Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Monitor LED Philips 236v4lsb apresentando defeito - Parte da tela está escura

Avalie este tópico:


Tiagojsvla

Posts em destaque

Bom pessoal tudo certo com vocês?

Comprei um monitor numa plataforma de negócios e só após um tempo de uso percebi que ele tinha um detalhe, um lado dele permanece escuro toda vez que eu ligo ele pela primeira vez no dia. Pra resolver, basta desligar e ligar de novo(no botão do monitor mesmo) e tá pronto pra uso. Precisa ativar um protetor de tela também, assim ele permanecerá sem este defeito até o próximo dia.

 

Já tentei de tudo. Troquei de cabo VGA, CABO DVI-D, cabo de força e etc... Nada disto resolveu.

Abri o monitor duas vezes desde que percebi esse pequeno defeito que apesar de pequeno incomoda. A primeira vez que o abri limpei por dentro(e pra minha surpresa estava bem sujo de poeira) e na segunda foi só pra tirar fotos das placas internas.
Vou deixar umas fotos do defeito, e se necessário coloco as fotos das placas internas também.

Perguntei numa rede social em inglês e uma unica pessoa respondeu dizendo que "pode" ser a placa que controla os LEDs. Como esta placa é barata(já achei no Mercado Livre e Aliexpress) estava pensando em dar este tiro mesmo que no escuro.

 

Se puderem me ajudar ou mesmo apenas orientar/comentar eu agradeço.
 

Citar

Defeito: 
1098462269_2-EjlSF9X.thumb.jpg.fa2e3132a72fd0b352f66a4f302cc963.jpg



1612223781_3-KG68AyB.thumb.jpg.00470910fcccb3d0321383759c70b3ec.jpg


 

Citar

 

Após o reinicio do monitor:

689100812_4-prBmvwb.thumb.jpg.549c5787184037daab793738d2bec2f2.jpg

 

 

Editado: por Tiagojsvla
remoção de link de rede social
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, ohm disse:

Olá,

 

@Tiagojsvla realmente sintoma de falha no black light .

 

Tanto pode ser o controle como nas barras de led's. Você verificou a tensão no conector no momento do defeito? 

 

Gentileza remover linck de rede social, não é permitido.

 

Olá @ohm
Removi o link da rede social, e também removi o nome da rede. Não sabia que não era permitido.


Primeiramente gostaria de deixar claro que não sou técnico em eletrônica sou só um cara com bastante curiosidade nestas áreas tecnológicas. 
Enfim, precisaria de um multímetro pra olhar isso correto? Mas ao meu ver é mesmo a placa que controla os leds, pois se fossem os leds em si, mesmo após reiniciar o monitor ou durante o uso o defeito permaneceria. E como o negócio é meio aleatório, tem dia que dá problema e tem dia que não seria complicado até testar as voltagens no exato momento do defeito.
Se pude me explicar como se testa isso com o multímetro eu vejo se compro um amanhã, pois estou sem no momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiagojsvla sua solicitação foi transferida para o Fórum correto: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

O prefixo ideal para pedido de ajuda neste fórum deve ser: Dúvida ou Análise.

 

O título deve seguir o padrão do fórum: Aparelho + marca + modelo + defeito

 

 

Para entender melhor como o Fórum funciona acesse:




Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Defeito pode ser da propria tela (Flats da Matriz ativa)  e em monitores não tem muito o que fazer a não ser a troca da tela.

