Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Dell Inspiron I14-3442-A30 Placa FX3MC Não liga

Avalie este tópico:


Tiago Wanderley

Posts em destaque

Bom dia caros colegas, 

 

Estou com esse notebook na bancada, com análise detectei que o PU4402, PU4201, PU4805, PU4808 E PU4503, estavam em curto e o SIO tb estava defeituoso, fiz a troca de todos com exceção do PU4402 e PU4201, esses fiz jumpers. Regravei a bios e a placa ligou normalmente. Quando fui colocar os PU4402 e PU4201 a placa não ligou mais. Verifiquei as tensões no PU4201 e está tudo normal e funcionando, no entanto, no PU4402 tenho 19v no dreno e 0,7 no gate e source, mas não estou conseguindo encontrar o problema. Se eu fizer o jump dreno-source a placa volta a ligar normalmente. Alguém me dá uma luz aew?

 

Link do esquema: 

 

 

Segue uma imagem de parte do esquema onde está o inicio do problema;

image.png

Editado: por Tiago Wanderley
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, cronnie disse:

E as tensões nos pinos 2 e 3 de pq4402?

Se houver tensões, retire o pu4402 e injete tensão a partir do source com fonte assimétrica.

deve haver algum componente em curto.

 

@cronnie ftenho 0.44v no pino 2 e 19v no pino 3 do pq4402; Quanto a injetar tensão já fiz esse teste e não há consumo algum!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, vado disse:

retire pq4402 e post as tensões em todos os pinos e também as tensões em pu4402 

PQ4402:

pino 1 - 0

pino 2 - 0,44v

pino 3 - 19 v

pino 4 - 0

pino 5 e pino 6 - 0,77V

 

PU4402: 

pino 1, 2, 3 e 4 - 0,78V

pino 5,6,7,8 - 19v

 

OBS: estava sme o PU4402 e SEM O PQ4402;

3 horas atrás, cronnie disse:

Verificou as resistências pr4401 e 4403?

Estão todas OK;

Editado: por Tiago Wanderley
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Tiago Wanderley disse:

PQ4402:

pino 1 - 0

pino 2 - 0,44v

pino 3 - 19 v

pino 4 - 0

pino 5 e pino 6 - 0,77V

 

PU4402: 

pino 1, 2, 3 e 4 - 0,78V

pino 5,6,7,8 - 19v

 

OBS: estava sme o PU4402 e SEM O PQ4402;

Estão todas OK;

coloque o pu4402 e post as tensões nos pinos dele. Deixe o pq4402 de fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, pode ser que charger nao está reconhecendo que há um carregador conectado, por isso nao libera o mosfet de entrada.

7 horas atrás, Tiago Wanderley disse:

PQ4402:

pino 2 - 0,44v
 

 

Aqui no pino 2  vc precisa ter nivel alto (3v) PWR_CHG_ACOK.

 

E para que tenha esse sinal PWR_CHG_ACOK, é necessário ter nivel baixo (0v) em AC_IN# ( pino 5 do PU4404). 

-Verifique se tem o sinal PWR_CHG_ACDET no pino 6 do PU4404 (detecção de um carregador)

- Verifique se há 0v no pino 5 do PQ4408 (AC_IN#)

-Verifique se há 3v no pino 3 do PQ4408.

 

 

 

 

  • Legal 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, R2-D2 disse:

Ola, pode ser que charger nao está reconhecendo que há um carregador conectado, por isso nao libera o mosfet de entrada.

Aqui no pino 2  vc precisa ter nivel alto (3v) PWR_CHG_ACOK.

 

E para que tenha esse sinal PWR_CHG_ACOK, é necessário ter nivel baixo (0v) em AC_IN# ( pino 5 do PU4404). 

-Verifique se tem o sinal PWR_CHG_ACDET no pino 6 do PU4404 (detecção de um carregador)

- Verifique se há 0v no pino 5 do PQ4408 (AC_IN#)

-Verifique se há 3v no pino 3 do PQ4408.

 

 

 

 

Verifique se há 3v no pino 3 do PQ4408.

pra gerar essa tensão que vem de 3D3V_PWR_2 pino 3(pu4503), precisamos ter DCBATOUT e esse é o problema, nós não temos precisa que pu4402 sature.

Acredito que aterrando os pinos 5,6 pq4402, o pu4402 tem que saturar, a tensão ad+ passa pelo diodo interno pro source, ativa o divisor de tensão pr4401 e pr4403 e joga 9v no dreno, assim saturando o mesmo.

faça esse teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, vado disse:

Verifique se há 3v no pino 3 do PQ4408.

pra gerar essa tensão que vem de 3D3V_PWR_2 pino 3(pu4503), precisamos ter DCBATOUT e esse é o problema, nós não temos precisa que pu4402 sature.

