Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Soft Starter SSW07 – Cartão potência CPS73.00 – Weg esquentando o N5

Avalie este tópico:


Raphae

Posts em destaque

Fala pessoal estou com varias Soft Starter SSW07 – Cartão potência CPS73.00 – Weg  na bancada , não ligam o a placa de cima, ja achei o problema N5 é um TL431A,  porem quando coloco outro, até mesmo o original, de uma outra placa funcionando ele esquenta demais, tanto o novo que comprei e coloquei, quanto o original retirado de outra placa funcionando.

 

Como se fosse alguma coisa errada na placa mais, não me parece ter nada?!

 

Alguém? da manutenção ai nesses brinquedos?hehehe

 

Abraços.

SSSS.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

quando você troca o 431, ele volta a funcionar? E, as tensões na saída da fonte (medindo naqueles 3 capacitores) ficam normais ou meio alteradas?

 

Veja se um desses diodos não está com fuga, ou querendo entrar em curto:

image.png.f1498d608753f6d44dc036088a6aa0a4.png

 

Nunca consertei soft starter mas, nos inversores Weg, é relativamente comum queimar esses diodos no secundário. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, zazulak disse:

Buenas,

 

quando você troca o 431, ele volta a funcionar? E, as tensões na saída da fonte (medindo naqueles 3 capacitores) ficam normais ou meio alteradas?

 

Veja se um desses diodos não está com fuga, ou querendo entrar em curto:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Nunca consertei soft starter mas, nos inversores Weg, é relativamente comum queimar esses diodos no secundário. 

 

Boa noite meu amigo, respondendo a sua pergunta, sim quando troco o 431 ele volta a funcionar, perfeitamente ate funciona normal por alguma semanas, mais sempre esquentando, porem depois volta como garantia queimado, se trocar volta a funcionar, mais não esta sendo uma solução definitiva.

 

os capacitores estão com as tensões certas, em alguns casos chegue a trocar ate o menor, pra ver se tinha algum resultado diferente.

 

Vou verificar e trocar esse diodos pra ver se consigo a solução e volta a compartilhar

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/08/2020 às 23:39, Raphae disse:

quando troco o 431 ele volta a funcionar, perfeitamente ate funciona normal por alguma semanas, mais sempre esquentando,

Isso está com jeito de erro de projeto. Aí, pra resolver, só com uma modificação. Bora fazer uma gambiarra pra resolver a cagada do engenheiro..

 

Em série com o optoacoplador tem um resistor (deve estar ligado ao pino 1)

image.png.c3f731c86786021e1c85eeebe70a670e.png

 

Veja qual é o valor desse resistor, quantos volts tem em cima dele com a fonte do SS funcionando, e qual a tensão entre o pino 3 do 431 e o terra (pino 2). 

 

Aparentemente a fonte desse SS tem 3 saídas.. veja qual delas é monitorada pelo circuito de feedback (a que tem um resistor ligado ao pino 1 do 431) e, principalmente, qual delas é que fornecece alimentação para o anodo (pino 1) do optoacoplador. 

 

Se der, tire uma foto com resolução melhor, onde dê pra ver qual é o integrado de controle no lado primário.

Editado: por zazulak
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Bom dia galera da pesada.

Fiz um reparo nessa mesma placa troquei o diodo TL431, ela voutou  funcionar normalmente.

Depois de alguns dias, ela começou a acusar Undervoltage.

Troquei novamente o TL431 e o problema perciste.

Alguem pode me dar uma linha de raciocínio por favor?

 

Editado: por Ronnie Santos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 5 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • 5 semanas depois...

@francivaldonlima você tem o esquema eletrônico completo do cartão de potência e cartão de controle do SSW 07?

Se tiver e puder me enviar por email, me ajudaria muito!
laerson.rezende@gmail.com

Editado: por Laerson Soares Rezende
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 9 meses depois...
  • 2 meses depois...
Em 09/01/2023 às 14:10, Daniel Carzino disse:

Tenho 2 placas dessas, uma com os resistores de baixo valor, R18 e R7 de 100R, e vi que em outra placa igual os resistores são:

R18 1K

R7 1K

R6 12K

R8 30K, pode ser que esses resistores maiores façam o TL trabalhar mais folgado, não esquentando.

 

 

Estava com o mesmo problema, fiz as alterações que vc mencionou e deu certo, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...