Jump to content
ljainfor

em análise SAmsung RV420 BA41-01580A Acende led e não liga

Rate this topic

Recommended Posts

Bom dia!

Estou com a placa do Samsung RV420 que acende indicando que o carregador foi conectado.

Tensão no BIOS de 3v, o BTpower tem 3v quando liga vai a zero.

Não tem tensão nas bobinas em standby, ao pressionar o power naquele breve instante de liga aparece as tensões de 3v e 5v.

Nada aquece.

Consumo normal.

Regravei o BIOS.

Bom dia, verificou se tem curto em alguma bobina? Cara dá uma verificada no circuito que contém o U520 é ele responsável pelos 3.3v_Aux e 5v_ALW, olhe se essas tensões estão sendo geradas; Veja tb as tensões dos pinos 8 e 17 do U520

Se atente para os arquivos de bios para estes notes samsung. 

5 horas atrás, Tiago Wanderley disse:

Bom dia, verificou se tem curto em alguma bobina? Cara dá uma verificada no circuito que contém o U520 é ele responsável pelos 3.3v_Aux e 5v_ALW, olhe se essas tensões estão sendo geradas; Veja tb as tensões dos pinos 8 e 17 do U520

@Tiago Wanderley fazendo o teste para ver se havia  curto nas bobinas encontrei em uma, como não serigrafia vai a imagem para ver se os colegas identificam qual é ela no esquema.

O U520 segundo o esquema que tenho não encontrei o PWN como a mesma identificação  (RT8205AGQW). Qual o próximo passo?

WhatsApp Image 2020-07-28 at 16.30.27.jpeg

Cara sem boardview fica complicado, está me parecendo a bobina de 3V, mas faz assim. levanta a bobina, vê qual lado está em curto, limita a fonte assimétrica em 1A e vai subindo aos poucos a tensão, se a linha for menos de 3V e tiver algum componente em curto ele vai acusar antes dos 2V o consumo, vê qual componente esquenta, mas reparo complicado esse.

Posted (edited)
15 horas atrás, Tiago Wanderley disse:

Cara sem boardview fica complicado, está me parecendo a bobina de 3V, mas faz assim. levanta a bobina, vê qual lado está em curto, limita a fonte assimétrica em 1A e vai subindo aos poucos a tensão, se a linha for menos de 3V e tiver algum componente em curto ele vai acusar antes dos 2V o consumo, vê qual componente esquenta, mas reparo complicado esse.

@Tiago Wanderley removi a bobina e alimentei com 2v e 1amp e eu consumo do lado de dentro (vou chamar assim), mas não houve aquecimento de nada, mas o consumo foi total.

O amigo @Leonildo poderia juntar-se a nós?

WhatsApp Image 2020-07-29 at 10.34.12(1).jpeg

Edited by ljainfor

Posted (edited)

@ljainfor ta parecendo ser a bobina L8 que alimenta as memorias U521! Veja qual lado desses pad tem curto!? Essa tensão é pra subir assim o power é acionado. Veja se a tensão vai subir no pad sentido ao pwm? Se subir o curto ta pra frente. 

Edited by Leonildo

2 horas atrás, Leonildo disse:

@ljainfor ta parecendo ser a bobina L8 que alimenta as memorias U521! Veja qual lado desses pad tem curto!? Essa tensão é pra subir assim o power é acionado. Veja se a tensão vai subir no pad sentido ao pwm? Se subir o curto ta pra frente. 

@Leonildo O lado que apresenta o curto é o que está marcado na resposta #8. Se a  bobina L8 estiver correta e alimentada com 2v alguém esquentaria muito e rápido certo? Uma vez que a tensão nessa linha é de de 1,5v.

8 minutos atrás, ljainfor disse:

@Leonildo O lado que apresenta o curto é o que está marcado na resposta #8. Se a  bobina L8 estiver correta e alimentada com 2v alguém esquentaria muito e rápido certo? Uma vez que a tensão nessa linha é de de 1,5v.

nem sempre... as vezes temos que injetar um pouco mais de tensão e corrente... tem curto no componente que junta os terminais internamente e aí pode aumentar tensão e corrente que não vai aquecer nada ou se aquecer é o mínimo possível.

@ljainfor nesse caso tem que ver quanto de corrente essa linha aguenta! Olhando o esquema, diz que essa linha aguenta 6A. No caso de injetar uma corrente muito abaixo do que alinha sugere, o que tiver em curto nessa linha pode demorar esquenta. Essa linha é de 1.5v eu acho que não deveria abusar do limiti estabelecido, pois essa tensão chega em outros circuitos que não aguenta uma tensão maior que essa.   

