Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Componente opcional na placa?

Avalie este tópico:


sidneivl

Posts em destaque

Fala pessoal, sou iniciante, pra falar a verdade, curioso, estou aprendendo sobre eletrônica para hobby e me surgiu uma dúvida.

Tenho uma placa de notebook onde falta alguns componentes, porém analisando alguns vídeos e fotos da mesma placa percebi que não há alguns componentes.

Quando peguei o boardview e o diagrama vi que neles constam tais componentes, será que é porque o diagrama que tenho é revisão diferente da placa? Ou será que o diagrama serve para todas as variações de placa? (como por exemplo processadores diferentes, gpu integrada ou não).

Como saber se aquele componente é necessário ou não?

Obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sidneivl o esquema pode ser o mesmo da placa, a mesma revisão! Os componentes que não contem na placa pode ser sinalizado de alguma forma, para nos dizer que esse componente não existe na placa em questão. Ex: (@)! Quando o componente não existe na placa, mas no esquema tem o desenho dele, só que está marcado com esse (@), isso quer dizer que o projetista da placa decidiu por bem não utilizar o componente por algum motivo. Como sempre as placas estão em constante atualizações, e os fabricantes continua fabricando e/ou melhorando um serie de placas, alguns circuitos vai sendo melhorados e modificados. Assim alguns componentes já não precisa mais na versão mais ressente. 

Editado: por Leonildo
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonildo no caso tenho as seguintes descrições:
 

LG3 (bobina)
0.22UH 1.8mohm 25A/45A +/-20% SML7668_H3P2
I-DIS-P1-50

 

R6025 0R 5% R0402 NI (resistor)

Não tem arroba, a bobina sei que não tem mesmo, vi em outras placas, mas o resistor estou na dúvida.
Perto desses resistor tem mais 3 resistores, que algumas placas tem e outras não tem, algumas tem apenas 2.

são eles:
I R0402 1K 5% R6023
R6024 10K 1% R0402 I

R10902 10K 5% R0402_N I

E no esquema dois desses estão como no primeiro anexo e o primeiro que citei, que não tem na minha placa está no segundo anexo, é o último lá embaixo.

 

Valeu pela ajuda

Screen Shot 2020-08-05 at 14.02.44.png

Screen Shot 2020-08-05 at 14.04.25.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...