Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido SAmsung RV420 BA41-01580A Acende led e não liga

Avalie este tópico:


ljainfor

Posts em destaque

39 minutos atrás, lojadisk disse:

@ljainfor  segue esses passos SE a L6 for essa mesmo, pq ser for provavelmente terá um possível sério problema, pois a L6 é responsável por 1.05v (CPU_CORE).

1 - levantar a bobina

2 - auferir se tem terra para frente (tensão 1.05, espero que não)

SE, somente se não tiver aterrado no passo 2 você inicia auferimento do passo 3 e adiante.

 

 

@lojadisk Descobrir os componentes na placa sem serigrafia é coisa de louco.

Então vamos fotos, tem dos fets que se comportam estranho, vi em vídeo  que tendo problema aquela bobina próximo do processador não sobe tensão.

 

image.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ljainfor  uma dica para descobrir os componentes sem serigrafia é olhar o esquema e ir pelo CI responsável, é trabalhoso, mas vai te dar um norte bem razoável quando não tem boardview, mas vamos lá. 

 

Já sabemos que nessa foto aí o de alta, aparentemente está OK, sendo assim o gate do fet de baixa não está sendo habilitado, procura qual o CI responstável por ele mas pelo que to vendo geralmente tem alguns capacitores que podem estar em fuga, recomendo mais uma vez levantar a bobina, medir a continuidade com o terra, depois medir nesses fets aí e se encontrar algum em curto substituir, aí depois disso se não funcionar, substituir os capacitores na linha de habilitação do gate. Não funcionando, troca o CI e depois disso o curto é pra sumir, a não ser que o curto seja pra frente que pode levar a PCH.

 

 

9 horas atrás, ljainfor disse:

@lojadisk Descobrir os componentes na placa sem serigrafia é coisa de louco.

Então vamos fotos, tem dos fets que se comportam estranho, vi em vídeo  que tendo problema aquela bobina próximo do processador não sobe tensão.

 

image.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ljainfor Após a troca do nek tokin chegaste a medir a resistência entre os terminais, eu nunca senti segurança em fazer essa soldagem enviesada que a maioria faz, sempre fico com pé atrás em relação a um dos terminais de um dos lados dos capacitores acabar fechando curto, aqui costumo raspar o verniz da placa e soldar os tântalos de forma que garantidamente não haverá curto ocasionado por um dos terminais. Se ficar com essa dúvida como eu, para teste podes utilizar um capacitor eletrolítico no lugar dos tântalos, aqui costumo colocar um de 4700uf x 35V.

Imagino que já tenhas verificado isso, mas é só pra evitar uma análise prolongada em função de algo simples.

 

Além disso é muito comum nesta placa os AON6912 mosfets duplos irem pro beleléu na região desta foto abaixo quando estes caras dançam geralmente os capacitores após as bobinas vão junto sendo necessário trocá-los como medida profilática, com o osciloscópio (caso disponha de um) é possível ver se no breve momento em que a placa liga a tensão sobe exageradamente nas bobinas, tanto nesta que está ausente na foto, quanto na outra mais próxima dos slots de memória, se não me engano recentemente tive uma destas por aqui que tive que trocar o pwm abaixo e a direita da seta.

(Nesta última que peguei aqui o pico chegava a 7V no osciloscópio antes de a placa desligar)

 

Além disso essa placa tem vários AO6414A se não estou enganado, e estes mosfets são também muito ruins.
Sempre que o cliente aprova substituo todos eles por outros melhores. 

 

Caso não disponhas de osciloscópio fica mais difícil resolver, terias que remover os AON6912A e testar os dois mosfets de cada um deles (ou substituir por sabidamente bons), e tendo confirmado que estes estão ok substituir os capacitores dessas fontes, não resolvendo assim, não é ideal ficar clicando várias vezes no power para evitar danificar estes caras novamente, e aí teria que partir pra troca do pwm. Se bem recordo estas fontes são de 1.5V e de 1.05V, aqui eu costumo substituir estes capacitores por tântalos de valores equivalentes 330uf x 2.5V. 

