Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Monitor LG W1642C - quando coloco o cabo DB as lâmpadas apagam

Avalie este tópico:


Adir Castro

Posts em destaque

Em relação ao problema da placa, que inicialmente eu achava que era na fonte, acabei descobrindo depois que o problema parece ser na placa de sinais, pois quando coloco o cabo DB as lâmpadas apagam; mesmo sem ter a CPU ligada ao monitor, apenas o cabo, ainda assim as lâmpadas se apagam. Esse esquema não condiz com a placa fonte e de sinais que tenho em mãos. Na placa que tenho o pino 5 tem 3.3V, nos pinos 12 e 15 tem 5V, bem diferente do que o esquema mostra. Por exemplo, no esquema diz que o pino 9 tem 5V, quando medindo na placa ele nem conectado está. É um problema se basear por esses esquemas. Bom, estou verificando, medindo as tensões e as continuidades dos pinos do conector DB para ver onde cada um vai dar e assim tentar descobrir o que causa esse problema.

Placa de sinais.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse CI também não bate com o esquema que tenho. Essa da imagem, que está na placa, tem 64 pinos, enquanto o do esquema, se não me falha a memória, tem cerca de 100 pinos. TSUM do esquema é bem diferente do TSUM da placa que tenho em mãos. De igual modo o esquema do DB15 não bate, em suas pinagens, com o DB da placa que tenho em mãos. Já vasculhei a grande rede em busca de um esquema que se assemelhe com a placa que tenho aqui, mas não achei: tentei outros esquemas de outros modelos, mas também em vão. O jeito é tentar acertar às escuras.

TSUM.jpg

TSUM do esquema.jpg

DB15 do esquema.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Adir Castro disse:

Esse CI também não bate com o esquema que tenho. Essa da imagem, que está na placa, tem 64 pinos, enquanto o do esquema, se não me falha a memória, tem cerca de 100 pinos. TSUM do esquema é bem diferente do TSUM da placa que tenho em mãos. De igual modo o esquema do DB15 não bate, em suas pinagens, com o DB da placa que tenho em mãos. Já vasculhei a grande rede em busca de um esquema que se assemelhe com a placa que tenho aqui, mas não achei: tentei outros esquemas de outros modelos, mas também em vão. O jeito é tentar acertar às escuras.

TSUM.jpg

TSUM do esquema.jpg

DB15 do esquema.jpg

Eu verificaria se algum sinal está sendo aterrado e depois verificaria esses diodos se estão funcionando corretamente, veja se não há aterramento dos sinais e posta aqui pra gente o que encontrou.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O esquema da fonte pode ser baixado no link a seguir:

 

Mas antes passe na loja para comprar o Download gratuito:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Informe o codigo da sua placa logica para ver se achamos um esquema mais adequado.

 

Geralmente o defeito citado ocorre quando um dos diodos zener de proteção das entradas de sincronismo Vertical/Horizontal (pinos 13 e 14 do DB15) entram em curto na entrada SVGA.  Creio que seja o D715 proximo ao conector de entrada.

 

 

Editado: por William_R
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou buscando o esquema da placa de sinal usando essa descrição, mas não estou conseguindo. Esses são os cinco diodos presentes nessa placa. Os diodos 711, 712 e 713 estão ligados ao conector DB, mas estão bons. Nessa placa não consta o D715. O esquema que tenho desse monitor é diferente da placa que tenho em mãos. As tensões do conector, pelo esquema, estão nos pinos 1, 2, 3 e 9; na placa que tenho em mãos as tensões estão no pinos 5, 12 e 15. Nenhum pino do conector DB está em curto. Apenas o pino 9 não tem continuidade com lugar algum da placa, mas já vi em alguns esquemas que esse pino costuma vir NÃO CONECTADO, que creio, seja o caso dessa placa. Inicialmente achei que tivesse havido algum rompimento entre ele o R735 que tem 5V e segundo o esquema seria a mesma tensão do pino 9. Esse R735 está ligado ao CI 8839MP (não achei o datasheet dele), que também apresenta 5V em um de seus terminais (pino 4) e que mantém continuidade com o R735 e o C724. Não está fácil localizar o problema desse monitor, que inicialmente achava que fosse a placa fonte, mas que ao colocá-la noutra placa de sinal funcionou normal: isso e o fato de as lâmpadas desligarem ao conector o cabo no conector DB15, me fez mudar o foco do problema, para a placa de sinal. Todos os pinos do DB têm contato com a placa; com excerção do pino 9, nenhum aberto ou em curto.

 

eax43092904.jpg

D701 e D702.jpg

D711 - D712 - D713.jpg

R735.jpg

8839MP.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tambem não achei esquema para essa placa :(

 

Os diodos 711, 712 e 713 acredito estarem ligados as limhas RGB.  Quanto ao ic 8839, creio ser um APE8839.