Acredito que aterrando os pinos 5,6 pq4402, o pu4402 tem que saturar, a tensão ad+ passa pelo diodo interno pro source, ativa o divisor de tensão pr4401 e pr4403 e joga 9v no dreno, assim saturando o mesmo.

faça esse teste.

Bom dia galera, vim aqui pra dá a notícia e me deparei já com o post do @vado, o problema é exatamente esse, creio que o PU4503 esteja com problemas ele só está gerando 0,4V no pino 3, o interessante é que peguei outro CI de uma sucata e o cenário é o mesmo, mas como é sucata, pode ser q ele esteja com problema tb. Me tirem uma dúvida, se eu pegar um ci desse, alimentar ele na fonte de alimentação, posso as voltagens geradas por ele de 3v e 5v podem ser medidas? ou algum outro pino dele ativa elas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Tiago Wanderley disse:

Bom dia galera, vim aqui pra dá a notícia e me deparei já com o post do @vado, o problema é exatamente esse, creio que o PU4503 esteja com problemas ele só está gerando 0,4V no pino 3, o interessante é que peguei outro CI de uma sucata e o cenário é o mesmo, mas como é sucata, pode ser q ele esteja com problema tb. Me tirem uma dúvida, se eu pegar um ci desse, alimentar ele na fonte de alimentação, posso as voltagens geradas por ele de 3v e 5v podem ser medidas? ou algum outro pino dele ativa elas?

acho que ele não esteja com problema, já que vc disse que quando jumpeia pu4402 do dreno pro source a placa funciona normalmente. faça esse jump e meça pino 2 pq4402

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, vado disse:

acho que ele não esteja com problema, já que vc disse que quando jumpeia pu4402 do dreno pro source a placa funciona normalmente. faça esse jump e meça pino 2 pq4402

Realmente faz todo sentido. No entanto, ao jumpear novamente o pu4402 e ligar a placa, ela deu um consumo de corrente mais alto e a placa não ligou mais, fui verificar e os mosfets PU4504 e PU4505 começam a esquentar, levantei a bobina e o consumo continua, removi os mosfets e o consumo fica em 0,08 testei os mosfets fora e aparentemente tudo ok, chaveando normal, percebi q qnd coloco o mosfet pu4505 é que o consumo sobe e o PWR_3D3V_DRVL2 fica zerado, mesmo tendo o sinal enable do KBC, o que me leva a crer que realmente esse ci está defeituoso, vou encomendar o ci e mosfet para efetuar a troca de tudo da região, assim q chegar falo pra vcs.

 

Se descordar é só falar, estamos aqui pra isso. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa e o que eu falei no post #12 nem levou em consideração? @Tiago Wanderley 

 

Em 29/07/2020 às 19:29, R2-D2 disse:

-Verifique se há 3v no pino 3 do PQ4408.

Tem ou nao essa tensao amigo? Se nao tiver nem adianta forçar a placa ligar, pode piorar a situação. Precisa desse sinal para a placa identificar que tem um carregador presente, é fundamental para ligar com carregador!

Se o charger estiver com defeito ele nao vai reconhecer um carregador. O charger é o inicio de tudo. É de lá que nasce a tensao DCBATOUT. 

 

1 hora atrás, Tiago Wanderley disse:

 No entanto, ao jumpear novamente o pu4402 e ligar a placa, ela deu um consumo de corrente mais alto e a placa não ligou mais,

 

Se nao tem os 3v no pino 2 de PQ4402 (linha PWR_CHG_ACOK) precisa investigar o porque. Nao recomendo forçar a placa ligar com jumper, somente para teste.

 

Capturar.PNG

 

 

 

  • Legal 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como disse no post a cima:

-Verifique se há 3v no pino 3 do PQ4408

pra gerar essa tensão que vem de 3D3V_PWR_2 pino 3(pu4503), precisamos ter DCBATOUT e esse é o problema.

