Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Nova Fonte de bancada

Avalie este tópico:


woille

Posts em destaque

Boa noite,

Antes de ontem chegou minha fonte de bancada. não tive tempo pra testar ela. corrijam-me se tiver errado, vi nos tutorial pelo forum que colocamos a amperagem no máximo e voltagem adequada na placa para encontrar curto.

 

Bom minha dúvida eh sobre essa amperagem, colocando no máximo, não danifica a placa?

 

Estou direcionando para placa de pc quanto de note.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por coincidência , acabei de enviar um video sobre isso. Como o Nasix disse, as placas nem sempre aguentam a potência de uma fonte dessas.

Use com moderação!

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eh ablacon64, estou pesquisando a forma mais segura de utilizá-lo para não danificar minha fonte de bancada nem a pci.

 

Dificilmente você vai danificar a fonte mas sempre há um risco para a PCI ao usar a fonte de bancada (ou qualquer outra) para "fritar" componentes para descobrir onde eles estão.

 

Eu prefiro colocar um limite de corrente baixo e ver o que aquece na placa, a frio, sem ligar a mobo. Por isso que eu sempre falo que 5A é muito pois não uso a fonte de bancada para ligar o aparelho e carregar a bateria, para achar componente em curto 500mA já é suficiente (para simplesmente "saber" que há curto nem é necessário usar a fonte).

 

Achar a região onde está o curto é muito mais fácil e rápido com o multímetro. Depois de encontrado o bloco onde está o problema, injete nas bobinas (ou resistores/capacitores/etc) tensões de acordo com a região que você está trabalhando e com baixa corrente, se houver consumo, mesmo que pequeno mas "tudo" o que você permitiu com a fonte, é sinal de curto (lembre-se que o aparelho está desligado). Quando achar algo esquentando, principalmente se for um CI grande (tipo o I/O), faça uma verificação por curtos nos componentes adjacentes, se estiver tudo OK, prossiga com a substituição do CI em questão. Antes de instalar/soldar o CI e ligar a máquina, verifique se o problema não está nas trilhas do CI, isso pode te levar a descobrir um problema em outro componente e salvar seu CI.

 

Depois de instalado o CI, antes de ligar, verifique se o curto que você achou antes sumiu, teste da mesma forma que citei anteriormente.

 

Ajuda se você conseguir isolar o circuito, basta dar uma olhada no esquemático e remover as bobinas (ou outro componente) no caminho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simplesmente é preciso usar a cabeça  :). Pensa que a potencia é igual a tensão multiplicada pela corrente. Por isso, 1A com uma tensão de 5V não é a mesma coisa com 1A com uma tensão de 1.5V. Como quando um componente está em curto quase toda a potencia transforma-se em calor, têm que fazer as contas e não abusar. Também depende do tamanho do componente queimado e da capacidade dele de dissipar o calor. Um pequeno condensador ou transistor  não precisa de mais que 1-2W para esquentar bem, enquanto um chipset pode precisar de 4-5W até se sentir o calor bem.

 

Eu começo sempre com 200mA e vou fazendo contas e aumentando. Por exemplo, as vezes coloco a fonte em 5V e 0.2A, mas como a fonte não se aguenta por causa do curto e baixa a tensão para 1V, então aumento a corrente para 2A para chegar aos 2W de calor dissipado pelo componente queimado. É preciso ter cuidado porque muitas vezes ao aumentar a corrente o componente aquece e a resistencia aumenta, por isso a tensão também aumenta.

 

Por isso dou a corrente que for preciso para chegar a 2W, vou testando a placa para achar o componente queimado e se depois de alguns minutos não conseguir encontrar um pequeno componente em curto, aumento para 4-5W pensando que deve ser a ponte norte ou sul ou a grafica.

 

Esperoi ter ajudado com esta explicação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fui testar a fonte hj pela primeira vez e notei que no visor da amperagem fica apagado, somente aparece algum numero se eu colocar na pci, mesmo eu mudando a voltagem. 

 

como faço para regular a amperagem?

 

Não há corrente em circuito aberto, com a fonte desconectada do aparelho, por exemplo. Quando você conecta, se o circuito não estiver aberto, começa o consumo, então vai haver uma corrente que será mostrada pela fonte.

Mas o normal é ficar 0.0A. Já olhou no manual da sua fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

deixo em 19v  e 0A  , vou subindo a corrente até aparecer o componente em curto. Normalmente quando chega em 2,5a  ja da para sentir o componente fritando.

 

Não precisa aplicar esta tensão toda, nem mesmo na linha de entrada pra detectar curto.

 

Nas demais linhas de baixa voltagem nem precisa dizer  o que essa tensão alta pode fazer!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, A corrente que é mostrada na sua fonte de bancada na verdade é o máximo de corrente que ela vai suportar antes de ativar o circuito de proteção de desarmar. Quando vc injeta tensão em um aparelho eletronico, placa, etc.. ele vai consumir uma determinada corrente, ou seja, vc injeta apenas a tensão.. vc não injeta a corrente.

 

Exemplo:

 

Um notebook consome em seu estado de funcionamento 1.5A

 

A fonte dele marca 19v e 3.42A

 

na verdade a fonte do próprio notebook foi projetada para injetar 19v e aguentar um maximo de corrente de 3.42 até ativar o circuito de proteção e desligar. Já que ele consome 1.5A, a fonte não irá desarmar.. agora se tiver um curto na placa, ele vai consumir além do normal e pode chegar altissimos valores.

 

com a sua fonte de bancada é a mesma coisa, a diferença é que vc regula a tensão ou a corrente. vc pode determinar um valor máximo de corrente que ele pode consumir até desarmar.

 

Deu pra pegar mais ou menos? Não tenho muito jeito pra explicar as coisas... rsss

 

grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

fui testar a fonte hj pela primeira vez e notei que no visor da amperagem fica apagado, somente aparece algum numero se eu colocar na pci, mesmo eu mudando a voltagem. 

 

como faço para regular a amperagem?

 

Eu encosto as ponteiras da fonte uma na outra e ajusto corrente conforme tenho necessidade. Depois só usar e ela estará regulada para aquela corrente máxima.

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Acho que o legal é sempre meter um kit de lampadas para cada ideia de corrente máxima que acharmos que deve passar pelo circuito ( caso não se tenha uma Fonte Variável ), e ai indiferente a potencia da fonte limitand0-se a alimentação em 3 volts, o que superar cairá na lampada e sabemos se tem ou não curto e ai ir aumentando o tipo ou quantidade da lampada em seri com o circuito de alimentação.....

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...