Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise LG 50 Plasma 50PB560B Sem imagem

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Bom dia, queria ajuda nessa Plasma da LG, as tensões aparentam estar tudo OK, porém não tem esquemas da Ysus, Zsus, e da tcom dela, a fonte estava muito oxidada, troquei a maioria dos transistors e capacitores pelos dos mesmo valores, a fonte agora está OK, ela liga e a imagem não aparece de vez em quando, poucas vezes a imagem aparece normalmente, e não apaga, queria alguma dica se alguém ja mexeu com plasma? eu ja perdi muito tempo nela e preciso urgente. a Ysus tinha um mosfet com fuga e ja foi subistituido por um de sucata (bom), e os grandoes no dissipador estão todos bons, os capacitores também foram substituido, mas tem esse defeito muito chato, ela não precisa estar nem fria e nem quente para apresentar o defeito, é aleatoriamente, mesmo com o "teste mode" da defeito as vezes (removendo a placa principal e fazendo curto nos pino teste da tcom para aparecer as cores RGB na tela)

 

 

IMG_20200805_152202.jpgIMG_20200805_152153.jpgIMG_20200805_152146.jpgIMG_20200805_152134.jpgIMG_20200805_152126.jpgIMG_20200805_152114.jpg

Editado: por Amigos Eletronica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

@Amigos Eletronica , quando apresenta o defeito ela continua com áudio? 

 

Faça uma inspeção minuciosa nas soldas, muito comum "solda fria", ainda mais com um aparelho com tempo relativamente grande de funcionamento.

 

Por ser um defeito intermitente, também levanta suspeita em capacitores com esr alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

" mesmo com o "teste mode" da defeito as vezes (removendo a placa principal e fazendo curto nos pino teste da tcom para aparecer as cores RGB na tela)", então é provável que o circuito gerador das tensões VS e VA estejam falhando, a principal você já eliminou no teste de auto gen, é quase certeza que no momento da falha essas tensões desapareçam e não por curto na Z ou Y mas porque ainda tem problema na fonte, tente lavar a placa com thinner para eliminar possível fuga pela própria placa (fenolite).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Amenofis IV hehe, isso foi porque eu tinha deixado na estufa após lavar com thinner, eu deixei muito perto da lampada e deu uma escurecida, a fonte aparenta estar tudo OK, pelo menos os 200V está estável desde quando liga, eu troquei o core da placa tcom por de um outro modelo mas com o mesmo core, e o resultado foi o mesmo, eu ja não sei o que fazer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/08/2020 às 10:24, Amenofis IV disse:

Vejo pela foto que onde está o trim-pot de ajuste da VS a placa está preta, alguma coisa esquentou muito ali, também tem alguns jumpers enferrujados, na dúvida solde tocos de fio por baixo para garantir.

Olhe, as tensões foram todas medidas com a carcaça da TV, as tensões que estão em vermelhos é quando ela apresenta o defeito, e as que estão em azul é quando ela liga normalmente, o problema só acontece na "partida" da tv.

 

585200341_tensoeszsus.thumb.jpg.673a56cc55fd9f56ace3c3279386b7f7.jpg

tensões Ysus.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm Obrigado pela consideração em responder, eu ja refiz as soldas em todas as placas, a fonte eu troquei todos os capacitores secundários, e os pequenos do primário e secundário que rodeiam o transformador, ja troquei os transistores da fonte, e o capacitor principal está recebendo os 400V de entrada, na Ysus eu ja removi os dois dissipadores e todos os mosfets e diodos ali presentes e testei minunciosamente, ja troquei aquele famoso c205 e o resistor a cima dele, ja subtitui o c204 e seus capacitores irmãos ao redor, na Zsus eu ja troquei a maioria dos capacitores também ( todos os pequenos) e testei os transistores, todos os transistores foi limpado por baixo e raspado, e os acoploadores (os 6) foram colocado novos e o defeito persistiu, ja estou um tempo caçando o defeito dela, e não tenho ideia de qual placa está, ja até troquei o CI e fiz BGA na tcom...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, fora as tensões VA e VS me parece que tem outra da ordem de uns 15V que parte da fonte pra placa Z, essa também fica inalterada no momento da falha? Se não podemos descartar problema na fonte e pensar que algum circuito oscilador na Z ou na Y/buffer está falhando, com análise visual mesmo e vendo datasheets nas áreas em que baixam as tensões há uma chance de se identificar o que está falhando, circuitos dc/dc (se houver) e circuitos chaveadores, sei que ficar aqui dando palpite é fácil, mas também estou ficando sem saber o que mais dizer

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Amigo, também já sofri muito com essas TV's de plasma, mas sempre consegui solucionar, mesmo depois de muita surra.....

 

Uma dica ,não sei se já fez esse teste, ligar a fonte na bancada, desconectada da principal, você precisa jumpear  os pinos de M-ON e RL-ON, geralmente eu uso resistores de 100R OU 470R

 

ligando a fonte, você deve conseguir medir as tensões de VA e VS, além das tensões de +5v e +15V, conferir se a tensão de VS está correta conforme etiqueta fixada no chassi do display.

 

após todos os tesles, experimente colocar uma carga na saída da tensão VS + GND usando uma lâmpada halogena de 100W x 220volts , deixe ela ligada por uns 10 a 15 minutos e fique medindo a tensão de VS, veja se ela não vai caindo ou variando, pode ser que o circuito de proteção da VS esteja acionando, podendo ser algum resistor smd  alterado devido a cola.

 

 

 

Editado: por Claudio dias dos santos
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em 10/08/2020 às 09:10, Amigos Eletronica disse:

Olhe, as tensões foram todas medidas com a carcaça da TV, as tensões que estão em vermelhos é quando ela apresenta o defeito, e as que estão em azul é quando ela liga normalmente, o problema só acontece na "partida" da tv.

 

585200341_tensoeszsus.thumb.jpg.673a56cc55fd9f56ace3c3279386b7f7.jpg

tensões Ysus.jpg

Troquei os componentes que apresentava curto e tensão de 18v voltou mas, a tensão de vs agora fica oscilando muito alto, e a tela apareceu alguns pixels vermelho, verde e azul, alguém me ajuda, primeira vez que recebo uma tv de plasma, preciso de ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...