Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Configurar permissões no servidor vsftpd no Ubuntu 16

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boas,

Estou a instalar o vsftpd no Ubuntu 16, e está tudo a funcionar a 100%.

O problema que tenho, não estou a conseguir resolver é o seguinte:

Tenho 2 utilizadores, o utilizador Admin e o User.

O utilizador admin quero que possa apagar e escrever no servidor FTP.

O utilizador User só quero que ele possa aceder aos ficheiros.

O problema é que o User consegue apagar os ficheiros.

Alguma dica para resolver o problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gonçalo Costa dê uma olhada nesse tutorial e vê se ajuda:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

O diretório do FTP deve ser compartilhado entre os usuários certo? Se sim, deixe o Admin como dono e configure as permissões para outros como só leitura. Por exemplo:

"chown -R admin.ftpusers /ftp" (considerando um grupo ftpusers com os usuarios admin e user)
"chmod -R 644 /ftp" (644 = rw-r--r--)

 

Editado: por nelsonhf
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/08/2020 às 13:43, nelsonhf disse:

@Gonçalo Costa dê uma olhada nesse tutorial e vê se ajuda:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

O diretório do FTP deve ser compartilhado entre os usuários certo? Se sim, deixe o Admin como dono e configure as permissões para outros como só leitura. Por exemplo:


"chown -R admin.ftpusers /ftp" (considerando um grupo ftpusers com os usuarios admin e user)
"chmod -R 644 /ftp" (644 = rw-r--r--)

 

Se colocar "chmod -R 644 /FTP" depois não faz login em nenhum utilizador no FTP, dá o seguinte erro.

Resposta:    500 OOPS: cannot change directory:/FTP
Erro:    Erro crítico: Não foi possível ligar ao servidor

 

Se colocar "chmod -R 744 /FTP" consigo fazer login só no utilizador admin e no Utilizador user dá o seguinte erro.

Resposta:    500 OOPS: cannot change directory:/FTP
Erro:    Erro crítico: Não foi possível ligar ao servidor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/08/2020 às 13:43, nelsonhf disse:

@Gonçalo Costa dê uma olhada nesse tutorial e vê se ajuda:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

O diretório do FTP deve ser compartilhado entre os usuários certo? Se sim, deixe o Admin como dono e configure as permissões para outros como só leitura. Por exemplo:


"chown -R admin.ftpusers /ftp" (considerando um grupo ftpusers com os usuarios admin e user)
"chmod -R 644 /ftp" (644 = rw-r--r--)

 

Depois de alguns teste funciona como me explicas-te, mas comigo não está a funcionar pelo o motivo que estou a usar um disco há parte do sistema operativo.

No disco onde tenho o sistema operativo funciona como me explicas-te, mas eu estou com um disco montado há parte.

A minha ideia é ter um disco para o sistema operativo e outro disco para o servidor FTP.

No disco que não têm sistema operativo não está a funcionar.

No disco que têm o sistema operativo funciona "chmod -R 755 /FTP2" funciona como pretendo.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gonçalo Costa de fato, a ACL correta para o diretório e subdiretórios tem que ser 755 (rwxr-xr-x) e não 644 (rw-r--r--) porque no Linux para acessar um diretório é preciso que tenha permissão de execução (x). 0644 pode ser usado como ACL para os arquivos "upados" pelo admin para que só ele tenha permissão de escrita e os outros apenas de leitura (e ninguém de execução) com seguinte configuração no /etc/vsftpd.conf

 

file_open_mode

The permissions with which uploaded files are created. Umasks are applied on top of this value. You may wish to change to 0777 if you want uploaded files to be executable.

Default: 0666

 

Lamento o equívoco...

 

Editado: por nelsonhf
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...