 

Não eh um simples teste com multimetro e nem ferramentas simples que resolve definitivamente esse problema e sim um Equipamento do tipo Industrilal !  Veja mais no seguinte topico:

 

 

 

 

Editado: por William_R
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@William_R Pelo visto pode ser várias coisas diferentes já que cada pessoa que pergunto fala que pode ser algo diferente.
Se este defeito for na tela mesmo não deveria ser permanente? Porque como eu disse é meio aleatório. Pelo que já pesquisei problemas como dead pixel ou outros defeitos direto na tela, não apresentam aletoriedade ou seja ficam na tela não importa o que você faça
Percebi recentemente que se desligar da tomada de um dia pro outro é raríssimo dar este problema no outro dia quando ligo ele pela primeira vez. Geralmente quando ele entra em "Standby", se configurado o Windows pra este comportamento, esse problema volta a ocorrer mesmo no meio do dia mas um simples reinicio do monitor e ele volta ao normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ohm disse:

@Tiagojsvla , fiquei na dúvida agora. O sintoma do seu defeito é ausência de brilho que uma das laterais da tela ou falha nos caracteres da imagem?

 

 

@ohm Ausência de brilho em uma das laterais. Pois some ao ligar e desligar o monitor e não volta a ocorrer por certo tempo.
Se fosse falha nos caracteres não conseguiria remover ele em circunstância alguma.

Um fato curioso é que é o mesmo lado que esquenta muito quando o brilho está alto(geralmente 100%). De acordo com o que pesquisei isto é normal pra monitores de Led então é só um fato curioso mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que esqueci de mencionar lá no começo e peço desculpas por isto é que em hipótese alguma o monitor apresenta tal defeito naquela tela de splash do monitor(Aquela que aparece Phillips bem grande por alguns segundos assim que você liga o monitor). Quando o problema ocorre só ocorre quando começo a usar a DVI-D ou VGA. Dá até pra ver antes da imagem começar a ficar escura o leds do lado funcionando normalmente.

 

Nunca vi defeito nesta tela de splash:

481997806_1-Fs9nsoj.thumb.jpg.283bce3a8c7b86a97bb76f0e0ca54048.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, um defeito (sintoma) pode ter diversas causas.  Cabe a quem esta com o aparelho em mãos analisar e buscar a sua solução mais apropriada. 

 

Aqui no forum procuramos dar algumas dicas ja que não temos todas as informações exatas do que realmente se passa no circuito eletrico do aparelho.

 

Caso necessite de algumas informações tecnicas, coloquei no link abaixo uma serie de esquemas que acho que deva auxiliar no reparo do seu aparelho:

 

 

Lembre-se de seguir as regras do forum para poder baixar esse arquivo.

 

 

 

 

Editado: por William_R
Adição link regras
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiagojsvla de acordo com esquema elétrico, vejo que seu monitor possui 4 barras de led's. É na placa da fonte que tem o circuito que alimenta os led's (drive led) a qual é controlado pelo circuito integrado oz9998. Os pinos 1, 13, 14 e 16 controlam a corrente que circula pelas barras (brilho). É também por aí que consegue-se verificar se existe falhas nos leds que iluminam a tela. 

 

O defeito pode ser na fonte, no próprio painel ou em outro local. Entretanto se solicitamos informações técnicas não conseguirá  informar, pois, mencionou que não tem multimetro e nem é técnico. Trocar essa placa também nao garante solução do defeito, aliás,  acredito que não seja aí. 

 

Enfim, mesmo assim estamos aqui para ajudar. Se julga que vale a pena o risco...

 

Boa sorte!

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos pelas informações. Infelizmente estou sem créditos no fórum pra poder baixar o esquema elétrico, e como não sou técnico acho que estas informações necessitariam de muito estudo para serem realmente úteis. 

Uma ultima coisa que gostaria de dizer é que encontrei um defeitinho na placa principal. Estava analisando as fotos internas que tirei do monitor e vi uma mancha em um dos componentes desta placa. Tentei tirar com álcool isopropílico mas não consegui. Não sei se isso altera em algo, mas não vi tal mancha em outros componentes.

Vou deixar uma foto para que vocês possam visualizarIMG_20200817_123857244.thumb.jpg.6f7a3f3d281bffc1c60ee28164fc787d.jpg

 

  Acho que vou seguir no método tentativa e erro. Mais uma vez agradeço a todos pelas informações.

