Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Dúvida] Componente Placa I/O board Nb Asus k42f

Avalie este tópico:


inovatech

Posts em destaque

Olá pessoal, preciso repor um componente mas não sei qual colocar pois já peguei a placa com o ele faltando, segundo o cliente quando plugou o carregador saiu uma fumaça do notebook, em outra assistência eles disseram q foi removido o componente apenas, segue uma foto da placa e o componente situado.

Grato.

IMG.jpg.528b580dfaf30936b63c04d392966176.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Se for bobina, é provável que só sirva para filtrar o nível de tensão DC. Se for diodo é para evitar a queima de outros componentes sensíveis com a troca de polaridade ou mesmo provocar uma queda de tensão.

 

 

Então nestes casos 'poderia' dar certo a colocação de um jumper e nas piores das possibilidades, pode estragar facilmente outros componentes (os quais com certeza não encontrará para reposição) quando ligar com o jumper.

 

 

Se veio de outra oficina, entre em contato com o técnico para que ele diga porque tirou o componente e o que é - vai arriscar colocar o  jumper e queimar algo(se é que não já está queimado à espera) e ficar na culpa? O cliente não vai se importar muito de quem é a culpa,  para ele, a culpa é do último que pegou o aparelho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro inovatech,

 

para efetuar download o servidor do fórum é necessário os créditos:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se este componente queimou porque foi inserido um carregador com polaridade diferente, podemos assumir alguma coisa.

 

 

1º Se era uma bobina, torrou porque passou corrente demais nela -  o que levaria a crer que algo depois dela tá consumindo muita corrente (em curto). Pode ser qualquer coisa, um outro diodo, um transistor, um ci...

 

 

2º Se era um diodo, levando em consideração que a tensão reversa nele estaria por volta de 30V ou mais, não foi porque ligou com a polaridade invertida (a não ser que a tensão reversa do diodo fosse baixa). Então, neste caso, algo depois dele entrou em curto provocando uma grande corrente nele.

 

 

Caso tenha uma fonte de corrente constante, poderia utilizá-la, assim deixaria a corrente baixa e alimentava o circuito (se pesquisar pela internet verá que é fácil fazer uma fonte de corrente constante). Neste caso, colocaria um jumper, alimentaria a placa(com uma baixa corrente) e verificaria se algum componente esquenta demais - claro, se ligar com uma fonte comum, pode ter uma surpresa bem desagradável. Agora o que colocaria depois, um indutor ou diodo, ficaria à sua disposição (procura no Google por sua placa, é melhor que tentar advinhar. Veja também nestes conectores que saem da placa (e na própria placa), se há algum sinal de sobreaquecimento (zonas com a cor queimada).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já procurei pelo esquema elétrico desta placa IO mas não encontrei -  para ter certeza mesmo sobre o que é este componente só mesmo se alguém por aqui tiver uma placa destas.

 

 

Só uma pergunta: Já alimentou a placa pra ver o que acontece?

 

 

Se o componente for um capacitor terá a alimentação por toda a placa(já que só serviria para desacoplar sinais ou estabilizar transientes). Se for um indutor ou diodo e ele estiver em série com  a alimentação só terá alimentação até o componente. Se só tiver alimentação até este ponto e colocar um diodo(pode ser até um 1n4148 - mas atente que ele suporta até 200mA), só haverá queda de tensão, se fosse eu só não colocaria um jumper, pois assim não terá limite de corrente. Claro, eu só estou sugerindo, pois se tiver algo em curto após o componente, vai piorar a situação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já procurei pelo esquema elétrico desta placa IO mas não encontrei -  para ter certeza mesmo sobre o que é este componente só mesmo se alguém por aqui tiver uma placa destas.

 

 

Só uma pergunta: Já alimentou a placa pra ver o que acontece?

 

 

Se o componente for um capacitor terá a alimentação por toda a placa(já que só serviria para desacoplar sinais ou estabilizar transientes). Se for um indutor ou diodo e ele estiver em série com  a alimentação só terá alimentação até o componente. Se só tiver alimentação até este ponto e colocar um diodo(pode ser até um 1n4148 - mas atente que ele suporta até 200mA), só haverá queda de tensão, se fosse eu só não colocaria um jumper, pois assim não terá limite de corrente. Claro, eu só estou sugerindo, pois se tiver algo em curto após o componente, vai piorar a situação.

 

Não alimentei ainda Ben, mas vou colocar esse diodo q vc disse...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Penso que seja um condensador 1000PF/50V

errado

 

esse botão é o power switch?

se sim comfir-me se um dos lados do pad vai ao switch e o outro no gnd.

 

Axo q é isso mesmo byte...

Pelo o q eu pude perceber funciona assim, o positivo do dc jack vem até esse componente e vai para o botão power...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom que conseguiu resolver o problema (e melhor ainda que não tem nada na frente em curto - eu estava com medo de piorar a situação).

 

 

O 1n4148 tem a corrente de aprox. 200mA, mas lembre-se que poderia ser um indutor. Mas mesmo se fosse um indutor, ele serviria apenas para desacoplamento, então, se vai deixar um diodo, procure pelo menos um diodo parecido - se os 200mA for pouco, com o tempo ele vai abrir e o aparelho voltará.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom que conseguiu resolver o problema (e melhor ainda que não tem nada na frente em curto - eu estava com medo de piorar a situação).

 

 

O 1n4148 tem a corrente de aprox. 200mA, mas lembre-se que poderia ser um indutor. Mas mesmo se fosse um indutor, ele serviria apenas para desacoplamento, então, se vai deixar um diodo, procure pelo menos um diodo parecido - se os 200mA for pouco, com o tempo ele vai abrir e o aparelho voltará.

 

Vou deixar o 4148 por hora, caso voltar reponho um maior...

A cliente já tava me pressionando q precisava do note.

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...