Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Asus - H81M-C - Sem tensão na Bateria 3v

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Bom dia, recebi um PC que não tem tensão de 3v para alimentar a bateria, por consequência fica perdendo o setup a toda hora que é desligado, não consegui o esquema elétrico para ver de onde vem essa alimentação, alguém poderia me dar uma luz de onde vem essa alimentação.

as alimentações da fonte estão normais,

3.3v - ok

5v - ok

12v - ok

 

Editado: por Tecmix Assistencia
finalização do tópico
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Diego Quaresma disse:

Não entendi muito bem a sua dúvida, mas vamos lá. Testou a tensão da bateria cr2032? Está abaixo de 3v?

Bom dia,.@cristi @Diego Quaresma .

 

A bateria está descarregando sim, porem coloquei uma nova e voltou a descarregar, quando medi a tensão no conector da bateria  não encontrei tensão alguma , estava 0v.

por isso testei as tensões da fonte, onde todas estão corretas.

 

 

56953268_AsusH81M-C.thumb.jpeg.a230a774d35d233148d46295b089bada.jpeg

Estou tentando ver de onde vem essa alimentação que está faltando na bateria, nesse mosfet que fica entre os slots PCIEX16 e PCIEX1_1 chega 3.3v no dreno mais não consigo ver pra onde vai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, essas placas da Asus dão muito mal contato no conector da bateria, o ideal é trocar o conector, já peguei várias assim.

E não há tensão na placa que alimenta a bateria, porque ela não é recarregável, se não há os 3v quando testa diretamente nela, é porque o soquete está com mau contato, na maioria dos casos o contato negativo dele é o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Tecmix Assistencia disse:

Estou tentando ver de onde vem essa alimentação que está faltando na bateria

@Tecmix Assistencia vamos entender como funciona o circuito da bateria do VCCRTC (CMOS)! Só para um melhor entendimento. Essa bateria não é recarregável e não chega nenhuma tendão nela. Essa  bateria é responsável por alimentar um setor do chipset para segurar as informações que são alteradas software do bios. Segue o link com o boardview da placa para seguir com a analise! Remove o diodo SD1 e afira os pads dele!

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

 

Anotação 2020-08-14 213706.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, FERNANDOFELIX disse:

Ja peguei um caso assim, testa com o negativo na carcaça do gabinete e o positivo direto na bateria se não der leitura tenta retirar o soquete da bateria e ressoldar, ou ate trocar se tiver outro disponivel, no meu caso retirei de outra placa com defeito e resolveu.

.@FERNANDOFELIX @Jhones

Bom dia, troquei o conector por desencargo de consciência, mais continua na mesma, antes da troca testei continuidade do negativo com com a carcaça metálica da placa (rede, usb), apresentava  continuidade, mais como existia a duvida do positivo troquei porem como disse sem sucesso.

Editado: por Tecmix Assistencia
Continuação de Testes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonildo  Bom dia Leonildo, com a placa desligada a bateria no soquete não tenho nenhuma tensão no componente circulado em amarelo.já com a placa ligada encontro 3.21v no componente. (no pino em destaque em amarelo).

@Jhones não tende sempre a alta resistência, meu multímetro não é dos melhores, mais acho que é isso.

749063958_WhatsAppImage2020-08-15at11_36.24(1).thumb.jpeg.8c08ac9e46262d57b73e6fb90ed17b8e.jpeg465520246_WhatsAppImage2020-08-15at11_36.24(2).thumb.jpeg.e4cde29057083ac20dbdbeb18ee2e4f9.jpeg333864380_WhatsAppImage2020-08-15at11_36_24.thumb.jpeg.3aabef4bd60df931db4ecd1faa783980.jpeg 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Tecmix Assistencia disse:

com a placa desligada a bateria no soquete não tenho nenhuma tensão no componente circulado em amarelo.já com a placa ligada encontro 3.21v no componente. (no pino em destaque em amarelo).

@Tecmix Assistencia troca esse diodo o SD1 ele duplo ! A placa ligada quem alimenta o chipset é a tensão de +3vsb. Já com a placa desligada quem alimenta o chip é a tensão da bateria! 

 510060422_Anotao2020-08-15122915s.png.63b2e68c45059df8df6eeed557fcb45e.png

613682087_Anotao2020-08-15124118.png.746f12b93f43b7f36d197b417dbd07dd.png

882709757_Anotao2020-08-15124118o.png.37cd93d159a31179437ca34de40f01a2.png

 

Editado: por Leonildo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonildo Boa Tarde, estava vendo as tensões da foto e notei que tem um resistor , saber dizer de quanto ele é, pois vi que aqui na placa não existe esse resistor existe apenas os pontos de solda dele.