 

D715 eu indiquei pela foto que voce postou, vide abaixo a localização dele:

 

D715.png

 

Se tiver osciloscopio segue os sinais de sincronismos V/H ate o MICON (TSUM1PFR)
 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado senhor William, pela atenção dispensada. Não tenho osciloscópio, infelizmente. Resolvi estudar eletrônica com mais assiduidade, pois quero aprender e ter um bom domínio sobre fontes chaveadas. Saindo agora da teoria estou partindo para a prática, aproveitando alguns equipamentos que tenho e que precisam de conserto. Passei cerca de dois meses estudando em apostilas e vendo vídeos, agora estou na prática: meu primeiro conserto foi uma TV AOC L26W931; agora estou nesse monitor LG FLATRON W1642C e num Samsung S22A300B, que não ligou mais após a troca do CI do flash (Winbond 25x40bvsig). Como tenho pouco conhecimento, estou apanhando pra caramba... Mas faz parte, né? Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então senhor William, tentando aprender consertar fonte chaveada de impressoras a laser, acabei me iniciando nas fontes da TV e do monitor citados acima... Acabei percebendo que terei que aprender a trabalhar com as placas de sinal, também presentes em impressoras, pois nem sempre os problemas serão nas fontes de alimentação. Na TV AOC era na fonte de alimentação, mas nesses dois monitores é na placa de sinal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o D715 seja um IP4223CZ6  vide abaixo o circuito de entrada do aparelho W1542S

 

763812199_D715(IP4223CZ6).thumb.png.513110350331950168aff1a6a1083ef8.png

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Para esquema  completo do aparelho vide o link abaixo:

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz uma medição de tensão nos terminais do TSUM1PRF para checar as tensões que o datasheet informa. Essas tensões em vermelho são as que deveriam aparece nos pinos checados. Essas com a marca do asterisco bateram. Os valores em preto são os que encontrei, diferente do que deveria ter. Não consegui localizar com quem os pinos 1, 2 e 3 do conector LVDS faz contato: não detectei continuidade entre eles e nenhum outro componente, para assim tentar rastrear essas tensões ausentes. Nem mesmo com o MICOM elas fazem continuidade. É um caso praticamente sem solução, especialmente pra mim que estou engatinhando na eletrônica. Mas vou tentar mais um pouco antes de abandonar essa tentativa de reparo.

Micom TSUM1PRF.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas medições que o amigo esta fazendo no MICON nem no Manual de Serviço teria se achassemos ele !

 

Ja que o D715 esta bom e TODOS os capacitores eletroliticos da fonte principal e das fontes de 3.3V e 1.8V ja tenham sidos trocados, sugiro regravar a BIOS e se não resolver passe o orçamento para o cliente trocar a placa logica (Main Board).

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Pois eu não tenho mais nenhuma sugestão a fazer a não ser que mais algum colega as tenha :(

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhor William, vou insistir mais um pouco nesse monitor. Se não conseguir nada até o final da semana vou desapegar dele. Obrigado pela atenção que o senhor me dispensou quanto ao problema que aqui apresentei. Eu peguei esses valores de tensão do TMUM1PRF-LF do esquema do ViewSonic VA916-6, Model No. VS11962, 19” Color TFT LCD Display, que utiliza o mesmo CI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Fiz as medições de tensões usando uma placa boa, e consegui obter os seguintes resultados:

 

Com o monitor apenas no cabo de força o CI regulador apresenta as seguintes tensões: Pino IN= 2.3V; Pino Out=1.55V. Após pressionar o botão ligar as tensões são essas: Pino IN= 5V; Pino Out=3.3V.

 

O transistor Q501, apenas com o cabo de força ligado, apresenta 2.8V no pino com a marca vermelha. Após pressionar o botão ligar ele apresenta 1.32V; no modo standby fica com 0V.

 

Com o monitor apenas no cabo de força os pinos 28/29 do conector do cabo LVDS apresentam a tensão de 1.55V (tensão do pino out do regulador). Após pressionar o botão ligar eles apresentam 3.3V (tensão do pino out do regulador).

 

* As medições com a placa que estou trabalhando e que ao conectar o cabo no conector DB desliga as lâmpadas, foram as seguintes:

 

Com o monitor apenas no cabo de força o CI regulador apresenta as seguintes tensões: Pino IN= 0V; Pino Out=0V. Após pressionar o botão ligar as tensões são essas: Pino IN= 5V; Pino Out=3.3V.

 

O transistor Q501, apenas com o cabo de força ligado, apresenta 2.8V no pino com a marca vermelha. Após pressionar o botão ligar ele apresenta 1.32V; não verifiquei como fica no modo standby.

 

Com o monitor apenas no cabo de força os pinos 28/29 do conector do cabo LVDS apresentam a tensão de 0V (tensão do pino out do regulador). Após pressionar o botão ligar eles apresentam 3.3V (tensão do pino out do regulador).

 

Bom, diante do exposto, creio que o causador do problema é o Regulador LM1086-AZ1086S. Vou tentar encontrar um igual, mas não tendo sucesso, alguém poderia me dizer qual regulador equivalente posso usar na substituição?

Regulador LM1086 - AZ1086S - U602.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

INFORMAÇÃO QUE CONSIDERO IMPORTANTE E PODE SERVIR PARA QUEM PEGAR DESSAS PLACAS E FAZER ANÁLISE PELO ESQUEMA: as tensões no conector  J707 (do cabo LVDS) da placa principal estão presentes nos pinos 28 e 29, e não nos pinos 1, 2 e 3, conforme indica o esquema que baixei dessa placa (nessa placa em questão). Isso me fez perder bastante tempo, pois fiquei a procura da ligação desses pinos com algum outro componente na placa, para achar a origem das tensões, e não achava. Inclusive cheguei a fazer um jumper de um capacitor de 5V para os pinos 1, 2 e 3. Além disso a tensão não é de 5V, mas sim de 3.3V (espero não ter causado algum dano na placa). Quando resolvi checar as tensões pino a pino no conector J707 é que descobri o erro. As tensões, quando conectado o cabo de força ou pressionado o botão ligar, sempre estiveram presentes nesses pinos.

Editado: por Adir Castro
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...