Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Notebook Positivo Unique 67 placa mãe 6-71-M74S0-D06A GP não dá vídeo

Avalie este tópico:


Adriano Presley

Posts em destaque

Olá galera estou precisando do Esquema Elétrico do Notebook Positivo Unique 67 tem nele a Placa Mãe 6-71-M74S0-D06A GP, se alguém puder me passar ficarei grato. O mesmo liga mas não está dando video, já troquei memória, coloquei pasta térmica nova no processador, liguei outro monitor mas não adiantou nada, desconectei todos periféricos enfim se alguém souber de algo e puder ajudar agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adriano Presley 

 

seu tópico foi movido para a área correta.

 

Saiba como selecionar a área correta para criar o seu próximo tópico »

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
1 hora atrás, cristi disse:

Olá amigo já criei o tópico preciso criar quantos tópicos pra poder baixar algum arquivo? Não deixam eu baixar veja este anexo dizendo que o técnico pode utilizar qualquer serviço. Mas diz uma coisa e na prática é outra não dá pra entender

Captura de Tela (414).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adriano Presley amigão você tem 50 de créditos, basta você comprar o pacote de downloads que custa o menor apenas 10 créditos, vou deixar o link aqui pra você fazer a compra e o download e qualquer duvida pode me chamar j+

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, cristi disse:

@Adriano Presley amigão você tem 50 de créditos, basta você comprar o pacote de downloads que custa o menor apenas 10 créditos, vou deixar o link aqui pra você fazer a compra e o download e qualquer duvida pode me chamar j+

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Cristi Oh meu amigo deu certo rapaz é que não sei muito bem como funciona estes negócios de créditos não sei onde clicar mas o caminho que vc passou funcionou te agradeço mesmo de coração meu amigo, que Deus te abençoe, vejo você ai respondendo e ajudando muita gente no fórum parabéns por ser esta pessoa e pelo visto tem muito conhecimento nesta área, isto é fantástico continue assim amigo grande abraço e só vc mesmo vir aqui pra me salvar. E agradeço também ao amigo que colocou o link o Positivo Art Informática nota 10 pra vocês. Boa quinta feira.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, cristi disse:

@Adriano Presley amigão você tem 50 de créditos, basta você comprar o pacote de downloads que custa o menor apenas 10 créditos, vou deixar o link aqui pra você fazer a compra e o download e qualquer duvida pode me chamar j+

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Ah espero que funcione o notebook tem todas tensões de 19v, 5v, 3v, 1  e pouco, já coloquei outra memória, outro processador, troquei a bateria da bios, coloquei monitor externo, enfim acho que pode ser a bios corrompida tomara que dê certo. E detalhe tinha um capacitor eletrolítico estufado troquei mas não deu certo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Adriano Presley disse:

Cristi Oh meu amigo deu certo rapaz é que não sei muito bem como funciona estes negócios de créditos não sei onde clicar mas o caminho que vc passou funcionou te agradeço mesmo de coração meu amigo, que Deus te abençoe, vejo você ai respondendo e ajudando muita gente no fórum parabéns por ser esta pessoa e pelo visto tem muito conhecimento nesta área, isto é fantástico continue assim amigo grande abraço e só vc mesmo vir aqui pra me salvar. E agradeço também ao amigo que colocou o link o Positivo Art Informática nota 10 pra vocês. Boa quinta feira.

@Adriano Presley opa, po amigo obrigado pelas palavras é isso que nos anima a continuar aqui no fórum, mas estou aqui aprendendo também todos os dias hehehe, aprendemos juntos !

4 horas atrás, Adriano Presley disse:

E detalhe tinha um capacitor eletrolítico estufado troquei

ótimo, vamos resolver essa placa ai !

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/08/2020 às 15:37, cristi disse:

@Adriano Presley opa, po amigo obrigado pelas palavras é isso que nos anima a continuar aqui no fórum, mas estou aqui aprendendo também todos os dias hehehe, aprendemos juntos !

ótimo, vamos resolver essa placa ai !

Tá meio complicado rapaz to com um gravador  Usb Ch341a, comprei uma garra pra ele pensando que ia conseguir regravar a bios, e quando olho o Ci não tinha a numeração 24 ou 25 da série, ele é o  HT93LC46-A que pelo visto é série 93 ai pelo que andei vendo este gravador mencionado é para ci dá série 24 e 25, agora eu te pergunto se vc souber posso colocar este série 93 em um destes dois compartimentos e será que pode dar certo ? Se puder me responder ficarei grato mais uma vez amigo boa noite bom final de semana. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

@Adriano Presley , bom, primeiro que utilizando garras vc não irá conseguir fazer essa regravação, isso não funciona.    O correto é retirar o CI, gravar e voltar na placa.      Segundo, no esquema da placa o ci é outro, veja imagem abaixo.

 

u21.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, curtolo disse:

@Adriano Presley , bom, primeiro que utilizando garras vc não irá conseguir fazer essa regravação, isso não funciona.    O correto é retirar o CI, gravar e voltar na placa.      Segundo, no esquema da placa o ci é outro, veja imagem abaixo.

