Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com dissipador de calor em processadores (EX: notebook Itautec com I3)

Avalie este tópico:


maxson

Posts em destaque

Em um belo dia recebi um notebook da Itautec, onde foi detectado superaquecimento do processador, o que fazia com que o notebook se desligasse por proteção.

Recebi também o aviso do cliente sobre o histórico do notebook já avia passado por muitas assistências técnicas e um autorizada, porém sempre voltava com o mesmo defeito.

 

Para ser mais detalhado no que ocorria vou descrever alguns teste que tinha feito.

 

O notebook liga normalmente com sua temperatura em aproximado 45 a 55 °C.

A execução de programas simples como navegadores, Office, vídeos, etc, mantinha o processador na temperatura entre 60 a 70 °C.

Executado o programa Prime95 para fazer um teste de stress, onde a temperatura ficava entre 89 a 115 °C, sendo que o limite de temperatura indicado pelo programa Coretemp era 115 °C e em cerca de menos de 15 minutos o notebook desligava.

 

OBS: Foi realizado o troca do dissipador, cooler e pasta térmica (tento de cobre quanto de prata) não deram efeito nenhum e também não tinha a disposição de um outro processador para teste.

 

Para casos muito semelhantes em notebooks da positivo e HP, já avia conseguido reparar esse defeito com uma atualização da BIOS.

Pois é pelo programa gravado nela, é que se dá o controle de aceleração do cooler, para assim controlar a temperatura do processador.

 

Mas como é meio complicado (obs: pois não sei se existe) ter as atualizações da BIOS para os notebooks da Itautec, fiz o seguinte:

 

Para o meu caso como o cooler tem três fios, dois para alimentação: positivo e negativo, um para controle de velocidade: positivo, foi preciso retirar somente o fio de controle de velocidade para que o cooler sempre fique em sua rotação máxima. (obs: eu nunca corto o fio, apenas desencaixo do conector para testar e depois é só isolá-lo).

 

Em casos de cooler com dois fios, só vejo a passibilidade de ligá-lo diretamente em 5 volts (ex: USB).

 

Para identificar o fio de controle de velocidade é só medir a voltagem no cooler, o fio que provavelmente esteja com menos de 5 volts é o correto.

 

Depois de feito esse procedimento deixei o notebook fazendo o teste com o prime95 novamente, depois de uns dois dias mais ou menos 10 horas de teste com o prime95 a temperatura máxima marcada foi de 112 °C.

 

 

Mas também ficou uma duvida se esse jeito seria a melhor solução nesse caso.

 

caso não conheça os programa eles são gratuitos e encontrados aqui:

 

programa prime95 =>     

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

programa CoreTemp =>   

 

Gostou dá joinha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...