Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Cce info Win / Ecs i4xixx Rev:01 pn:37GI41100-10 / Sem tensão +5VA

Avalie este tópico:


Manoel74

Posts em destaque

  • Manoel74 alterou o título para Cce info Win / Ecs i4xixx Rev:01 pn:37GI41100-10 / Sem tensão +5VA

@Manoel74 pelo que eu entendo os dois mosfet tem que chavear! 

34 minutos atrás, Manoel74 disse:

mas no gate do Q42 só tem a tensão de 0.17v e no PJ9 tem a tensão normal de +5VA.

não tendi também como pode ter os 5v na pj9 se o gate não ta chaveando. Agora você me pegou! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Leonildo disse:

@Manoel74 pelo que eu entendo os dois mosfet tem que chavear! 

não tendi também como pode ter os 5v na pj9 se o gate não ta chaveando. Agora você me pegou! 

As tensões são essas, uma placa têm +5VA e a outra não têm.

 

2OZ815-8153.jpg

OZ815-8153.jpg

Editado: por Manoel74
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Manoel74 trocou o mosfet? 

Embora eu sempre estou aqui ajudando na medida do possível os colegas. Vai ter algumas coisas que eu não vou saber explicar por não entender também, ou por quer sou muito ruim nas minhas explicações. hahahaha

Então as coisas não fica bem claras pra quem ta precisando entender. 

Você colocou no titulo "Sem tensão +5VA", mas no post você diz que tem a tensão de +5VA! Esses dois mosfet funciona como duas chaves e trabalha através de pulsos, então não teria como ter esses 5v sem esses pulsos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Manoel74 agora para lhe explicar como funciona os dois na pratica eu não vou saber lhe dizer. O mosfet de alta tem esse nome como muitos já batizou ele com tau. Deve ser pelo fato dele ta recebendo a tensão de alta o por fica na parte de cima.

O mosfet de baixa ta no ligando ao gnd, aí já diz o por quer se chama assim, e o que me parece, eles tem que chaveia juntos. Eu sei bem o que você deve ta pensando? Mas como ele vai chavear a tensão para o gnd! Isso é que eu não saberei lhe explicar. Eu fico desse jeito -> :-[pensando aqui as coisas...

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Leonildo disse:

@Manoel74 trocou o mosfet? 

Embora eu sempre estou aqui ajudando na medida do possível os colegas. Vai ter algumas coisas que eu não vou saber explicar por não entender também, ou por quer sou muito ruim nas minhas explicações. hahahaha

Então as coisas não fica bem claras pra quem ta precisando entender. 

Você colocou no titulo "Sem tensão +5VA", mas no post você diz que tem a tensão de +5VA! Esses dois mosfet funciona como duas chaves e trabalha através de pulsos, então não teria como ter esses 5v sem esses pulsos.

Desculpa se eu não expliquei bem :).

Vamos lá, no título eu falo que não têm tensão primária +5VA.

Coloquei duas imagens relacionada ao título para facilitar, uma imagem é de uma placa que têm essa tensão de +5VA e todas as aferições que fiz.

A outra não têm tensão de +5VA e também têm todas ás aferições das tensões.

Segue abaixo as duas imagens.

 

OZ815-8153.jpg

2OZ815-8153.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Manoel74 então vamos chamar os brother! Assim alguém pode explicar como funciona e já pode relatar onde ta o problema. Pelo que eu entende então só o mosfet de alta que receber 5v. O mosfet de baixo não deixa o tensão passar para o gnd. No caso da placa que não sobe tensão é o mosfet de alta que não ta chaveando. Deve ser isso...Até por quer realmente não tem logica o mosfet de baixo chavear para gnd. hahahaha isso é onde eu penso que eu não sei é de P. nenhuma!!!!

@Jack O'Neo, @R2-D2 , @FDONATO tem como mencionar?

Editado: por Leonildo
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente realmente  é  necessário  estudar o funcionamento  deste circuito,esta fonte têm controle de corrente, ocp (over current protecty)proteção de sobrecorrente e controle de tensão.O q40 é controlado por pwm (pulse wide modulator)modulador por largura de pulso)q42 e 43 trabalham em paralelo, creio eu para por para o terra o 5va parando o oscilador do u25.A peça que têm os dois diodos em paralelo  também pode estar com um diodo aberto e provocar a parada do oscilador,agora vc têm que por um destes fet que vc tirou no lugar do q43 pois pode ser ele o problema.sugiro o canal do Rangel (maiseletronica)YT.

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, nozinho disse:

Gente realmente  é  necessário  estudar o funcionamento  deste circuito,esta fonte têm controle de corrente, ocp (over current protecty)proteção de sobrecorrente e controle de tensão.O q40 é controlado por pwm (pulse wide modulator)modulador por largura de pulso)q42 e 43 trabalham em paralelo, creio eu para por para o terra o 5va parando o oscilador do u25.A peça que têm os dois diodos em paralelo  também pode estar com um diodo aberto e provocar a parada do oscilador,agora vc têm que por um destes fet que vc tirou no lugar do q43 pois pode ser ele o problema.sugiro o canal do Rangel (maiseletronica)YT.