Meu intendimento é um pouquinho diferente. Vê se é isso  @R2-D2, resumindo:

- conectando o carregador ele gera ad+

- ad+ alimenta pu4404 pino 20 vcc

- ad+ passa pelo divisor de tensão pr4407, pr4431 e temos acdet pino 6 pu4404

- temos então AC_IN# em nível baixo vindo do pino 5 ACOK# pu4404

- ad+ também chega no dreno pu4402 e passa pro source através do diodo interno do mesmo gerando DCBATOUT

- DCBATOUT alimenta pu4503 pino 12,  gerando 3D3V_PWR_2 (pino 3 vreg3)

-  3D3V_PWR_2 se transforma em 3D3V_AUX_S5 através do pr4532

- 3D3V_AUX_S5 chega no resistor de pull up pr4419

- AC_IN# chega em nível baixo no pino 5 pq4408 deixando o mesmo cortado

- assim 3D3V_AUX_S5 passa pelo resistor de  pull up pr4419 e temos 3v na linha PWR_CHG_ACOK

- PWR_CHG_ACOK chega no pino 2 pq4402 e satura o mesmo

- então, aterrando e ativando o divisor de tensão formado por pr4403, pr4401

- jogando 9v no gate do pu4402, fazendo o mesmo saturar

- assim estabilizando a linha DCBATOUT

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, vado disse:

Vê se é isso  @R2-D2, resumindo:

- conectando o carregador ele gera ad+

- ad+ alimenta pu4404 pino 20 vcc

- ad+ passa pelo divisor de tensão pr4407, pr4431 e temos acdet pino 6 pu4404

- temos então AC_IN# em nível baixo vindo do pino 5 ACOK# pu4404

Até ai eu concordo com vc, vou dizer como eu pensava que era, veja o que acha:

- temos então AC_IN# em nível baixo vindo do pino 5 ACOK# pu4404

- Temos então PWR_CHG_REGN ( pino 6 do PU4404, é uma tensao LDO do charger, em torno de 6v quando o charger está em funcionamento.)

- Temos PWR_CHG_ACOK com 3v (essa linha é alimentada pela linha PWR_CHG_REGN,  passa pelos resistores PR4428 e PR4436.

- PWR_CHG_ACOK chega no pino 2 do PQ4402 para levar a 0v o pino 6 desse PQ.

- Temos o dvisor resistivo em PR4401 e PR4403, saturando o mosfet PU4402.

- Temos mosfet PU4402 saturado e entao surge DCBATOUT.

- DCBATOUT alimenta varios PWM da placa, inclusive pu4503, a partir dai surge 3D3V_AUX_S5, 5V_AUX_S5, etc..

- DCBATOUT vem antes de qualquer tensao VA ou AUX

 

32 minutos atrás, vado disse:

- assim 3D3V_AUX_S5 passa pelo resistor de  pull up pr4419 e temos 3v na linha PWR_CHG_ACOK

No caso a linha PWR_CHG_ACOK é alimentada pela linha PWR_CHG_REGN, e nao pela 3D3V_AUX_S5, o que acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, R2-D2 disse:

Até ai eu concordo com vc, vou dizer como eu pensava que era, veja o que acha:

- temos então AC_IN# em nível baixo vindo do pino 5 ACOK# pu4404

- Temos então PWR_CHG_REGN ( pino 6 do PU4404, é uma tensao LDO do charger, em torno de 6v quando o charger está em funcionamento.)

- Temos PWR_CHG_ACOK com 3v (essa linha é alimentada pela linha PWR_CHG_REGN,  passa pelos resistores PR4428 e PR4436.

- PWR_CHG_ACOK chega no pino 2 do PQ4402 para levar a 0v o pino 6 desse PQ.

- Temos o dvisor resistivo em PR4401 e PR4403, saturando o mosfet PU4402.

- Temos mosfet PU4402 saturado e entao surge DCBATOUT.

- DCBATOUT alimenta varios PWM da placa, inclusive pu4503, a partir dai surge 3D3V_AUX_S5, 5V_AUX_S5, etc..

- DCBATOUT vem antes de qualquer tensao VA ou AUX

 

No caso a linha PWR_CHG_ACOK é alimentada pela linha PWR_CHG_REGN, e nao pela 3D3V_AUX_S5, o que acha?

cara perfeito... rsrsrsrsrrsrs... é possível sim e muito... temos que pegar uma placa dessa e levantar algumas coisinhas e fazer uma análise mas precisa de quem vem primeiro pra gerar PWR_CHG_ACOK.

mas uma coisa é certa:

ad+ chega no dreno pu4402 e passa pro source através do diodo interno do mesmo, isso pra ter 19v no source e ativar o resistivo em PR4401 e PR4403 quando ele for aterrado com a chegada do sinal  PWR_CHG_ACOK no pino 2 pq4402

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, vado disse:

 temos que pegar uma placa dessa e levantar algumas coisinhas e fazer uma análise mas precisa de quem vem primeiro pra gerar PWR_CHG_ACOK.

