Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

duvida de funcionamento de pwm

Avalie este tópico:


Harvorax

Posts em destaque

Ruivo, vc foi praticamente uma mae agora, obrigado por investir o seu tempo pra dispor esse material aqui.

joinha merecido e bota merecido nisso ^^

essa onda é quadrada ou triangular ?

lindo seu osciloscópio *_*, to na luta pra comprar um logo.

so n intendi esse ciclo de 1% a 99% onde vc viu isso no osciloscópio?, seria a porcentagem da largura do pulso ?

 

Prefiro que vc me considere um pai, mas voltando ao assunto, quanto a onda; é quadrada, no osciloscópio não ficou tão visível por que eu estava com uma mão segurando a câmera e a outra a ponta de prova, não sendo possível ajustar o osciloscópio para uma melhor visualização. Quanto a porcentagem mencionada, de 1% a 99%, significa a largura do pulso. Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Irving_Ramo:

uhahuahuahua muito engraçado a explicação gostei e ajudou a compreender

 

Harvorax, para vc entender ainda melhor, o PWM  não tem função nenhuma  se ele estiver em 0% ou 100%. Porque?  Em "0% do ciclo seria um interruptor comum desligado(OFF) e 100% do ciclo seria o interruptor ligado (ON), ou seja, não precisaria de ter o modulador de pulso para isso. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

graças a vcs consegui intender bem melhor a logica do pwm com os fets em seus gates

entao a porcentagem é o trabalho q ele esta oscilando, cortando a tensao ou passando entre dreno e sorcer, sendo a chave controlada pela porcentagem do gate.

e essa porcentagem de trabalho é no gate, q vai refletir no trabalho de D para S.

tive literalmente uma aula aqui ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha sugestão para que vc domine o assunto, é montar o circuito...

Para isto vc só precisará uma ProtoBoard, o CI PWM, uma fonte externa de tensão variável para gerar o VIN no CHIP e lógicamente o DATASHEET que normalmente tem as Aplicações com esquemático para poder  adicionar os componentes auxiliares de polarização de entrada (resistores, capacitores) e os de saída (transistores e bobinas "coil" )

Se você tiver um o  Osciloscópio será o ideal....

Aí é só ter muita determinação para ler o Datasheet para poder ir trocando componentes de polarização e ver o resultado acontecer.

Conforme vc pode ver o Datasheet tendo o VIN, o próprio chip gera o restante (se devidamente polarizado com componentes externos)

O verdadeiro projetista foi o carinha que fez o CHIP, a nós cabe somente interpretar o DataSheet e fazer as polarizações..e se você puder ir integrando mais CHIPS, você consegue fazer uma infinidade de aplicativos.

quando eu li seu post pela primeira vez fiquei encucado e eu pensei comigo, esse cara ta doido monta um sistema pwm em uma proto

e por ignorância minha n respondi seu post, vejo q hj isso realmente seja possivel.

obrigado e peço desculpa pelo descaso q fiz de seu comentario.

e hj vejo q posso aprender mais com sua dica.

vou estudar sobre isso e quem sabe fazer um projeto.

aproveito para lhe pedir desculpas.

joinha pra vc tbm companheiro, conto com sua ajuda mais vezes =p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...