Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Positivo Z896 Clevo M540SS 6-71-M5SS0-D02A Teclado errado apos atualizacao de BIOS

Avalie este tópico:


leonardoliveira2020

Posts em destaque

Ola caros membros, este não e mais o meu primeiro post porque eu postei no lugar errado o primeiro. (kkk)  Agora vou repetir o meu problema:

 

Eu estou com um variante do notebook CLEVO M540SS (Vendido aqui em minha cidade especialmente aos professores da rede publica como POSITIVO MOBILE Z896com Windows Vista). Na época do update do Windows 7 para Windows 10 eu tentei atualizar a BIOS para inserir um SLIC de Windows 7 e não precisar de loader para ativar. Infelizmente, na época eu não fazia a menor ideia de que essa placa mãe em particular era usada em vários modelos diferentes de laptops do mesmo fabricante (CLEVO) e por isso o firmware para o chip SMC (eles chamam isso de EC e isso fica no fim da memória flash, junto com a BIOS) contem código especifico ao tipo de teclado que esta instalado no computador.  Quando eu atualizei a BIOS eu sobrescrevi com uma BIOS de um notebook CLEVO diferente (achando que eu estava usando a BIOS correta) que usa a mesma placa mãe mas um tipo de teclado diferente, agora o computador responde a algumas das teclas com letras e funções erradas.

 

O teclado que esta equipado no meu computador e o "TCL 88T ABNT P/NTB M54XS S" (Etiqueta de identificação da Positivo).

 

Na época, eu passei umas duas semanas flasheando imagens de BIOS diferentes tentando resolver o problema das teclas e acabei "bricando" o computador. (Não ligava mais, corrompeu o EC na flash). Passou alguns anos e ontem eu em decidi gravar a flash SPI fora da placa em um notebook antigo COMPAQ desses com porta paralela. Eu consegui fazer o Z896 funcionar de novo mas eu voltei a situação de antes com o problema do teclado respondendo errado.   Aparentemente esse erro e comum e há vários casos disso aqui no fórum, quase sempre as pessoas tentando ajudar tratam isso como problema físico no teclado, mas no caso o problema e mesmo porque o firmware esta errado para o tipo de teclado que esta instalado no computador.

 

No meu primeiro post eu pedi pelo arquivo (que parece estar listado no site aqui mas não tenho certeza ser o arquivo correto) e como eu não sei que o arquivo vai resolver o meu problema já que eu constatei  que existem pelo menos dois tipos diferentes desse teclado e cada usa uma EC diferente, eu decidi postar aqui de novo ao invés de registrar como vip para apenas pegar o arquivo.  Eu não tenho intenção de desistir nesse reparo, se eu conseguir descobrir uma solução que fique aqui pode ser útil para outros no futuro. Fui orientado pelo moderador a tentar o post novamente, peco desculpas por ter postado no lugar errado e ter pedido o arquivo diretamente como fiz antes.

 

Estou tentando reduzir lixo eletrônico tentando evitar que esse equipamento acabe no lixo.

 

 

P.S.: Eu aprendi que esse fabricante CLEVO adora montar legos com os computadores deles e cada combinação diferente precisa de uma BIOS própria.

Editado: por leonardoliveira2020
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...