Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Duvida memoria flash retenção dados

Avalie este tópico:


Luciano gamer

Posts em destaque

@Luciano gamer , olá

 

Se ela permanecer em perfeitas condições, não perderá os dados

 

Como deve saber, esses dados são salvos de forma binária (0 e 1) e sua armazenagem dispensa o uso de energia elétrica. Só é usado a eletricidade na gravação e reprodução

 

Esses códigos binários são gravados em uma espécie de transistor e ele tem sua carga eletrônica modificada de acordo com a informação gravada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Luciano gamer disse:

ja li q a memoria flash retem dados por 5 anos outros dizem no maximo 10 anos mas isaso é guardado sem uso ou com uso constante? para meu caso seria mais para conservação seja de dados em cartao microSD, pendrive ou SSD

 

A memória BIOS é gravada em um chip flash. Se fosse verdade, então nenhuma placa-mãe de desktop ou notebook com barramento DDR1 e DDR2 estaria mais funcionando nos dias atuais. As últimas DDR2 a serem fabricadas foram há mais de 10 anos

 

Nenhuma câmera digital não mais teria suas fotos acessíveis, os MP3 e MP4 já teriam perdido as músicas há tempos ...

 

Ou seja, o mundo já teria parado se fosse verdade com tanta memória flash disponível no mercado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Wikipedia menciona o seguinte:

 

"typically promise retention times of 20 years at 85 °C (185 °F) and 100 years at 25 °C (77 °F)"

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Agora se trabalhar com temperaturas de 150°C 🥵 segundo os Datasheet, a retenção pode cair para uns 10 anos.

 

Acho que em temperaturas de 150°C outros componentes eletroeletrônicos não irão aguentar por tanto tempo !

 

 

 

 

temperatura.png

Editado: por William_R
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Luciano gamer disse:

entendi

 

a duvida era pq antes tinha lido q apos 10 anos de gravação na flash a forma binaria 0 e 1 seria toda zerada apagando os dados

Creio que isso não procede, mas como qualquer componente eletrônico pode apresentar defeito com o passar do tempo, então minha recomendação é que nunca deixe todos os seus arquivos apenas num único local, sempre faça backup. 

Editado: por Gilson Macedo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro @Luciano gamer tenho placa mãe com quase 30 anos e esta com os dados da BIOS preservado.

 

Na boa, para guardar dados por mais de 100 anos, sugiro gravar os dados binarios ( zeros e uns) em pedra como fizeram os egipcios (na brincadeira so para descontrair).  Ou então guarde as informações em papel de muito boa qualidade.

 

So sei dizer que dados que eu gravei em disquetes de 5 1/4" ja se foram a muito tempo pro beleleu e não acho nem unidades de disquetes para instalar em uma reliquia que tenho na oficina.  Na verdade ainda sobrou de recordação um disquete de Boot do Windows 95 OSR2.

 

Os meus primeiros CD-ROM tambem foram pro espaço, pois a pelicula metalica deles se desfez.  Quando surgiram no inicio os CD-Player, dizia-se que eles durariam pelo menos 100 anos.

 

Pois então, tudo eh relativo e depende da qualidade da materia prima e tecnologia empregada na fabricação dos dispositivos de armazenagem

 

Creio que talvez daqui uns 30 anos nem existira mais o padrão USB que conhecemos hoje em dia e quisas o computador que conhecemos atualmente.  Tudo evolui tão rapidamente.

 

Ah, ainda me lembro nos meus primordios quando iniciei na informatica os dados eram gravados em cartões perfurados e em rolo de fitas de papel perfurados e disquetes e fitas magneticas eram meios quase inacessiveis a nivel de chao de fabrica.  Hoje so se encontram equipamentos para leitura desses dados em museus.

 

Editado: por William_R
  • Joinha 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Existe também a FRAM ( Ferroelectric Ram) :
Retenção de dados: 10 anos ( + 85 °C), 95 anos ( + 55 °C), acima 200 anos ( + 35 °C), acho tempo suficiente se quiser deixar uma mensagem pros próximos colonizadores do planeta terra.
Cada byte pode ser lido/escrito 10,000,000,000,000 de vezes.
Os chips armazenam pouca coisa e custam bem caro se comparado a outras tecnologias.
Curiosamente o PS2 tem essa tecnologia embutida tem 32kb de FRAM.
Outra opção seria usar uma fita metálica para armazenar os dados, visto que algumas caixas preta de avião usam essa tecnologia, mas acho que ai já seria bem extremo... provavelmente teria que construir seu próprio hardware para leitura e escrita.

image.thumb.png.7aae03628ac8e773f3121fe93c08255a.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...