Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

CCE Win T546P ( C46 MB NPB Ver:E TOP) - Não funciona teclado

Avalie este tópico:


Shadow2012

Posts em destaque

Amigos.

 

Equipamento chegou não ligando. Quando clicava no power piscava led power, apagava e led de carregador conectado passava a piscar em 1 pulso por segundo. As tensões secundárias não estavam sendo liberadas. Consegui liberá-las através de jumper e resistor. Porém o teclado dele só funciona no Setup. Quando carrega sistema operacional o teclado para de funcionar ( ja testei no notepad do Hirens, editor de texto do Linux e instalei Win7 e seus drivers e nada de funcionar).

 

Regravei BIOS, troquei I/O e cristal proximo ao I/O, troquei processador, ressoldei conector do teclado, ME e reflow ( 320 graus 2 minutos) no chipset. Alguém já pegou semelhante?

 

Estou desconfiando de de chipset mesmo..(não possuo máquina para reball ou troca desse componente)

 

*processador i5 e único chipset intel na placa.

 

(PS.: teclado usb funciona)

 

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de mencionar..

 

Equipamento, quando chegou, no ato que plugava o carregador o chipset esquentava bastante e chip de rede, logo ao lado, esquentava tbm. Saquei o chip de rede e o chipset parou de aquecer ao plugar o carregador. Porém, mesmo assim, tive que fazer o procedimento para liberar as tensões secundárias pois o note ao ligar acendia  led de power, apagava e passava a piscar o led de carregador conectado na frequencia de 1 pulso por segundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No setup geralmente usamos apenas as tecla enter, esc, F10, as setas... vê se com o SO carregado apenas estas funcionam, pq o teclado pode funcionar algumas teclas e outras, nas situações: defeito no teclado, defeito no I/O, oxidação nos terminais do I/O, ou terminais mal soldados do I/O.

Dá uma conferida nos terminais do I/O que estão ligados no conector do KB (geralmente os I/Os ficam perto destes conetores)

e vê se as soldas estão bem feitas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por favor descreva melhor como reparou o defeito inicial, vc usou um resistor? sendo que a placa estava matando a fonte?

to desconfiado que o problema esta no inicio do seu reparo, se vc jumpeou possivelmente evitou de passar energia em algum filtro e o teclado esta sofrendo por isso, podendo ate queimar o super io.

 

enfim, descreva melhor qual componente vc fez o jumpeamento, e se a fonte é original ou generica, já vi casos q a fonte travava o touch e o teclado.

 

boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, me lembrei que uma vez resolvi um lance assim trocando o chip7  intel, no caso é o mesmo da sua placa em questão no meu caso era um Positivo Premium 3d N8485, também só troquei depois de ter trocado duas vezes o SIO.

Mas como você falou que a rede estava ruim isso só reforça a idéia de problema no chip7.

 

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por favor descreva melhor como reparou o defeito inicial, vc usou um resistor? sendo que a placa estava matando a fonte?

to desconfiado que o problema esta no inicio do seu reparo, se vc jumpeou possivelmente evitou de passar energia em algum filtro e o teclado esta sofrendo por isso, podendo ate queimar o super io.

 

enfim, descreva melhor qual componente vc fez o jumpeamento, e se a fonte é original ou generica, já vi casos q a fonte travava o touch e o teclado.

 

boa sorte

 

O carregador não é o original mesmo. Creio que não havia "morte"de tensoes. Elas simplesmente não estavam sendo liberadas e após suas habilitaçoes nenhuma fumaça saiu excluindo possivel curto. Segue o que fiz para liberar as tensões. Primeiro verifiquei que não havia +V3,3S (figura abaixo) no pino 8 da BIOS. Depois verifiquei que não havia +V1.5. Entao fiz como mostram as figuras.

 

 

 

CCE_2.jpg.08d0fc31f9abc4226a66076204d23c27.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, me lembrei que uma vez resolvi um lance assim trocando o chip7  intel, no caso é o mesmo da sua placa em questão no meu caso era um Positivo Premium 3d N8485, também só troquei depois de ter trocado duas vezes o SIO.

Mas como você falou que a rede estava ruim isso só reforça a idéia de problema no chip7.

 

Boa sorte.

 

É Alfena...tentarei achar um carregador original mas tudo leva a crer que chip7 foi pro espaço. Só em conectar o carregador ele aquecia muito antes de eu sacar o chip de rede.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ow, q loucura... parabéns pelo raciocinio

Mas qual componente que estava matando as voltagens 3 e 1,5 voce conseguiu descobrir? ou era somente a trilha corrompida ???

se estava matando essas voltagens, quase certeza q possuia algum componente fazendo isso... estou muito na duvida agora, não sou o mais indicado para analise de esquema. quem sabe nossos colaboradores do site consiga nos dar uma explicacao consistente.

 

enfim, eu acredito que o problema está ai, e não no SIO ou chipset.

 

(Voce inseriu tensao na placa e viu se algum componente estava aquecendo? )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ow, q loucura... parabéns pelo raciocinio

Mas qual componente que estava matando as voltagens 3 e 1,5 voce conseguiu descobrir? ou era somente a trilha corrompida ???

se estava matando essas voltagens, quase certeza q possuia algum componente fazendo isso... estou muito na duvida agora, não sou o mais indicado para analise de esquema. quem sabe nossos colaboradores do site consiga nos dar uma explicacao consistente.

 

enfim, eu acredito que o problema está ai, e não no SIO ou chipset.

 

(Voce inseriu tensao na placa e viu se algum componente estava aquecendo? )

 

Acho que não havia "morte" de tensoes. Elas nao estavam sendo habilitadas mesmo.

 

Quem habilita a +V1.5 é o I/O e as secundárias é o I/O talvez juntamente com o chip7. (???? é minha dúvida se o chip7 entra nessa jogada ou não).

 

Normalmente quando insiro  tensoes na placa é quando falta 3,3VAL e 5VAL que não era o caso. Essas tensoes existiam. As secundárias estavam faltando.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ow, q loucura... parabéns pelo raciocinio

Mas qual componente que estava matando as voltagens 3 e 1,5 voce conseguiu descobrir? ou era somente a trilha corrompida ???

se estava matando essas voltagens, quase certeza q possuia algum componente fazendo isso... estou muito na duvida agora, não sou o mais indicado para analise de esquema. quem sabe nossos colaboradores do site consiga nos dar uma explicacao consistente.

 

enfim, eu acredito que o problema está ai, e não no SIO ou chipset.

 

(Voce inseriu tensao na placa e viu se algum componente estava aquecendo? )

 

Acho que não havia "morte" de tensoes. Elas nao estavam sendo habilitadas mesmo.

 

Quem habilita a +V1.5 é o I/O e as secundárias é o I/O talvez juntamente com o chip7. (???? é minha dúvida se o chip7 entra nessa jogada ou não).

 

Normalmente quando insiro  tensoes na placa é quando falta 3,3VAL e 5VAL que não era o caso. Essas tensoes existiam. As secundárias estavam faltando.

 

 

era essa minha duvida, agora esta clareando as coisas... sendo assim acho que não existe outra possibilidade que fazer o reballing e tirar a prova, mesmo achando que por ser fonte generica, possa ter danificado o Chipset fisicamente...Cara, vc ta numa situação dificil, tudo indicaria q seria o SIO mas estao diretamente ligados ao Chipset.

 

parabéns, vc analisou o esquema muito bem, merece meu joinha pelo esforço!

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...