 

image.png.ce46f11ea1cb3d2c0c1386938043b0d5.png

 

image.png.59814ba5583bb69dfc074bb8f2736de9.png

 

é tanto que não cheguei nem a trocar o diodo ainda, testei ele na placa (teste de continuidade de diodo) aparentemente ele está funcionando normalmente.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia, @Leonildo .

 

De acordo com a informação dita acima parti para a troca do duplo diodo, porem sem sucesso, continua na mesma....

 

Seria possível Software gerenciar algum circuito desse, vou atualizar a BIOS, porem nunca vi algo parecido de BIOS gerenciar carga de algum setor desta forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tecmix Assistencia vamos retomar o raciocínio ok? Procura aqui no fórum que tem muito assunto sobre o funcionamento do circuito rtc! Você entendendo como funciona esse circuito, vai ficar mais fácil o reparo da placa.

Em 13/08/2020 às 10:26, Tecmix Assistencia disse:

Bom dia, recebi um PC que não tem tensão de 3v para alimentar a bateria,

Já foi explicado isso!  A bateria não receber nenhuma alimentação. Só se a sua placa tem essa função de recarregar a bateria do CMOS e a mesma podendo ser recarregada?

Em 13/08/2020 às 10:26, Tecmix Assistencia disse:

fica perdendo o setup a toda hora que é desligado

Se as alterações que são realizadas no software do chip de bios não são salvas quando a placa é desligada, ou reiniciada. Uns dos motivos é a bateria do CMOS! A bateria estando com sua tensão abaixo do limite exigido para manter as configurações salvas, o recomendado e a substituição da mesma. Como já fez o troca da mesma e o problema persisti! Outro motivo pode ser o chipset que não segura (salva) as alterações feitas. 

Como já foi dito também que as informações que são feitas no software que fica instalado no chip de BIOS, são armazenadas no chipset, e não no chip de bios. No bios você somente faz as alterações e salva no chipset da placa!

3 horas atrás, Tecmix Assistencia disse:

nunca vi algo parecido de BIOS gerenciar carga de algum setor desta forma.

O bios não gerencia carga de nenhum setor. Esse chip tem uma comunicação através de dados com o chipset. Quem faz a alimentação do setor do chipset que corresponde as alterações feitas no chip bios, é a bateria do CMOS de 3.3v, mas somente quando a placa estar desligada. Quando a placa é ligada, quem faz essa alimentação é a tensão gerada pela placa +3.3VSB.

 Quem vai alimentar o chip bios é o circuito da placa (alimentação da placa +3v pino e não a bateria do CMOS! Se tiver alguma coisa errada nessa explicação fora o português? Os colegas vão corrigir para que possamos entender melhor. 

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/08/2020 às 17:56, Tecmix Assistencia disse:

 

 

 

58 minutos atrás, Leonildo disse:

alimentação da placa +3v pino 8

Existe essa tensão no pino 8, 3.21v

 

bateria.JPG.de6449d41a6731110f6a50924c550c0f.JPG

Voltei a medir essas tensões agora pois tinha trocado o diodo e não havia medido, apenas testado se ele iria salvar o setup.

com a placa desligada (bateria no soquete), eu tenho as seguintes tensões:

1 - 3.1v     /   2 - 1v    /    3 - 3.2v

Com a placa Ligada eu tenho as seguintes tensões:

1 - 3.2v     /   2 - 0.8v    /    3 - 3.3v

 

Suponho que o próximo passo será regravar a bios, na perspectiva de alguma coisa dela está corrompida e causando esse problema de o chipset não salvar as informações, primeiro vou tentar pelo pendriver , pois minha gravadora quebrou e a que comprei ainda está chegando pelos correios, assim que possível posto a resposta.

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/08/2020 às 13:41, Tecmix Assistencia disse:

Suponho que o próximo passo será regravar a bios, na perspectiva de alguma coisa dela está corrompida e causando esse problema de o chipset não salvar as informações, primeiro vou tentar pelo pendriver , pois minha gravadora quebrou e a que comprei ainda está chegando pelos correios, assim que possível posto a resposta.

Primeiro teste efetuado porem sem sucesso, efetuei a instalação da bios via utilitário do próprio setup, porem o erro persiste. agora vou esperar chegar a gravadora para efetuar o próximo teste.

