Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer S7 391 MS2364 Winstron Storm 12223-1 48.4we05.011 liga somente o led de bateria

Avalie este tópico:


Sergio Salvador

Posts em destaque

 1.Descrição

 

Notebook não liga. Colocado na tomada, somente acende o led da bateria na cor laranja. Após algum tempo o led chega até a ficar azul ( bateria carregada), mas ao apertar o botao power, nada acontece.

 

 2. Todos os testes realizados.

 

Realizei alguns testes padrão por eliminação como testar em outra tomada, verifiquei com multimetro os 19 volts da fonte, nao da pra testar com outra memória pois sao bga, testar sem HD, não da pra testar com outro processador pois é bga, ja retirei placa wireless e nada disso resolveu.

 

Ja tentei tambem atalhos como FN+esc e nada

 

 3. Componentes trocados

 

Nenhum, porem regravei a bios principal e piorou o problema, pode ser que haja algum problema de solda


 4. Suas suspeitas e dúvidas.

 

Pode ser PCH (ja tentei um reflow básico para ver se dava sinal de vida e nada), por isso vou apostar na regravação das duas BIOS ( essa placa tem duas BIOS)

 

5. Procure também já colocar o link do esquema da placa.

 

Não consegui encontrar link com esquema aberto, somente sites pagos.

 

Ja procurei videos no youtube sobre o tema e encontrei de um indiano, aparentemente, q diz sobre a troca de um resistor MINUSCULO proximo a um CI (provavel buck converter), mas ainda nao fiz isso.

 

Outra coisa, ja chequei tensoes em alguns componentes da placa e pareciam ok, inclusive as tensoes de BIOS. No esquema eletrico mostra um conversor de tensoes chamado rt8223mzqw, porem nao consegui achar ele na placa, parece que é algum erro do esquema.

 

Alguem tem alguma sugestão?

 

 

Editado: por Sergio Salvador
correção de palavra
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz a regravação da bios principal antes de ler sua resposta. Agora, nem o led indicativo de bateria acende mais. Não sei se é erro de solda (ja regravei e chequei duas vezes, esta bem soldado, certinho) ou alguma outra coisa. Vou seguir o procedimento que vc me indicou. Só uma dúvida: como checo o pulso de start? Eu nao tenho osciloscopio, ainda.

 

Obrigado, novamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sergio Salvador você agora vai ter que voltar o BKP do arquivo original se caso você tenha feito antes de gravar o bios. Antes de regravar o bios é sempre bom aferir se a placa tem curto. 

Como dica:

-Sempre veja se a placa que estar sendo analisada tem consumo em stand-by. Isso já de cara nos diz que a placa tem um curto e problema e hardware e não software. 

Pode ser que algum sinal depois do acionamento do power não esteja subindo. Como esse PM_PWRBTN#! 

 

 

Editado: por Leonildo
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não tiver feito o backup graves os arquivos abaixo:

Bios:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Caso queira conferir.

Esquema:

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Leonildo disse:

@Sergio Salvador você agora vai ter que voltar o BKP do arquivo original se caso você tenha feito. Antes de regravar o bios é sempre bom aferir se a placa tem curto. 

Como dica:

-Sempre veja se a placa que estar sendo analisada tem consumo em stand-by. Isso já de cara nos diz que a placa tem um curto e problema e hardware e não software. 

Pode ser que algum sinal depois do acionamento do power não esteja subindo. Como esse PM_PWRBTN#! 

 

 

Muito obrigado.

 

Eu preciso comprar uma fonte assimetrica ainda. To iniciando na area, mas gostando bastante. Assim que eu comprar a fonte, conseguirei ver a questão do consumo.

 

Agradecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Sergio Salvador disse:

 1.Descrição

 

Notebook não liga. Colocado na yomada, somente acende o led da bateria na cor laranja. Após algum tempo o led chega até a ficar azul ( bateria carregada), mas ao apertar o botao power, nada acontece.

 

 2. Todos os testes realizados.

 

Realizei alguns testes padrão por eliminação como testar em outra tomada, verifiquei com multimetro os 19 volts da fonte, nao da pra testar com outra memória pois sao bga, testar sem HD, não da pra testar com outro processador pois é bga, ja retirei placa wireless e nada disso resolveu.

 

Ja tentei tambem atalhos como FN+esc e nada

 

 3. Componentes trocados

 

Nenhum, porem regravei a bios principal e piorou o problema, pode ser que haja algum problema de solda


 4. Suas suspeitas e dúvidas.

 

Pode ser PCH (ja tentei um reflow basico para ver se dava sinal de vida e nada), por isso vou apostar na regravação das duas BIOS ( essa placa tem duas BIOS)

 

5. Procure também já colocar o link do esquema da placa.

 

Não consegui encontrar link com esquema aberto, somente sites pagos.

 

Ja procurei videos no youtube sobre o tema e encontrei de um indiano, aparentemente, q diz sobre a troca de um resistor MINUSCULO proximo a um CI (provavel buck converter), mas ainda nao fiz isso.