Qualquer coisa eu volto aqui com os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo. Comprei a placa fonte assumindo os riscos sendo que este foi o melhor palpite até o presente momento.
Como disse vou no método tentativa e erro, como paguei muito barato no monitor no final das contas vai valer a pena arrumar com folga
Em aproximadamente 2 semanas eu volto com mais informações, pois ainda desejo fechar este tópico com alguma noticia boa.

Grato a todos pelas informações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando vocês, realizei duas compras na internet a placa fonte para o monitor e um novo cabo DVI-D - HDMI já que o meu cabo estava com problemas mesmo.

Já troquei a placa fonte aqui e instalei o novo cabo HDMI - DVI-D mas o problema ainda persiste. Pensei comigo se existe alguma possibilidade de ser a placa principal?
Mas isso só poderei checar no final do próximo mês, vou tentar ver neste meio tempo adquiro e aprendo como se usa o multímetro assim posso dar uma analise mais precisa do assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentativa e erro é a forma mais onerosa para a manutenção. Chega à solução, entretanto...

A placa principal não controla o brilho de uma lateral da tela, controla toda a tela.

 

Em 19/08/2020 às 13:40, ohm disse:

Trocar essa placa também nao garante solução do defeito, aliás,  acredito que não seja aí. 

Como suspeitava, infelizmente, o defeito não é na placa fonte.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm @Tiagojsvla

Em 29/08/2020 às 21:36, Tiagojsvla disse:

Atualizando vocês, realizei duas compras na internet a placa fonte para o monitor e um novo cabo DVI-D - HDMI já que o meu cabo estava com problemas mesmo.

Já troquei a placa fonte aqui e instalei o novo cabo HDMI - DVI-D mas o problema ainda persiste. Pensei comigo se existe alguma possibilidade de ser a placa principal?
Mas isso só poderei checar no final do próximo mês, vou tentar ver neste meio tempo adquiro e aprendo como se usa o multímetro assim posso dar uma analise mais precisa do assunto.

 

Cara, eu peguei um monitor LG flatron de LCD que ficava assim com um canto apagado também e o problema era na back light que queimou um dos terminais na lampada. Raspei bem o terminal fiz a solda do fio e o problema foi resolvido. O monitor esta funcionando muito bem já ha algum tempo.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jaolis Será que existe muita diferença do monitor de LED para o LCD? Pois se for problema no back light provavelmente levarei num técnico, recentemente consegui contato de um bom bem perto aqui.

Vou checar com ele depois e dependendo do valor vou realizar o concerto. Só me neguei a levar num técnico antes pois não havia encontrado um de confiança

 

Enfim obrigado pelas informações

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, sobre essa diferença o monitor de "LCD mais antigos" tem uma lampada fluorescente para iluminar a tela, enquanto que esse seu aí é também é um LCD porem usa uma barra de led no lugar da lâmpada, para iluminar/acender a tela e que ira também consumir menos energia. Um exemplo do que poderia verificar também quanto a isso é se não tem leds queimados que poderiam esta causando o problema.

Mas se não tiver recursos ou conhecimento suficiente para fazer as análises, então aconselho levar no técnico mesmo.

Editado: por Jaolis
Acrescentar informações
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Obrigado a todos pela participação no tópico. Pude levar ao técnico apenas essa semana, devido a situações adversas, porém tenho más noticias.
O técnico que é de confiança disse que é problema é na tela mesmo. O mais estranho é que ele não chegou a abrir o monitor. Mas enfim se for mesmo tela não compensa arrumar, e o jeito é ir levando ele como dá até queimar de vez. De acordo com mesmo ele pode ficar sim por tempo indeterminado, pode ser 7 dias, 7 meses ou 7 anos. O negocio é usar ele até onde der e comprar outro pra substituir.

 

Gostaria de ouvir a opinião de outra pessoa especializada no assunto, mas acho que que o mais sensato é comprar outro mesmo. Grato a todos pela ajuda e novamente me desculpo pela demora na resposta.

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...