 

WhatsApp Image 2020-07-29 at 10.34.12(1).jpeg

 

Nesta foto da ainda pra ver que um parafuso muito longo foi usado no fechamento da carcaça e mastigou a placa entre os dois capacitores com marcação roxa, seria bom averiguar se não há trilha rompida ali.

 

Aquela bobina que marcaste com retângulo vermelho próxima do soquete do processador nesta outra foto é a bobina de GFX_Core, e quando todas as fontes estão ok e só nela não surge tensão geralmente o PCH morreu.

image.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jack O'Neo , medi sim para verificar se não havia fechado os contados.

Quanto ao capacitor eletrolítico não  considerei por falta de conhecimento e por ser robusto no tamanho e julgar que não há espaço para acomodá-lo.

 

Só medi a tensão nas bobinas quando ligo, através do multímetro, é o que possuo, não mencionei mas a tensão mais elevada foi a de 5v.

Esses fets não tenho, e como saber os fets que são melhores que esses da placa?

 

Quando é para verificar PWM fico muito receoso pois não tenho em estoque, quase não aparece placas que usem esse tipo, um descuido e o pwm já era e teria que comprar, caso o Ml tenha. A única forma de fazer os testes no PWM é nos seus pinos?

"Se bem recordo estas fontes são de 1.5V e de 1.05V, aqui eu costumo substituir estes capacitores por tântalos de valores equivalentes 330uf x 2.5V." Não entendi quais capacitores substituir.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Jack O'Neo disse:

para teste podes utilizar um capacitor eletrolítico no lugar dos tântalos.

Acho mais fácil substituir inicialmente por um eletrolítico e quando a placa estiver funcionando 100%, tiro o eletrolítico e coloco os tântalos, visto que como faço a adaptação exige um pouco mais de trabalho se por algum motivo não conseguir resolver a placa não perco tempo com ela. 

6 horas atrás, ljainfor disse:

Só medi a tensão nas bobinas quando ligo, através do multímetro, é o que possuo, não mencionei mas a tensão mais elevada foi a de 5v.

A questão é que neste caso o multímetro não tem velocidade de leitura rápida o suficiente para detectar e mostrar no display a sobretensão na linha de 1.05V ou 1.5V, foi nestas linhas que tive pico de 7V, no osciloscópio era fácil de ver, o multímetro ficava em 0V até começava a querer mostrar algo no display, mas antes de qualquer número aparecer a placa já desligava. 

 

Sem o osciloscópio, o melhor teste acredito eu caso encontre algum dos mosfets internos do AON6912A danificado é substituir o pwm se o caso for o mesmo que aconteceu aqui, não tem como identificar a falha pois ela só ocorre quando a máquina é alimentada e começa a trabalhar e 99.9% dos multímetros não conseguiriam te mostrar esse pico de tensão que aparece na bobina e que não deveria jamais acontecer. Se me recordo bem no meu caso o pwm quando enviava acionamento pro mosfet de alta não conseguia mais zerar ele, então ele atuava como uma chave fechada e a tensão passava do valor que deveria na bobina, só não lembro se era na de 1.5V ou na de 1.05V, ou se era em ambas.

Na ocasião tive que comprar esses pwm também, não tinha em estoque nem nas sucatas.

 

Não tendo outros AON6912A a solução é tirar da placa e testar com multímetro, se ambos os mosfets de cada AON6912 estiver ok beleza, já se um dos dois mosfets estiver danificado, já partiria pra troca do kit todo pwm, mosfet(duplo), e capacitor.

 

6 horas atrás, ljainfor disse:

como saber os fets que são melhores que esses da placa?

Praticamente qualquer mosfet com especificações similares será melhor que o AO6414, se não me engano costumo usar o AP0803GMT no lugar deste aí, é só comparar os datasheets.

 

6 horas atrás, ljainfor disse:

Não entendi quais capacitores substituir.

Dei uma dica geral, como tem espaço da para raspar o verniz da placa e adaptar facilmente os tântalos de 330uf x 2.5V no lugar deles, eu prefiro utilizar os tântalos quando possível, trocarias apenas caso fosse necessário claro, seriam estes com marcação azul claro acima da seta azul que desenhaste, os motivos que levariam a substituição desses capacitores poderiam ser dentre outros estes:

estarem esquentando,

apresentando esr elevada,

em curto,

etc...

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...