 

Outra coisa, ja chequei tensoes em alguns componentes da placa e pareciam ok, inclusive as tensoes de BIOS. No esquema eletrico mostra um conversor de tensoes chamado rt8223mzqw, porem nao consegui achar ele na placa, parece que é algum erro do esquema.

 

Alguem tem alguma sugestão?

 

 

Amigo, primeiro de tudo veja se os 19v está chegando no CI de charger, e como está a bobina de alimentação da bateria, se regravou e piorou, volte a bios original, faça o teste dos 19v, depois disso analise o CI de charger. manda o Modelo do CI aqui pra gente acompanhar

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, lojadisk disse:

Amigo, primeiro de tudo veja se os 19v está chegando no CI de charger, e como está a bobina de alimentação da bateria, se regravou e piorou, volte a bios original, faça o teste dos 19v, depois disso analise o CI de charger. manda o Modelo do CI aqui pra gente acompanhar

eu cheguei a verificar os 19 v em outros dias, inclusive as tensoes de 5 volts e 3 volts. Estavam aparentemente ok. eu cheguei a tentar ver o charger, mas ele é muito minusculo e nao consegui aferir com a ponta normal do multimetro. Vou seguir seus passos, também e dou uma noticia se tiver novidades.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, lojadisk disse:

Amigo, primeiro de tudo veja se os 19v está chegando no CI de charger, e como está a bobina de alimentação da bateria, se regravou e piorou, volte a bios original, faça o teste dos 19v, depois disso analise o CI de charger. manda o Modelo do CI aqui pra gente acompanhar

Mais uma dúvida: a bios que tem no download aqui no eletronica br, desse modelo, é a bios original ou a mais atual? Vou perguntar ao fdonato também sobre isso.

 

Valeu

14 horas atrás, FDONATO disse:

Se não tiver feito o backup graves os arquivos abaixo:

Bios:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Caso queira conferir.

Esquema:

Vc sabe me dizer se os arquivos bin dessas bios sao os orignais (primeira) ou alguma mais atual? Eu vi que tem 4 arquivos aqui, um da main e outro da bios do ec. Só que no download vem mais dois arquivos:ecrom ite e um stomv218. Esses dois são as mesmas bios menos atuais?

 

Desculpa o bolo de perguntas, sou "noobzao" ainda no negocio de tecnico de placas.

 

Obrigado!

Editado: por Sergio Salvador
complemento
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sergio Salvador não tem como eu saber a versão deles, e coloquei os 4 arquivos porque no site vietnamita tem duas versões, me parece que existes duas placa ligeiramente diferente, por isso postei as duas aí tu testa qual serve no seu, o que tiver escrito EC ite ou EC rom, é pra gravar no super i/o

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Fala, galera!

 

Atualizando aqui: ao colocar o carregador, os 3.3 auxiliares estao saindo do buck converter e indo a bios. Só não está gerando ainda o 5 auxiliares. Chequei que o pino de EN (enable) do buck converter nao esta sendo alimentado pelo sinal que vem do kbc (super io). Portanto, to achando que o problema é no kbc mesmo. A questão é q ele é bga e minúsculo. Não tenho microscópio binoculoar nem máquina pra fazer reball. Eu poderia tentar remove-lo e fazer uma reball na raça com pasta de solda usando o microscópio usb q tenho, mas nao sei se conseguirei. O sinal de power button depende do kbc, então não sei afirmar ainda se está ok. Tenho duvidas se é o PCH q possa estar bixado também (mais uma vez a falta de maquina de reball me capa a possível manutenção).

 

Felizmente, o note é de um amigo meu q me deixou pra tentar arrumar e por causa disso, também,  acabei aprendendo mais eletrônica e estou fazendo curso de reparo de placas. To aprendendo rápido. To gostando.

 

Alguma sugestão sobre o problema?

 

Abçs.

Editado: por Sergio Salvador
correção
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma atualização:

 

Apos, tentar ligar com a bateria interna, retirei a e retirei pilha rtc tambem, segurei o pinhole de battery reset por 30 segundos e coloquei na tomada pra ver se a placa esquenata no cpu (foi assim q percebi q a energia tava passando e processando. O computador ligou, deu atualizada do win 10 q estava e ligou. Coloquei a pilha rtc novamente e só liga agora na tomada. Provavelmente a bateria esta "bixada" ou existe algum problema no setor de charger na placa. De qqq forma já é um GDE avanço ele ligar e eu poder instalar outro SO.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, uma duvida: Curiosamente, o note agora soh liga direto qdo coloco o carregador (nem precisa apertar o power). E qdo dou shutdown pelo windows, ele nao liga de novo, mesmo conectado. Soh liga se eu abrir a tampa de baixo, tirar a pilha rtc, colocar a pilha de novo e plugar o carregador. Parece q o power button ta “permanentemente ligado” ou inativo, 🤔.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...