 

 

certo!!

11 minutos atrás, vado disse:

ad+ chega no dreno pu4402 e passa pro source através do diodo interno do mesmo, isso pra ter 19v no source e ativar o resistivo em PR4401 e PR4403 quando ele for aterrado com a chegada do sinal  PWR_CHG_ACOK no pino 2 pq4402

 

AD+ nao pode passar de dreno para source a menos que tenha de 0 à 9v em seu gate. Se houver uma tensao maior que 10v no gate do mosfet PU4402 entra em corte, veja o que eu acho, 2 situações.

 

Primeira situação simulando um defeito na linha PWR_CHG_ACOK, ou seja, PQ4402 não está atuando:

- Temos 19v em AD+;

- 19v do AD+ Passam pelo diodo interno do PU4402;

- 19v vai para o PR4403 e chega no gate do PU4402;

- Gate do PU4402 fica com uma tensao alta.

- PU4402 entra em corte e nao libera DCBATOUT.

 

Segunda situação linha PWR_CHG_ACOK liberando os 3v e o PQ4402 funcionando normalmente:

- Temos 19v em AD+;

- Temos PWR_CHG_ACOK chegando no gate do PQ4402 pino 2 (saturando ele);

- Temos 0v no pino 6 do PQ4402;

- 19v vai para o PR4403 e PR4401 formando um divisor de tensao. 

-  Gate do PU4402 fica com uma tensao em média 9v saturando o mesmo. 

-  A tensão AD+ passa de dreno para source, nascendo ali a tensao DCBATOUT.

 

Vale lembrar que a tensao DCBATOUT pode vir a ser a tensao de 19v ( quando está com o carregador conectado)

Mas pode ser a tensão da bateria, quando estiver operando em modo bateria:

Capturar.PNG

 

.

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, R2-D2 disse:

certo!!

AD+ nao pode passar de dreno para source a menos que tenha de 0 à 9v em seu gate. Se houver uma tensao maior que 10v no gate do mosfet PU4402 entra em corte, veja o que eu acho, 2 situações.

 

Primeira situação simulando um defeito na linha PWR_CHG_ACOK, ou seja, PQ4402 não está atuando:

- Temos 19v em AD+;

- 19v do AD+ Passam pelo diodo interno do PU4402;

- 19v vai para o PR4403 e chega no gate do PU4402;

- Gate do PU4402 fica com uma tensao alta.

- PU4402 entra em corte e nao libera DCBATOUT.

 

Segunda situação linha PWR_CHG_ACOK liberando os 3v e o PQ4402 funcionando normalmente:

- Temos 19v em AD+;

- Temos PWR_CHG_ACOK chegando no gate do PQ4402 pino 2 (saturando ele);

- Temos 0v no pino 6 do PQ4402;

- 19v vai para o PR4403 e PR4401 formando um divisor de tensao. 

-  Gate do PU4402 fica com uma tensao em média 9v saturando o mesmo. 

-  A tensão AD+ passa de dreno para source, nascendo ali a tensao DCBATOUT.

 

Vale lembrar que a tensao DCBATOUT pode vir a ser a tensao de 19v ( quando está com o carregador conectado)

Mas pode ser a tensão da bateria, quando estiver operando em modo bateria:

Capturar.PNG

 

.

 

 

o que vc disse a cima perfeito, tranquilo, não tenho nenhuma dúvida disso.

mas o quero dizer é que essa situação do pu4402 é tudo muito rápido.

é tipo assim... 19v passa pelo diodo interno, chega em AD+_TO_SYS passa pro DCBATOUT e já temos PWR_CHG_ACOK, zerando o divisor e temos 9v no gate e satura ele.

tenho quase certeza que se  simularmos um aterramento no pino 5,6 pq4402, nós teremos o pu4402, por isso que num post a cima eu pedi pro @Tiago Wanderley fazer esse teste.

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, vado disse:

o que vc disse a cima perfeito, tranquilo, não tenho nenhuma dúvida disso.

mas o quero dizer é que essa situação do pu4402 é tudo muito rápido.

é tipo assim... 19v passa pelo diodo interno, chega em AD+_TO_SYS passa pro DCBATOUT e já temos PWR_CHG_ACOK, zerando o divisor e temos 9v no gate e satura ele.

tenho quase certeza que se  simularmos um aterramento no pino 5,6 pq4402, nós teremos o pu4402, por isso que num post a cima eu pedi pro @Tiago Wanderley fazer esse teste.

 

 

 

 

 

digo nós teremos o pu4402 saturado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...