinha que faz a mesma coisa por menos da metade do preço....

Quando a maioria deste técnicos só vivem de "receita de bolo", nem sabem o que estão fazendo. É frustrante!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, tudo isso é verdade, e o que dizer, do usuario das maquinas, semianalfabeto, que quando voce passa o orçamento o sujeito diz:O QUEEEEE???????Deixa vou dar esta p...... pra meu filho brincar, vou nas CB e compro um novinho por menos de 1000,00 em trocentas vezes,.

estas lojas vendendo gato por lebre, e o cliente nem sabe que o concerto do mesmo, irá custar a mesma coisa um dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite a todos....deixem-me acrescentar uma palavra ao tema: Português

 

Ou seja, "A prostituição do mercado brasileiro e portugues de informatica"

 

Aqui em Portugal passa-se o mesmo! Tambem sou do tempo em que ser técnico de Eletrónica era realmente uma profissão com prestigio. Hoje qualquer curioso acha que pode-se igualar a quem estudou, tirou formações e andou a "queimar pestanas" a estudar esquemas e manuais.

Uma das situações que considero mais ridicula é quando um cliente entrega-me um notebook para reparar e começa a opinar: "Vê lá o que é que se passa com isto....mas deve ser só um fusivel ou os mosfets de entrada" do genero "deve ser uma coisa simples - não me podes cobrar muito". Onde é que já chegámos???

 

Por causa deste tipo de situações criei tabelas de preços: uma para revenda - pessoal de informática que não mexem em eletrónica e outra para cliente final - meros utilizadores. Para que a minha profissão continue a ter algum prestigio, mostro a tabela, quem não quiser agarre no ferro de soldar e no multimetro e "faça você mesmo" porque trabalhar para aquecer só conheço o esquentador e a caldeira!

 

Uma sugestão que deixo aqui no forum no sentido de continuarmos a praticar preços justos seria partilharmos os preços de reparações que levamos aos clientes....como é lógico levando em conta o sitio onde vivemos....se for na china é preferivel mudar de profissão!!!!

 

abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vejo isso como a coisa mais natural do mundo, há muitos anos, desde que comecei a trabalhar com informática sempre tem os que cobram mais barato que se prostituem, isso é normal. Não adianta reclamar, nem espernear, afinal o mercado é pra todos (se existisse realmente um conselho e fiscalizasse seria outra historia), então faça o seu trabalho corretamente, honestamente que a seleção natural vai dando cabo desses "técnicos".

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cliente: Bom dia, gostaria de uma visita, meu pc pegou um virus e agora aparecem um monte de telas estranhas, quanto é a visita?

eu: R$ 80,00

cliente: Nossa que caro, eu morava em Santos e tinha um técnico que me cobrava R$ 30,00 pela visita, não dá pra fazer mais barato?

eu: Senhora aqui o preço médio de visita é esse, mas a senhora pode levar lá em Santos

cliente @##@$#@&&

 

Sem noção

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É como eu disse quando me apresentei no fórum, existem uns mer@##&nhas que só porque passam uma borrachinha na memória, pincelam a placa mãe e o cooler pra tirar a poeira e o computador volta a funcionar, sabem fazer uma formatação mal emporcamente, pegam uma chave de fenda, uma philips, um pincel e a borracha, se intitulam técnicos em manutenção e saem por aí enrolando os clientes (muitas vezes muquiranas), cobrando, 30,00 para limpar e formatar uma máquina e ferram com o profissional serio.

Li em um fórum sobre ferramentas para manutenção de micros quando um camarada simplesmente bostejou: "eu uso um pincel, uma chave de fenda e uma borracha e mais nada e faço manutenção aqui na minha cidade". Fazer o que né!? :o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É realmente galera, isso tem afetado bastante os tecnicos, hoje curiosos fazem algum curso tecnico e ja acham que são tecnicos esquecendo que há muita estrada a percorrer e por ai vai... Cobram uma mixaria pelos serviços ai só vai desvalorizando fora o serviço que as vezes é bem ruim... Só aumentando o nosso serviço depois uma vez que nao resolvem o problema o cliente retorna com a coisa muito pior... Mas o que fazer? Continuar a executar os nossos serviços muito bem feitos e profissionais. Eu digo que a profissão vai se tornar igual médico existem os bons e ruins, entao o cliente que vai descobrir e com isso se torna fiel...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, darei a minha humilde opinião discordando um pouco do texto:

