Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

gvnotebooks

Posts em destaque

Pessoal, tudo bem. Preciso muito da ajuda de voces. 

Esse notebook Samsung entrou com o problema de não reconhecer a GPU. Aparentemente, é um defeito recorrente nessa série. Antes de mexer na placa, percebi alguns problemas antes.

O notebook ligava, gerava imagem e funcionava perfeitamente, mas sem reconhecer a GPU. Havia tensões em suas bobinas, memórias e nos capacitores em cima do chip. Percebi que em algum momento, ao ligar o notebook, a GPU passava dos 100 graus com 3 segundos após ligar, ao o note desligava e seguia ligando normalmente... Isso não ocorria sempre. Lembrando que quando ocorria da GPU chegar a essa temperatura, o consumo passava dos 4A na fonte assimétrica 

 Removi a GPU. A solda nessa placa é muito dura, parece que tem cola, ruim de mexer. Essa GPU fica muito próxima ao CPU, que é um I7 HQ, um chip enorme. Existe alguns fatos, deixarei num resumo no fim do texto. 

 Fiz o reballing da GPU, sem esperança do seu funcionamento, pois com o sintoma que ela tava apresentando, de esquentar muito ao ligar, eu nem contava muito que ela funcionaria, mas fiz o reballing assim mesmo, meu erro. 

 O notebook não gerou mais imagem. 

 O notebook liga, gera todas as tensões, mas não gera imagem. CPU e GPU com temperaturas normais. O sintoma que a GPU apresentava não aconteceu novamente. Mas tudo parou de vez.

-----

  •  Ja isolei a GPU removendo as bobinas de alimentação, ja removi a GPU e liguei sem ela tbm. 
  •  Ja regravei a Bios (com o único arquivo encontrado aqui no fórum) e o I/O tbm. 
  •  Percebi que não há o pulso de selftest do vccGT que possui nesses processadores ao ligar. Eu sei que só há tensão no GFX quando está no sistema operacional. Mas quando liga, tem que haver um pulso breve. Havia um notebook (Acer) aqui com o processador da mesma geração, o pulso é perto dos 900mv por uns 175ms. 
  • Troquei a eeprom. A original é uma Gigadevice GD25Q64C, troquei por uma Winbond 25q64fvsiq, que seria compatível. 
  •  Fiz clear Me tanto na baixada aqui no site quanto na original. 
  •  Percebo que quando eu desligo, seja pela fonte ou segurando o botão, a tela da uma piscada rápida. 
  •  Consegui conferir os cristais, todos estão OK. 
  • O processador possui 3 fases para CPU_Core e 2 para o GFX. Eu removi as 2 GFX e "peguei emprestado" um dos CI's de uma das fases do CPU e coloquei no GFX. Como é o mesmo, não tem problema e o CPU funcionaria com 2 fases, para teste. E não funcionou tbm. 
  • Percebi que, como falta o pulso nesse GT, reparando o funcionamento dos Ci's dos cpu_core, no pino 1 há sinal pwm, com oscilações. Ja no GFX, esse sinal ta fixo, sem oscilar. Me faz suspeitar do controlador do processador. 
  • Ao ligar a placa, o consumo vai para 1.35A~ 1.3A, 21 segundos depois cai para 1.08 ~ 1.10. Aumenta bem devagar de acordo com a temperatura vai subindo, natural. 

-----

 Alguns componentes:

 

Controlador do processador: ISL 95855 (não achei datasheet)

Fases do processador: 59924M (não achei datasheet)

GPU: GTX1050

CPU: SR32Q (i7-7700HQ)

PCH: SR30W (HM175)

Fases GPU: Z1237QI2 

 

----

Não encontrei nem esquema nem boardview para essa placa. E bios encontrei só uma aqui. 

Editado: por gvnotebooks
Correção do título
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 06/12/2020 às 00:16, NinjaInfo disse:

Ainda esta com o aparelho?

 

 Cara, não estamos mais com o mesmo aparelho. Mas estamos com a placa, pois resolvemos com o cliente de outra forma. Esqueci de mudar o status do post. 

Compramos umas sucatas desse note tbm. Temos uma outra placa-mãe com o mesmo problema. Constatamos que esse problema pode ser o processador mesmo. Esperando uma oportunidade para comprar no Aliespress e sanar essas dúvidas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, gvnotebooks disse:

 Cara, não estamos mais com o mesmo aparelho. Mas estamos com a placa, pois resolvemos com o cliente de outra forma. Esqueci de mudar o status do post. 

Compramos umas sucatas desse note tbm. Temos uma outra placa-mãe com o mesmo problema. Constatamos que esse problema pode ser o processador mesmo. Esperando uma oportunidade para comprar no Aliespress e sanar essas dúvidas. 


a minha esta com problema no +5vs essa tensão alimenta os driver do processador e PWM de VCORE e GPU, isolei a trilha movendo o resistor do PWM do VCORE o processador esquentou mas nao tem +5vs vou te mandar os documentos que consegui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gvnotebooks   -  @NinjaInfo amigos, presamos pela organização do Fórum. Está confuso, pois se está analisando o defeito de 2 usuários em um mesmo tópico.

 

- Duvida: gvnotebooks seu tópico ainda está a valer?

 

- NinjaInfo, abra um tópico com seu problema para ajuda dos colegas.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/12/2020 às 18:34, FLAVIOTECH disse:

@gvnotebooks   -  @NinjaInfo amigos, presamos pela organização do Fórum. Está confuso, pois se está analisando o defeito de 2 usuários em um mesmo tópico.

 

- Duvida: gvnotebooks seu tópico ainda está a valer?

 

- NinjaInfo, abra um tópico com seu problema para ajuda dos colegas.

 

 

Pode fechar o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...