 

u21.jpg

 

 

Fala Curtolo agradeço por vir comentar vejo muito você por aqui no site sempre ajudando as pessoas, bacana isto parabéns, e quanto a garra jacaré eu já ouvi falar isto que as vezes não dá certo, mas vai que... se não der o jeito é tirar e me passou ai este esquema eu achei estranho pois outra pessoa me passou também um esquema e vi que a Eeprom é outro Ci veja ai o anexo. Mas vou ver se tem este Ci  U21 aqui na placa. Qual será que é a Bios ? Eis a dúvida amigo.

Captura de Tela (436).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, curtolo disse:

@Adriano Presley , pelo q vi nos 2 esquemas, o meu está errado.   Se vc encontrou esse U37, então é encontrar uma maneira de gravar ou comprar já gravado.    @Jack O'Neo, @FDONATO, @CJ, @GBS_Info, @Gilson Macedo, alguma sugestão?

Certo Curtolo, deve ser este mesmo que coloquei ai pois estava até agora procurando na placa este U21 e parece não existir kkkkkkkk, então terei estas duas opções entendi, vc sabe se eu colocar este da série 93 no gravador Usb Ch341a que é para séries 24 e 25, pode danificar o aparelho ou não gravar ou acontecer alguma outra coisa? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O esquema da placa indica 2 CIs de bios, o u21 e u37. Vejam que o u37 está bem próximo do SIO e é o EC Bios, enquanto que o u21 tem 8 megas e é na verdade o CI que deve ser regravado. Se a placa não ligasse o CI que deveria ser gravado era o u37, mas se a placa liga quem deve ser gravado é o u21. E esqueçam as garras jacaré, pois elas não servem.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Gilson Macedo disse:

O esquema da placa indica 2 CIs de bios, o u21 e u37. Vejam que o u37 está bem próximo do SIO e é o EC Bios, enquanto que o u21 tem 8 megas e é na verdade o CI que deve ser regravado. Se a placa não ligasse o CI que deveria ser gravado era o u37, mas se a placa liga quem deve ser gravado é o u21. E esqueçam as garras jacaré, pois elas não servem.

Bom dia amigo Gilson, então a placa tem 2 Ci de bios, e o que deve ser regravado é o U21, rapaz mas não achei ele na placa a não ser que eu esteja meio cego, procurei um bom tempão vou dar olhada de novo, e este esquema vc vai lá em Localizar joga qualquer numeração de algum compomente ele não acha nada kkkkkkkkkkk, eu só achei o U37 porque escrevi EEPROM ai ele foi lá no caminho e me mostrou, se não ia ficar caçando esta bios até hoje kkkkkkkk, se vc souber onde fica o U21 aqui na placa perto de algum outro componente e puder me dizer eu fico grato, tenha um bom sábado obrigado por ajudar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

Veja esse vídeo. 

 

E ai Gilson este leitor de PDF é bão hein rapaz conseguiu fazer a leitura da descrição dos componentes show de bola, muito obrigado por passar, o problema é eu encontrar este U21 na placa mas vou fuçar de novo até encontrar kkkkkkkk   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

Confere o tamanho do arquivo do u37, pois há a possibilidade do u21 não existir caso a placa tenha uma revisão diferente. É preciso certificar-se de todas as possibilidades. Se o u37 tiver apenas 1 mega vejo que pode existir o u21. 

Pelo firmware que um rapaz me passou aqui do grupo ele tem 1,00 MB. Agora se tiver duas Bios eu não sei de qual Bios é este firmware que ele passou kkkkkkkkk, ou este U21 tem uma outra descrição outra numeração, eu já to todo perdido mesmo kkkkkkkk mas vamos na luta uma hora a gente mata a charada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adriano Presley Todas as propagandas que vi do CH341A indicam que ele grava as séries 24,25, e 93, existe mais de uma versão de programa e drivers compatíveis com o aparelho, se a que possuis não dá suporte para a série 93 sugiro dar uma pesquisada em um que temos no acervo da comunidade que foi postado pelo William_R, em último caso podes dar uma olhada na lista de compatibilidade de CIs do flashrom, que funciona sem problemas neste gravador também, no entanto não é o mais indicado para a maioria pois não tem uma interface gráfica.

 

Sobre o funcionamento da pinça, depende muito do circuito que foi desenhado pelo projetista da placa, a questão toda é que na maioria das placas (se é que não em todas) seria necessário fazer algumas alterações nas placas para poder utilizar a pinça, dentre elas as que recordo são abrir a trilha de alimentação do CI e remover ou aterrar o cristal de 32k, e tem um dos pinos que precisa ser aterrado pra entrar em estado de gravação, e depois de gravado desfazer as alterações, sendo assim mais vale tirar logo o CI e colocar na gravadora.

Nas placas de mac no entanto da pra usar a pinça sem problemas se não estou enganado (fazendo algumas alterações no cabeamento da pinça).

 

Sobre o chip a ser gravado ( a main bios ) acredito que seja o U21 que tem 1MB = 8.000.000 de bits = 8Megabit, 

o U37 tem 1Kb = 1024 bits = 0.000125 MB e acredito que seja utilizado para armazenar dados do CI de rede, o mac address da placa de rede talvez...

 

Dando uma olhada no esquema me atentei ao fato de que ela tem aquele famigerado 307ELV que costuma dar problema de mal contato nas esferas gerando justo este sintoma aí, e o ponte norte e ponte sul da placa também são propensos a este tipo de problema.

 

Desejo boa sorte. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...