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resolvido Nobreak LACERDA TBB3000VA ES220V Bi - Placa Base A300683 03G1

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Boa tarde a todos. Um cliente trouxe esse no-break com a informação de que ele "não estava ligando e que em quase três anos nunca tinha sido preciso fazer qualquer manutenção". Ao abrir o equipamento constatei, pela quantidade de sujeira, que realmente nenhuma manutenção havia sido feita e que as baterias já haviam chegado ao fim da vida útil. Desconectei as baterias, fiz uma limpeza inicial, liguei o no-break e, após o auto-teste, ele deu alarme de falha no circuito de carga, nos terminais de carga das baterias a tensão era de zero volts. Após isso retirei a placa principal para uma limpeza mais detalhada e descobri o motivo dos zero volts, havia uma trilha queimada entre a saída do controlador de carga e o terminal positivo das baterias como mostrado nas fotos.
O que me deixou intrigado é que o tamanho do trecho queimado é praticamente o mesmo de alguns resistores ou fusíveis SMD. Embora o código das placas seja diferente, o circuito desse no-break é muito semelhante ao do Sinus Triad modêlo novo que o colega zazulak disponibilizou aqui no forum, e nele não encontrei referência a qualquer componente entre a placa do controlador e o diodo D3 na placa principal. O diodo não apresenta fuga ou curto e também não há indicação de curto na saída do controlador ou no circuto após o D3.
Minhas dúvidas:
1 - Alguém que já tenha feito reparo em um equipamento igual saberia me dizer se há realmente algum componente nessa trilha ?
2 - Para fins de teste pretendo usar um jumper com fusível de 5A para substituir a trilha, o que vocês acham ?
3 - Seria aconselhável remover toda a área carbonizada na placa para evitar possíveis fugas de corrente ?
Agradeço antecipadamente a ajuda de todos e desculpem pelo post gigante.

20200824_102010.jpg

Trilha queimada.jpg

Controlador e baterias.jpg

Editado: por JoeRob
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Buenas,

 

a semelhança com o SMS não é coincidência.. ambos são made in China, talvez feitos pelo mesmo fabricante. Se não me engano, esse Lacerda é fabricado pela Kstar, que também fabrica para outras marcas, como a HDS, MKS, etc.. O projeto deles é basicamente uma cópia dos Eaton 9120/9130.

 

A maioria dos defeitos desse tipo são provocados por essas trilhas mesmo. Ele tem várias trilhas que percorrem um longo caminho pela placa de potência, e passam perto da parte onde ficam as ventoinhas. Com o tempo a poeira e a umidade vão degradando as trilhas até que elas rompem, e a oxidação que se forma pode acabar fechando curto com as trilhas que passam ao lado da trilha afetada. O que costumo fazer nesses casos é lixar as trilhas, remendar com um fio de cobre com diâmetro proporcional, limpar bem com solvente, e por fim envernizar (pode usas esmalte de unha incolor). Quase sempre só isso já resolve. 

 

O fabricante desses nobreaks xing-ling oferece a opção de proteção adicional contra umidade na hora da compra, o que aumenta um pouco o custo. Algumas empresas que revendem esses nobreaks (como a Logmaster e a Global Power) no início compravam o modelo sem proteção e, depois de alguns problemas com oxidação, passaram a mandar vir as placas com a proteção, que é uma camada adicional de verniz a prova de umidade. 

 

Não tem nenhum componente ali na trilha.. é só remendar a trilha e correr pro abraço, mas é bom remover qualquer resíduo de oxidação e carbonização que possa criar fuga para as trilhas adjacentes antes de ligar. 

 

ps. Se esse nobreak tiver um jumper de fio que passa por cima do dissipador maior, indo do ponto onde conecta o negativo das baterias para um ponto próximo aos FETs do conversor DCDC, jamais ligue o nobreak sem esse jumper, senão, BUM! Explode os FETS do DCDC na hora. É comum precisar remover esse jumper para tirar aqueles pedaços de papelão que protegem os dissipadores do contato com a carcaça e esquecer de colocar antes de ligar. 

  • Joinha 2
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