Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Corsair - CX500 - Estouro capacitor

Avalie este tópico:


HenRikenn

Posts em destaque

Estava utilizando normalmente PC quando ele desligou e começou a sair um chiado de coisa fervendo, e logo em seguida fumaça.

 

Abrir a fonte já notei o capacitor ( 400v 220uF ) estourado, efetuei a troca do o mesmo, mais a fonte não ligar, fiz teste do standby fio verde e lá consta 5volt VSB, só que ainda continuar sem ligar, o que devo fazer?

Fonte corsair.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, DIcoCwb disse:

 Tente ligar somente a fonte (jumper entre fio verde e preto do conector). Se tiver o cooler ligado nela veja se funciona ou veja se tem tensão nos cabos dela. Pode ser que tenha avariado a placa-mãe e a mesma não estar ligando por causa disso!

Não funcionar já tentei ela não starta.

 

A placa mãe esta boa estou usando ela nesse momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

quando o capacitor estoura, quase sempre leva junto os componentes de potência do PFC, e as vezes os da fonte principal. No primeiro dissipador tem dois fets 20n60 ou similares, e um diodo -> teste eles. Se estiverem ok, verifique os fets no dissipador do meio (13n50 ou 14n50), e dois diodos próximos a eles que ficam na placa, quase embaixo do dissipador. 

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha corsair cx430 tambem estourou o capacitor, conforme o zazulak informou levou o diodo que fica parafusado no primeiro dissipador (conforme foto abaixo), ele entrou em curto. e hoje descobri um resistor aberto proximo ao capacitor, é um resistor azul acredito que seja 330k.

 

os 5v standby é no fio roxo, o fio verde é o PSON, na minha depois que estourou o capacitor continuou 5v no fio roxo e 3,1v no PSON fio verde , veja como está aí.

 

 

495331699_WhatsAppImage2020-06-11at12_47.17(1).thumb.jpeg.fdc60f614ebf5548ff04ce9aea04df7c.jpeg

res.jpeg

Editado: por Hyperlink
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/08/2020 às 14:56, HenRikenn disse:

Obrigado pessoal, mas eu já comprei outra fonte.

 

fonte gamemax gp400a

Se você resolver consertar e deixar como backup. 

Precisa verificar por etapa da seguinte forma:

 

1° Visual

2° Tensão de 300Vdc no coletor dos transistores primário

3° Tensão 5Vstandby 

4° Ripple na fonte de 5Vstandby

5° Tensão OVP/ODP de 0,7Vdc +- num dos pinos do CI PWM.

Sem essas tensões, impossibilita o arranque da fonte.

6° Verifique os transistores primário

7° Verifique os transistores excitadores (geralmente são dois NPN C945), ou algum integrado que faça essa função. 

8° Verifique retificador de saída.

9° Verifique os optoacopladores

10° Verifique o TL431.

11° Verifique capacitores eletrolíticos (Ripple da fonte primária e secundária). 

12° Verifique o CI PWM numa protoboard.

13° Guarde numa caixa para eventual retirada de peças...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • 3 meses depois...

Boa noite a todos,

 

Ontem tive o mesmo problema já relatado aqui no fórum com uma Corsair CX600 que tenho há uns 8 anos.

 

O capacitor principal (270uF 400V) estourou e fez aquela fumaceira (fora o susto).

 

Hoje comprei um capacitor para substituir porém mesmo assim a fonte não funcionava. No meu caso, o resistor de 330k que o@Hyperlink  comentou também estava em aberto.

Por sorte tinha um em casa e depois de substituí-lo a fonte voltou a funcionar.

 

Obrigado por terem mandado fotos e compartilhado detalhes! Me ajudou muito.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...