 

Porem me surgiu uma duvida com relação a versão da BIOS, ao procurar no site da própria Asus, notei que existem duas versões para esta placa H81M-C/scm e H81M-CBR, porem a bios atualmente instalada na placa é a versão SCM, mais na placa a etiqueta da mesma informa que ela é BR, quando tento atualizar a bios para a versão BR, aparece a mensagem "security verification failed asus bios update", informando que essa não é a versão correta da bios, quando atualizo para a versão SCM ocorre tudo normal.

 

A questão maior é via gravadora retirando a CHIP da BIOS do soquete e gravando o arquivo que teoricamente não é o da placa mãe porem de uma mesma família dessa placa, a placa passaria a aceitar esse firmware como seu, ( Nunca fiz esse teste ), ou apresentaria erro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/08/2020 às 12:38, Tecmix Assistencia disse:

A questão maior é via gravadora retirando a CHIP da BIOS do soquete e gravando o arquivo que teoricamente não é o da placa mãe porem de uma mesma família dessa placa, a placa passaria a aceitar esse firmware como seu, ( Nunca fiz esse teste ), ou apresentaria erro. 

@Tecmix Assistencia amigo você baixa no próprio site da asus a bios original e grava que vai aceitar sim sem problemas, pode inclusive tentar com uma arquivo mais atualizado e outro pouco mais antigo, caso o primeiro não funcione

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom dia a Todos, minha gravadora Chegou, regravei a Bios, porem o problema continuou, consegui outro chip de bios com mesma capacidade e substituto dele, regravei, com duas versões diferentes de bios, porem o problema persiste. realmente problema na placa mâe,  

O cliente agora resolveu levar o pc a assim mesmo e ficar apertando a tecla F1 para iniciar todas as vezes infelizmente.não terei mais como efetuar testes para tentar descobrir o real problema.

 

Muito obrigado a todos os que se envolveram e tentaram ajudar. abraços e até a próxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em 05/09/2020 às 09:13, Tecmix Assistencia disse:

Bom dia a Todos, minha gravadora Chegou, regravei a Bios, porem o problema continuou, consegui outro chip de bios com mesma capacidade e substituto dele, regravei, com duas versões diferentes de bios, porem o problema persiste. realmente problema na placa mâe,  

O cliente agora resolveu levar o pc a assim mesmo e ficar apertando a tecla F1 para iniciar todas as vezes infelizmente.não terei mais como efetuar testes para tentar descobrir o real problema.

 

Muito obrigado a todos os que se envolveram e tentaram ajudar. abraços e até a próxima.

 

@Tecmix Assistencia  estou com o mesmo problema, ja tentei uns jump que vi no ytb, mas nada da certo, ja troquei umas 5 bateria, duram 4 dia no maximo, vi em videos e ate aqui no forum que tem um transistor que costuma da problema e causa essas falhas, mas nao consigo ter certeza se é ele o problema, acho que é mas nao manjo mt, minha pilha marcando2.97, todos os 3 pinos do transistor smd marca 1.2 pra baixo com o pc desligado, eu iria arriscar trocar ele, mas a outra placa que tenho nao tem um transistor igual ou equivalente  minha placa é uma asus b85m-e que tambem nao encontra-se esquema eletrico na internet. obs entendo bem pouco disso so sou um curioso com multimetro e ferro de solda,rs acho que eu acabei mencionando alguém sem querer desculpa

Em 14/08/2020 às 10:21, Tecmix Assistencia disse:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, maxmatheus disse:

 

@Tecmix Assistencia  estou com o mesmo problema, ja tentei uns jump que vi no ytb, mas nada da certo, ja troquei umas 5 bateria, duram 4 dia no maximo, vi em videos e ate aqui no forum que tem um transistor que costuma da problema e causa essas falhas, mas nao consigo ter certeza se é ele o problema, acho que é mas nao manjo mt, minha pilha marcando2.97, todos os 3 pinos do transistor smd marca 1.2 pra baixo com o pc desligado, eu iria arriscar trocar ele, mas a outra placa que tenho nao tem um transistor igual ou equivalente  minha placa é uma asus b85m-e que tambem nao encontra-se esquema eletrico na internet. obs entendo bem pouco disso so sou um curioso com multimetro e ferro de solda,rs acho que eu acabei mencionando alguém sem querer desculpa

 

Estou no f1 esc enter já há um bom tempo, mas to cansado já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...