Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Notebook Philco 14L - 71R-E14RV6-T830 - Charger danificado.

Avalie este tópico:


STK

Posts em destaque

Olá a todos. Estou com um notebook philco, o problema foi o CI charger, ou seja, ele não liga, não apresenta nenhum sinal de vida, nenhum led pisca. O único componente que aquece é o OZ8602GN, vi em outros tópicos que existem dois resistores que também apresentam problemas quando esse CI para de funcionar.

 

O que eu quero saber é apenas quais são esses resistores e quais os respectivos valores de resistência?

Por acaso esses resistores seriam o R197 e o R201?

Obs: Não tenho o esquema elétrico e nem créditos para efetuar o download.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@STK veja se o esquema é a mesma revisão da sua placa? Se tudo bater direitinho com sua placa? Pelo esquema podemos ver os valores dos resistores e a referencia de outros componentes que precisar. Você fez a troca do pwm charger? Se ele tiver fora da placa? Afira os pads de entrada e saída do pwm para confirmar se tem alguma malha em curto. Se não tiver coloca outro no lugar, vamos aferir os pads pra ver se tem curto em alguma linha! 

Os dois resistores que também passa a tensão de alta (VIN) são os dois marcado na imagem abaixo. Eles não tem valor, pois os dois funciona como um fugistor (jumper) que se romper quando passar uma corrente maior do que eles aguenta! Isso é o que eu compreendo... Você pode ta verificando se eles estão abertos. Se precisar é só citar ou me marcar que estou a sua disposição!!! 

 

Anotação 2020-08-09 110342.png

Editado: por Leonildo
Anexa imagem!
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, 

 

@STK, além das considerações dos amigos. Acrescento,  os dois resistores que perguntou na realidade podem ser quatro com possibilidade de "abrirem" quando da avaria do oz8602. No seu caso acredito que nao tenha nenhum aberto ou no máximo um dos em destaque azul. Afirmo pois o oz8602 está aquecendo.

 

O resistor com circulo laranja é um shunt,  através da queda de tensão entre seus terminais monitora-se o consumo quando o carregador está conectado.  O mesmo ao em destaque amarelo, porém esse monitora a corrente de carga na bateria. Na presença de algum curto no sistema de carga algum deles abrirá caso os circulados em azul nao se rompem primeiro.

 

Os em destaque azul nao se menciona o valor no esquema mas sao de valor bem baixo,  como explicado pelo nosso amigo @Leonildo.

 

 

Philco 14L_oz8602.png

Philco 14L_entrada dc.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@STK pino 12 não pode ter terra, é o sinal que a fonte está conectada, você tem outro Ci pra substituir ?

17 horas atrás, ohm disse:

Olá, 

 

@STK, além das considerações dos amigos. Acrescento,  os dois resistores que perguntou na realidade podem ser quatro com possibilidade de "abrirem" quando da avaria do oz8602. No seu caso acredito que nao tenha nenhum aberto ou no máximo um dos em destaque azul. Afirmo pois o oz8602 está aquecendo.

 

O resistor com circulo laranja é um shunt,  através da queda de tensão entre seus terminais monitora-se o consumo quando o carregador está conectado.  O mesmo ao em destaque amarelo, porém esse monitora a corrente de carga na bateria. Na presença de algum curto no sistema de carga algum deles abrirá caso os circulados em azul nao se rompem primeiro.

 

Os em destaque azul nao se menciona o valor no esquema mas sao de valor bem baixo,  como explicado pelo nosso amigo @Leonildo.

 

 

Philco 14L_oz8602.png

Philco 14L_entrada dc.png

ótima explicação amigo j+

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@STK após a substituição verifique se o pino 12 terá tensão,  se continuar em 0v com o carregador conectado terá problema no u12 (sio). O pino 18 do u12 a partir do oz8602 alterna em nível alto (carregador conectado) e nivel baixo (modo bateria) para tanto o pino 12 do oz8602 nao pode está em curto para o gnd.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, STK disse:

@cristi sim, tenho outro CI.

@STK troque e poste resultado aqui.

3 horas atrás, ohm disse:

@STK após a substituição verifique se o pino 12 terá tensão,  se continuar em 0v com o carregador conectado terá problema no u12 (sio). O pino 18 do u12 a partir do oz8602 alterna em nível alto (carregador conectado) e nivel baixo (modo bateria) para tanto o pino 12 do oz8602 nao pode está em curto para o gnd.

@ohm de acordo amigo j+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...