Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Asus X45C - X45VD - Não liga.

Avalie este tópico:


Rods

Posts em destaque

Essa placa tem as tensões primária normais. Fazendo as medições, encontrei a tensão no botão power normal de 3,3V e notei que ele trazia a tensão a quase perto de zero, chegava em 0,4V. Tentei ligar a placa levando o pino do conector a 0V e a placa ligou normalmente. Medindo resistência, realmente ela não vai a zero quando pressiono o botão, fica em torno de uns 400R. Fiz as medições na placa do botão power, e descobri que esse componente sendo o responsável J5602. Acredito ser um transistor. Não encontrei o esquema! Com ele na placa, o ponto marcado ficava com os 400R quando pressionava o botão. Removi  levei esse ponto a 0V e a placa liga normal. Ele não esta conseguindo zerar totalmente a tensão quando acionado. Como não tenho esquema, estou com dificuldade em identifica-lo para trocar. Tirei um parecido de um botão power sucata de outro modelo, mas não deu certo, então decidi pedir uma ajuda aos amigos.

0725_1.jpg

draw_0728_12.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado @Marciopira Então, esse 400R não aparecem quando o botão fecha o contato. No botão vai 0R e a tensão tbm zera totalmente quando acionado. Ele vai até o base do transístor com 0R. A tensão na saída desse transístor que não esta sendo zerada, fica em 0,3V quando aciono o botão. Por isso acredito não ser ele o responsável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vasculhei a net atrás desse esquema, mas nada, como aqui no Fórum, só a boardview. 😕Ninguem pra me ajudar a identificar esse J5602? Acho que é um transístor normal, de canal N, ja que o gatilho é um jumper pelo botão para o gnd. Mas não tenho ctza e nem onde arrumar em sucata um igual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rods esse componente é um Hall Effect Micro Switch IC que faz o controle da tela do note quando está fechada ou aberta impedindo que ele ligue com a tela fechada. Procura pelo datasheet APX9131. Quem age nesse CI é um imã da tampa do LCD, fazendo que ou ele corte ou deixe passar a tensão do pino 01 de 3v.

Abaixo um circuito similar da placa X550MD da Asus:

image.png

Editado: por master7
  • Joinha 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado @master7 . Estando com problema, ele informa que a tampa esta fechada e não deixa a placa ligar? Seria isso? Pq se eu dou apenas um 'clique' do gnd em cima do ponto que marquei na foto a placa liga normalmente e na hora. Fiquei confuso agora se o problema realmente seria esse. Talvez então essa resistência apresentada por ele então seja normal. Eu imaginei esse componente como uma função do tipo 'debounce' para evitar algum riple gerado pelo botão mecanico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Rods disse:

Estando com problema, ele informa que a tampa esta fechada e não deixa a placa ligar? Seria isso?

Isso mesmo. Com o sinal desse pino 2 ativo(baixo) o IO vai entender que a tampa está fechada e não deixará a placa ligar. Funciona como uma chave liga desliga só que com a ação de um campo magnético. No caso vc tem que colocar um componente igual ou que faça a mesma função com ação de um imã.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Sexta feira na loja entrou um modelo igualzinho. Como precisei desmonta-lo não pensei 2 vezes. Peguei a placa do botão que estou analisando e e a maquina ligou. E o botão dessa maquina não ligou a que estou analisando. Na vdd deu a lógica como o @Marciopira disse e tbm eu havia pensado. Sem esse componente, o nivel lógico desse sinal sempre estara alto, ou seja, sempre informará que a tampa esta aberta. Não é o meu problema como achei. Fiz novamente a medição das vias do flat entre as placas e esta ótimo, vou tirar uma foto da conexão, colocar as medidas pra ver se alguem consegue me ajudar. Lembrando que, com a placa conectada, se eu levo o pino 1 do conector ao gnd a placa liga na hora. Medindo o pino 1 no acionamento do botão, ele não zera totalmente. Sem esse esquema, pra mim fica dificil. O pino 1 do conector esta ligado diretamente nesse ponto marcado na foto. Ou seja ele provem do sinal desse componente, não seria esse nivel que teria que zerar pra fazer a placa ligar não é mesmo? Se ele estivesse a 0V na vdd, impediria ela de ligar.

