Jump to content
Sign in to follow this  
maxson

Problema com dissipador de calor em processadores (EX: notebook Itautec com I3)

Rate this topic

Recommended Posts

Em um belo dia recebi um notebook da Itautec, onde foi detectado superaquecimento do processador, o que fazia com que o notebook se desligasse por proteção.

Recebi também o aviso do cliente sobre o histórico do notebook já avia passado por muitas assistências técnicas e um autorizada, porém sempre voltava com o mesmo defeito.

 

Para ser mais detalhado no que ocorria vou descrever alguns teste que tinha feito.

 

O notebook liga normalmente com sua temperatura em aproximado 45 a 55 °C.

A execução de programas simples como navegadores, Office, vídeos, etc, mantinha o processador na temperatura entre 60 a 70 °C.

Executado o programa Prime95 para fazer um teste de stress, onde a temperatura ficava entre 89 a 115 °C, sendo que o limite de temperatura indicado pelo programa Coretemp era 115 °C e em cerca de menos de 15 minutos o notebook desligava.

 

OBS: Foi realizado o troca do dissipador, cooler e pasta térmica (tento de cobre quanto de prata) não deram efeito nenhum e também não tinha a disposição de um outro processador para teste.

 

Para casos muito semelhantes em notebooks da positivo e HP, já avia conseguido reparar esse defeito com uma atualização da BIOS.

Pois é pelo programa gravado nela, é que se dá o controle de aceleração do cooler, para assim controlar a temperatura do processador.

 

Mas como é meio complicado (obs: pois não sei se existe) ter as atualizações da BIOS para os notebooks da Itautec, fiz o seguinte:

 

Para o meu caso como o cooler tem três fios, dois para alimentação: positivo e negativo, um para controle de velocidade: positivo, foi preciso retirar somente o fio de controle de velocidade para que o cooler sempre fique em sua rotação máxima. (obs: eu nunca corto o fio, apenas desencaixo do conector para testar e depois é só isolá-lo).

 

Em casos de cooler com dois fios, só vejo a passibilidade de ligá-lo diretamente em 5 volts (ex: USB).

 

Para identificar o fio de controle de velocidade é só medir a voltagem no cooler, o fio que provavelmente esteja com menos de 5 volts é o correto.

 

Depois de feito esse procedimento deixei o notebook fazendo o teste com o prime95 novamente, depois de uns dois dias mais ou menos 10 horas de teste com o prime95 a temperatura máxima marcada foi de 112 °C.

 

 

Mas também ficou uma duvida se esse jeito seria a melhor solução nesse caso.

 

caso não conheça os programa eles são gratuitos e encontrados aqui:

 

programa prime95 =>     

Hidden Content

    Give reaction or reply to this topic to see the hidden content.

programa CoreTemp =>   

Hidden Content

    Give reaction or reply to this topic to see the hidden content.

 

Gostou dá joinha!

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...