@Manoel74 entendeu? 

31 minutos atrás, nozinho disse:

Gente realmente  é  necessário  estudar o funcionamento  deste circuito

Isso é com certeza! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Manoel74 Primeiro passo é abrir o jp9 e ver como se comporta +5VA_Out, verificar a resistência em ambos os lados para descartar possíveis curtos...

@Leonildo 

No q42 o gate tem de está próximo de 0v mesmo, pois o mesmo é canal N, com seu source ligado ao gnd, e trabalha juntamente com o mosfet de alta que são sincronizados via pwm pelo oz815, sincronismo que só poderá ser visto com osciloscópio, sendo q42 responsável por "desarmar" via pwm deverá ter 0v no gate, pois quanto maior a tensão em gate maior será em dreno, o que não é nesse caso aplicação desse mosfet de baixa.

 

@Manoel74 você tem que verificar os componentes desse circuitos, verificar os resistores diodos e capacitores, aliás o c669 é um componente essencial nessa fonte, qualquer falha nele pode comprometer seu funcionamento.

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, FDONATO disse:

No q42 o gate tem de está próximo de 0v mesmo, pois o mesmo é canal N, com seu source ligado ao gnd, e trabalha juntamente com o mosfet de alta que são sincronizados via pwm pelo oz815, sincronismo que só poderá ser visto com osciloscópio, sendo q42 responsável por "desarmar" via pwm deverá ter 0v no gate, pois quanto maior a tensão em gate maior será em dreno, o que não é nesse caso aplicação desse mosfet de baixa.

@FDONATO entendi! Mas uma vez muito obrigado pelo sua atenção. 

@Manoel74 agora ficou mais fácil de resolver, o mosfet de alta não tem os 5v para acionar o gate do mosfet de alta. Você já abriu um jumper e não tem curto, o pwm é o problemático mesmo.  

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Manoel74 Esse oz815 trabalha com dois reguladores: 5VA e 1.5VS

Se a linha 1.5vs estiver com defeito o pwm ja nao funciona. Se tem na placa os jumper JP8 e JP9 vc pode tentar abrir e ver se surge os 5va.

Essa linha 5va nao esta com baixa resistencia em relação ao GND? Se injetar tensao nessa linha tem alto consumo de corrente?

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, R2-D2 disse:

@Manoel74 Esse oz815 trabalha com dois reguladores: 5VA e 1.5VS

Se a linha 1.5vs estiver com defeito o pwm ja nao funciona. Se tem na placa os jumper JP8 e JP9 vc pode tentar abrir e ver se surge os 5va.

Essa linha 5va nao esta com baixa resistencia em relação ao GND? Se injetar tensao nessa linha tem alto consumo de corrente?

Removi PJ8, PJ9 e nada mudou.

Injetei 1V no PJ12 e teve um consumo de 1.24 ampere, mas nada a normal, apenas um leve aquecimento no chipset "U4".

Injetei 1V no PJ8 e PJ9, não teve nenhum consumo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Manoel74 @Leonildo O primeiro grande problema que vi aí esta relacionado com Vref que deveria entregar 2.75V e assim sendo:

Tset receberia 2.5V.

Vset2 receberia 2.6V. (se os valores dos resistores baterem com o esquema no retangulo MA20).

Vset1 receberia 0.75V. ( mesma situação retangulo MA10).

OBS: não é incomum eles modificarem um pouco os valores dos resistores para adequar as tensões de saída, visto que na placa que está funcionando está chegando 2.75V em VSET2 pode ser até que removeram o resistor R569.

 

Teria que verificar a tensão de VL visto que 2.83V é muito elevado e bloqueia a ativação da fonte de 5V no pino 1 do oz815, ele deveria funcionar com até 2.1V (funciona até uns 2.5V) por tolerância inerente a fabricação do componente.

VL é uma derivação de +5VA_LDO atravéz de Q33, a passagem da corrente por este mosfet produz uma queda de tensão muito pequena de aproximadamente 0.3V(chute) o que corrobora a ativação acontecendo  corretamente no caso da placa que funciona com 2.38V isso visto que o divisor resistivo R564+R565 tem valor igual e portanto a tensão na sua junção é a metade da tensão na entrada do R564 neste caso 2.5V - 0.15 = 2.35V.

 

R565 alterado ou com solda precária poderia ocasionar esta tensão maior do que deveria em Vset2 da mesma forma que VL alterada para mais do que 5V.

 

Eu começaria verificando e resolvendo isto aí.

  • Joinha 1
  • Legal 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...