É o que eu penso a respeito disso...

tem que ficar monitorando, vai subindo com calma e não deixe a tensão ultrapassar muito... o importante é a amperagem subir aí teremos algum aquecimento.

Posted (edited)

@ljainfor outra coisa que você não mencionou se esse pad é que ta do lado do pmw? Tem que ver se esse é o que ta depois da bobina ou do lado do pwm. Faz um teste de continuidade entre esse PAD e o pwm. Segue a malha que você vai saber quem é quem aí.  

Edited by Leonildo

15 minutos atrás, Leonildo disse:

@ljainfor nesse caso tem que ver quanto de corrente essa linha aguenta! Olhando o esquema, diz que essa linha aguenta 6A. No caso de injetar uma corrente muito abaixo do que alinha sugere, o que tiver em curto nessa linha pode demorar esquenta. Essa linha é de 1.5v eu acho que não deveria abusar do limiti estabelecido, pois essa tensão chega em outros circuitos que não aguenta uma tensão maior que essa.   

É o que eu penso a respeito disso...

@Leonildo se estivermos na bobina certa, com um 1v e 1 amp o consumo é de 0,145. Colocando 1,5v e aumentando para 4 amp o consumo chega a 0,650amp.

Tem alguma técnica para identificar que PL é essa sem serigrafia e boardview?

37 minutos atrás, Leonildo disse:

@ljainfor outra coisa que você não mencionou se esse pad é que ta do lado do pmw? Tem que ver se esse é o que ta depois da bobina ou do lado do pwm. Faz um teste de continuidade entre esse PAD e o pwm. Segue a malha que você vai saber quem é quem aí.  

@ljainfor  na esquema de bipe a PL se comunica com U519 que é o tps51117 e vai direto para o pino 2, logo é a PL6.

14 minutos atrás, ljainfor disse:

@ljainfor  na esquema de bipe a PL se comunica com U519 que é o tps51117 e vai direto para o pino 2, logo é a PL6.

no esquema que tenho aqui o tps51117 gera os 1.05v e essa tensão alimenta algum bga, assim a impedância é bem baixa mesmo e confunde com um curto.

meça na escala de 200r e vê quanto oms tá dando.

1 minuto atrás, vado disse:

no esquema que tenho aqui o tps51117 gera os 1.05v e essa tensão alimenta algum bga, assim a impedância é bem baixa mesmo e confunde com um curto.

quis dizer ohms

achei em outro esquema que 51117 tá gerando os 1.5v que alimenta a memória. Tomara que seja essa linha que vc tá com problema. Vou continuar procurando em um esquema similar.

achei esse esquema aqui...  U519 que é o tps51117 em conjunto com a bobina l6 gera a tensão p1.05v que alimenta o pch e a cpu, ou seja, 

assim a impedância é bem baixa mesmo e confunde com um curto.

45 minutos atrás, vado disse:

achei esse esquema aqui...  U519 que é o tps51117 em conjunto com a bobina l6 gera a tensão p1.05v que alimenta o pch e a cpu, ou seja, 

assim a impedância é bem baixa mesmo e confunde com um curto.

@vado na escala de 200 a bobina que apresenta o curto deu 23.4ohms. As PLs próximas do processador não mediram nada.

13 horas atrás, ljainfor disse:

@vado na escala de 200 a bobina que apresenta o curto deu 23.4ohms. As PLs próximas do processador não mediram nada.

blz... 23.4ohms não é curto, pra ter um curto deveria medir 0 ou quase 0 ohms.

start a placa e verifique quais as bobinas que tentam subir  tensão e diga qual que não tentou subir.

esses samsungs adoram dá problema na bios.

@ljainfor Eu concordo com o @cronnie , pois samsung é uma bagunça para arquivos de bios, as vezes precisa regravar muitos para 1 funcionar, mas caso tenha um arquivo confiável, veja o Nectokin se está com ripple, pois se tiver o grande vilão pode ser ele, inclusive estou com um na bancada hoje na mesma situação, daqui a pouco irei iniciar o reparo, se eu tiver sucesso te informo como resolvi.

1 hora atrás, vado disse:

blz... 23.4ohms não é curto, pra ter um curto deveria medir 0 ou quase 0 ohms.

start a placa e verifique quais as bobinas que tentam subir  tensão e diga qual que não tentou subir.

esses samsungs adoram dá problema na bios.

@vado neste caso devo colocar de volta a bobina que levantei, certo?

8 minutos atrás, ljainfor disse:

@vado neste caso devo colocar de volta a bobina que levantei, certo?

isso aí...