Vejam só, o mercado de informática se popularizou nesta ultima década, portanto um recém nascido se comparado as demais ciências e profissões. A poeira subiu e demorará um período ainda para baixar. Vi uma matéria a respeito da odontologia na Índia a qual é praticada em plena rua, é isto mesmo, em plena rua. Todo inicio é uma bagunça. Varias profissões já foram banalizadas quanto a sua importância e o seu valor. Um cliente meu, esteve viajando pela Europa e me contou que em alguns países chamam os especialistas em informática de doutores; não sei se a valorização foi com o interesse em agradar ou ter um desconto...rs.  Não é qualquer profissional em informática e eletrônica que faz reballing, grava e edita bios, faz leitura de esquemas e etc. Quem cobra R$10,00 para executar um serviço de informática com certeza é um aventureiro com o único objetivo de auferir lucros sem preocupações com o crescimento profissional, eu os comparo aos dentistas na Índia que colocam as pessoas em riscos com o único e exclusivo interesse de ganhar uns trocados. Acredito que toda  profissão passa pela fase do joio e o trigo e é necessário tempo para que as pessoas possam aprender separa-los. Vejo um horizonte promissor para quem persistir neste mercado, pode até ser que alguns não vejam isto a curto prazo, mas uma coisa é certa: estamos sendo os pioneiros e a valorização deste mercado  depende de cada um deste fórum e dos demais fóruns técnicos por ai afora. Com empenho, especialização e bastante estudo, aumentaremos a distancia entre o profissional e o quebra galho como ocorreu com as demais profissões que são respeitadas hoje em dia.

Desculpem alguns erros de português, não tive tempo para revisar, escrevi com a bagunça de minha filha e suas primas correndo pela casa.  Abraço a todos e bom feriado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dvd do Windows na mao, mais um tecnicu formado. 30 conto a formatação patrão.

Ainda tem que ouvir que fulano faz por 30. Ok leva para ele, depois volta e me paga o que eu pedi, mais o tempo que vou gastar para arrumar a besteira feita, mais o backup.

Profissional bom, tem seu reconhecimento, e outra coisa que me deixa abismado, engenheiros formados, que por preguiça ou desinteresse não se atualizam e são a prepotência em pessoa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cliente: queria formatar meu computador, quanto fica? Eu: R$x,xx. Cliente: A menina lá do trabalho faz pela metade! Eu: então leva pra ela poque pela metade não dá. Cliente depois de umas semanas: pô, mandei a menina formatar ela formatou e perdeu todas as fotos de minhas filhas, não quis nem saber, saiu formatando e não fez backup!  :'(  Eu: por isso que ela cobra a metade do que eu cobro, eu jamais formataria sem perguntar ao cliente se tem arquivo pra salvar. É isso aí o barato sai caro. Temos que nos valorizar e mostrar ao cliente a diferença de qualidade de um seviço técnico profissional e de um ,como disse nosso amigo, técnicu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que fazer ?

 

 

 

Acredito que possa ter  jeito ...

 

 

 

Hoje aqui em Brasília tenho 4 pontos dentro do mesmo centro comercial , e concorro com mais 36 lojas ... Tenho o maior preço em serviço ! ... E tenho também os melhores clientes, gostam de qualidade. Tem Reball aqui por exemplo de R$ 150 R$130 ... Continuo praticando por exemplo nos HP DV4 AMD uma media de 490,00 em, 6x cartão ou R$ 450,00 avista ... tenho resultados ! ... também tenho pessoas que poderia ser mais um cliente que me chamam de Ladrão , quer dizer chamam a COMMANDO DIGITAL de ladrões ,,,, mas em fim ... não podemos agradar a todos ....

 

Sei de uma coisa , em casos que preciso convencer o cliente minha garantia de estende a 1 ano ! ... Pouquíssimas pessoas daria 1 ano em um REBALL !

 

 

Em peças ! ... concordo que não temos como evitar, o mundo a cada dia se globaliza mais... Temos que trabalhar com a margem de lucro médio do mercado, tenho uma despesa fixa, trabalhando ou não trabalhando, BEM alta !!! , complicado concorrer com quem estar no mercado pela internet sem custo, as vezes ,ou dentro de casa, sem pagar impostos...

 

 

Agora ! Na prestação de serviço  !!  Tenho meu preço ! ... Ilusão de quem pensar que melhor baixar os preços para ter mais clientes ! .... terá é o dobro de problema por preço de um ... essa é a LEI natural ... se já o faz barato , trabalha muito e não tem problema !!! ... SEJA MAIS FELIZ !! se valorize !!! ...

 

1994 , eu tinha 12 anos, fazia uma visita técnica por R$ 200 ,00 minha mãe muitas vezes me levou para os locais ... Hoje 2014 uma mão de obra para reinstalar um notebook , tem pessoas que cobram 30 40 50 reais ... por 2 Horas de serviço é lamentável ...

 

Agora para essas pessoas ! ... Isso é o que realmente ela vale!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...