Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Mini system lg lm-u1560a a fonte de alimentação falta as tensões nas saidas de 35volts.

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Ola amigos sou novato aqui no fórum e venho para pedir a ajuda e a colaboração de vocês para solucionar o defeito que esta ocorrendo na fonte de alimentação de um aparelho mini system da marca LG modelo lm-u1560a. Testei o transmissor c3202 que fica na localização Q904, nos testes o transistor 11,8 volts na base, 20 volts no coletor do transistor, 17,6 volts no emissor. testei o fotoacmplador, na descrição esta t901, e  também o fotoacmplador que esta na descrição pc903, que aparentemente os dois estão bons sem apresentar defeitos. Desde já obrigado fico aguardando a ajuda dos amigos mais na saida da fonte não esta saíndo os 35 volts que é para sair nos pinos 13,14, e 15 não tem nenhum valor de tenção tá zerado. espero a ajuda de vocês, 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@José Cícero Silva Santos sua solicitação foi transferida para o Fórum correto:  

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

O prefixo ideal para pedido de ajuda neste fórum deve ser: Dúvida ou Análise.

 

O título deve seguir o padrão do fórum: Aparelho + marca + modelo + defeito

 

Obs: Para fazer as alterações clique na palavra editar e faça as correções.

 

Para entender melhor como o Fórum funciona acesse:




Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, 

 

@José Cícero Silva Santos pelo seu relato o str-x6759 (pwm chopper principal) está sendo alimentado.  Assim deduzimos que ele está acionando alguma proteção ou danificado. 

 

Para tanto, vamos aprofundar na análise no secundário para descobrir:

_confira curto entre gnd e pinos 13, 14 e 15 do conector p9701. Se apresentar curto, solte o conector e confira novamente,  caso desapareça é no estágio de amplificação o curto.

_confira integridade do retificador d941.

_troque/confira ic949 (tl431), esse é menos provável de falhas, mas também "derruba" a fonte.

_confira esr dos c550 e c951

_caso sem sucesso,  resta o ic901.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, ohm disse:

Olá, 

 

@José Cícero Silva Santos pelo seu relato o str-x6759 (pwm chopper principal) está sendo alimentado.  Assim deduzimos que ele está acionando alguma proteção ou danificado. 

 

Para tanto, vamos aprofundar na análise no secundário para descobrir:

_confira curto entre gnd e pinos 13, 14 e 15 do conector p9701. Se apresentar curto, solte o conector e confira novamente,  caso desapareça é no estágio de amplificação o curto.

_confira integridade do retificador d941.

_troque/confira ic949 (tl431), esse é menos provável de falhas, mas também "derruba" a fonte.

_confira esr dos c550 e c951

_caso sem sucesso,  resta o ic901.

 

Olá amigos bom dia. Estou aqui para que vocês me ajudem a tirar uma dúvida sobre ete aparelho, que inclusive dois dos amigos ja me deram umas dicas e irei seguir as dicas que eles me deram. Eu removir a fonte deixando a mesma independente do restaurante do sistema para uma melhor análises e estou na dúvida de como fazer a fonte armar. Não sou familiarizado com este modelo, no modelo CM4330 eu já realizei reparos e para armar a fonte eu soldei um resistor de 220 ohmm entre os pinos 9 onde existe uma tenção de 6volts e pino 4 power CTR. Mais neste modelo lm-u1560a eu estou na dúvida se do pino 5 onde há uma tenção de 6volts ão pino 7, ou pino 8 para fazer com que a Fonte arme independente do restaurante do systema. Obrigado e espero a ajuda de vocês,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/08/2020 às 12:21, ohm disse:

@José Cícero Silva Santos resistor 220r entre pinos 5 e 7 do conector p9702 arma a fonte de 35v.

Ja os pinos 5 e 8 arma somente os 5v para placa cd.

Medir as tensões nos capacitores principais da fonte à rede elétrica local aqui é 220 volts. O capacitor c905 mediu 103volts, c904 305volts. Diodos retificador. D959 6.1volt, D940 13.8volt, D943 5.5volt. Após estas medições liguei a fonte em série com uma lâmpada  série e a fonte apresentou curto. A lâmpada acende com todo o brilho, mais  se desconectar um dos terminais do resistor que coloquei para servir como chave entre os pinos 5 e 7 do conector p9702 a lâmpada vai apagando lentamente e apaga completamente indicando que o curto deixou  deexistir, agora resta descobrir onde está esse curto e o que esta causando este curto, alguém aí, têm alguma ideia?