Editado: por Rods
erro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@master7 obrigado. Na  minha explicação, acredito q vc não deva ter entendido. A placa do botão que estou analisando, mesmo sem o J5602 ligou outro notebook normal, mesmo sem esse componente nela, entendeu? O que realmente deveria acontecer, ja que quando a tampa esta aberta o nivel esta alto. Tirando o J5602 o nivel ainda fica alto e ainda informando que a tampa esta aberta. Desculpe se essa interpretação minha estiver errada.

Editado: por Rods
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rods quando vc pressiona o botão power, o pino 125 do SIO está zerando? 

1 hora atrás, Rods disse:

Soldei um fio no pino 1 do conector da MB

Estranho porque esse pino 1 é o sinal LID_SW# e não é ele quem faz a função de ligar a placa mas sim o pino 2 do conector da MB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

@master7 Eu tinha encostado essa placa, mas o cliente decidiu realmente arrumar. Essa sua explicação que é o pino 2 que aciona e não o pino 1 me ajudou muito. Segui a trilha do pino 2, até onde ela chega em um jumper entre as camadas. Esse jumper esta totalmente ruim, com oxidação e limpando bem, o pad não esta mais ali. Veja na foto. Eu preciso de uma ajuda, para ligar o destino dessa linha do pino 2 até o conector do botão power. Consegue me ajudar?

 

1207_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@master7 Obrigado mais uma vez. Fiz uma marcação em amarelo. Obrigado @Jack O'Neo pelo que entendi, sua recomendação seria fazer um jumper como na foto tbm? VIA seria esse ponto de ligação entre as camadas que eu chamei de jumper? 😵Na vdd eu gostaria de fazer um jumper direto no conector da placa ou até mesmo direto do botão. Se notarem na foto da placa, a condição da trilha esta péssima, do conector tbm, isso ainda que eu ja tirei e coloquei de novo. Placa veio de outra assistência, bem mexida. E talvez me sentiria mais seguro em fazer em um ponto onde conseguiria uma solda mais 'firme', pelas ferramentas e pela experiência e pratica que tenho.

 

20201208_09025701.jpg

draw_1207_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@master7 Obrigado. Fiz um pouco diferente mais ou menos como tinha em mente pra ver se ia dar certo e acabou funcionando. Eu eliminei o cabo flat da placa de power. O conector ali, e seus pads estavam muito feios. Descobri ontem que o próprio dono antes de me trazer, abriu e puxou com força a carcaça superior sem antes desconectar o flat. Ele levantou o conector da placa e ainda pediu para um técnico tentar soldar. A primeira vez que analisei a placa, só de encostar no cabo flat ela ligava. E a condição do conector estava péssima. Eu levei um GND que peguei do conector VGA, até o botão power, e levei o sinal da VIA que recomendou fazer o jumper na outra extremidade do botão. E esta ligando. As vezes tem que pressionar 2 ou 3 vezes, mas sempre liga. Vou perder a funcionalidade do fechamento da tampa, e notei tbm que não consigo mas desliga-lo, mantendo o botão pressionado. mas ate agora esta ligando normalmente. Receio apenas desse procedimento trazer algum problema, existe o risco?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rods na foto que vc postou do conector J6801 já havia notado a ausência deste capacitor em destaque abaixo. É sempre bom manter os componentes pois eles desempenham algum papel importante no circuito, nesse caso creio que o capacitor, devido ao comprimento da trilha seja essencial e vc poderia ter usado o próprio terra do conector, mesmo que o tenha removido. Posta uma foto para termos uma ideia de como ficou.

image.png.6bc07d4610c3904fa9dcc3445d91a4ca.png 

Editado: por master7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@master7 Eu entreguei essa maquina terça feira de tarde. Fazia mt tempo que estava com ela e o cliente estava com muita pressa em retira-la. Eu ainda tive que habilitar a wi-fi permanentemente raspando a trilha de habilitação pois não conseguia ativa-la de outra forma e precisei dar uma verificada no Windows. Fiz o máximo possível pra deixar tudo bem isolado. Acho que ficou bom!! Mais uma vez obrigado. 👊

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...