Editado: por José Cícero Silva Santos
Frase incompleta
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, José Cícero Silva Santos disse:

Medir as tensões nos capacitores principais da fonte à rede elétrica local aqui é 220 volts. O capacitor c905 mediu 103volts, c904 305volts. Diodos retificador. D959 6.1volt, D940 13.8volt, D943 5.5volt. Após estas medições liguei a fonte em série com uma lâmpada  série e a fonte apresentou curto. A lâmpada acende com todo o brilho, mais  se desconectar um dos terminais do resistor que coloquei para servir como chave entre os pinos 5 e 7 do conector p9702 a lâmpada vai apagando lentamente e apaga completamente indicando que o curto deixou  deexistir, agora resta descobrir onde está esse curto e o que esta causando este curto, alguém aí, têm alguma ideia?

Olá, corrigindo a citação que fiz sobre o c905 a medição nele foi 305volts.

Editado: por José Cícero Silva Santos
Corrigindo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/08/2020 às 22:05, ohm disse:

Olá, 

 

@José Cícero Silva Santos pelo seu relato o str-x6759 (pwm chopper principal) está sendo alimentado.  Assim deduzimos que ele está acionando alguma proteção ou danificado. 

 

Para tanto, vamos aprofundar na análise no secundário para descobrir:

_confira curto entre gnd e pinos 13, 14 e 15 do conector p9701. Se apresentar curto, solte o conector e confira novamente,  caso desapareça é no estágio de amplificação o curto.

_confira integridade do retificador d941.

_troque/confira ic949 (tl431), esse é menos provável de falhas, mas também "derruba" a fonte.

_confira esr dos c550 e c951

_caso sem sucesso,  resta o ic901.

 

Conferiu essas dicas?

 

9 horas atrás, ohm disse:

 

Qual valor da potencia da lâmpada que usou?

Não respondeu! Se for uma lâmpada de valor muito baixo, pode dar impressão que existe curto no momento do pwm tentar partir. Usa uma de 80 ou 100. 

 

O aparelho mudou o defeito?  No início so não gerava as tensões de 35v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, ohm disse:

Conferiu essas dicas?

 

Não respondeu! Se for uma lâmpada de valor muito baixo, pode dar impressão que existe curto no momento do pwm tentar partir. Usa uma de 80 ou 100. 

 

O aparelho mudou o defeito?  No início so não gerava as tensões de 35v.

Lâmpada de 15wats quando conecta o plugue na tomada acende e fica oscilando a lâmpadas só acende se o resistor que coloquei para simular a chave já estiver conectado entre os pinos 5 e 7, se não estiver, a lâmpada não acende, e o plugue na tomada se ligar o resistor entre os pinos 5 e 7 a lâmpada continua apagada.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, ohm disse:

Ta ai a causa do "falso" curto. Teste com lâmpada de 80w.

A de 15w e pouco para o chopper principal partir. A fonte de stand_by até que vai, pois, consome muito pouco.

Ok, to chegando  do trabalho agora, vou colocar uma lâmpada de 100w e vou ver com é que vai se comportar se continuar vou da mais uma verificada vê se encontro algum componente com defeito. Qualquer coisa eu anormal mando informações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/08/2020 às 17:55, José Cícero Silva Santos disse:

Ok, to chegando  do trabalho agora, vou colocar uma lâmpada de 100w e vou ver com é que vai se comportar se continuar vou da mais uma verificada vê se encontro algum componente com defeito. Qualquer coisa eu anormal mando informações.

Coloquei uma lâmpada de 100w e continua como estava, no pino 4 do strx chega uma tenção 18volts vindo do emissor do Q904 o transmissor c3202, e essa tenção que chega no pino 4 do strx ela só chega até o pino 4 e não aparece em nenhum dos outros pinos, mais aí com o multimetro na escala de 1000volts com a ponta vermelha no pino 4do strx eu dei um Klock com a ponta preta no pino 1do strx e a tenção de 18volts aparece nos pinos 5, 6, e 7. E a fonte se comporta com o funcionamento normal, inclusive nas saidas de 35volts aparece uma tenção estável de 33volts., o que? Me diz sobre estes relatos?,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@José Cícero Silva Santos sua placa nao tem sinais de oxidação? 

 

O pino 4 é vcc e o 1 dreno no mosfet interno. Não possuem ligação direta. Estranho a impedância do multimetro interferir nesse ponto. 

 

Circuito integrado é complicado. So com osciloscipio pra de cara condenar. Entretanto você ja deu um "pente fino ai". Troque esse strx.

Editado: por ohm
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, ohm disse:

@José Cícero Silva Santos sua placa nao tem sinais de oxidação? 

 

O pino 4 é vcc e o 1 dreno no mosfet interno. Não possuem ligação direta. Estranho a impedância do multimetro interferir nesse ponto. 

 

Circuito integrado é complicado. So com osciloscipio pra de cara condenar. Entretanto você ja deu um "pente fino ai". Troque esse strx.

Vou fazer a troca e vê o que vai dar:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...