Jump to content

devolvido Mini System Philips FWC270 breve som nas caixas quando desliga da energia

Rate this topic

Recommended Posts

Aparelho liga tem audio nos fones e nas caixas um breve momento ao desligar da energia.

Tem um circuito de proteção que aciona o 7302 STP16NE caso ocorra algum problema no 7301 AN17830A. 

A alimentação VCC normal é em torno de 15v, com o mosfet engatilhado vai a 30v colocando o ci em proteção.

Cheguei a trocar o 7303 BC856 pois medi curto entre B e C, mas acontecia que o curto medido era proveniente do mosfet que ficava conduzindo sem motivo, fiz a troca por um mosfet de revestimento isolado e problema resolvido. No teste com multimetro o mosfet também não desarmava as vezes.

Estou lidando num aparelho igual que esta com um AN7125 torrado e sem audio, fiz ampla revisão e está tudo correto, desconfiado do AN resolvi trocá-lo mas na oficina hoje só tenho o AN7522 e não funcionou também. Ambos são o mesmo pinout porém muda a potência. Mas pode estar com defeito pois peguei de sucata.

Em teste por um tempo, em breve colocamos como resolvido.

Edited by Niemeyerd
  • Like 1

Bom dia, oque que troquei o mosfet ficou bom.

O outro aparelho que tem aúdio nos fones, aúdio até os pinos do AN, alimentação, Stby 4,56v  mute 0V, tudo ok. Este já troquei duas vezes o AN17830 esse não tem jeito de amplificar para as caixas.

A principio estava desconfiando dos ci's, tentei até com outros  como AN7522 que muda o pino 9 é Volume.

E com AN17820B volume também no pino 9 e nenhum amplificou.

Tenho certeza que audio chega até o c.i. , alguém já passou raiva com esses AN comprados? Porque não tem como não funcionar de acordo com minha análise, se esqueci de algo aceito sugestão.

• Like 1

Olá,

@Niemeyerd fiquei na dúvida. Ficou confuso, você citou defeito de dois aparelhos!

O que necessita de ajuda não tem áudio em momento algum?

Teste continuidade dos pinos 4,10,10,12 aos bornes de saída para auto falantes.

É um circuito de amplificação com poucas peças à serem inspecionadas. Segue a lógica, chegou áudio, tem alimentação, stand_by em nível alto, mute em nível baixo, integridade das trilhas, só resta o circuito integrado ruim.

• Like 1

Por fim, confira tensao dc de meio vcc (metade do valor do pono 1) em cada terminal da saída para auto falantes. 

Outro detalhe,  na hora de soldar, certifique que os capacitores estão descarregados. 

Entretanto, vai ser peça falsificada. 

• Like 1

2 horas atrás, Niemeyerd disse:

Aproveitando...porque ao soltar o pino "mute" dá ronco nos falantes e puxa o cone para trás ?

Agora ruído típico de 60hz ao tocar o dedo nos pinos isso nunca deu.

Sim , pode ocorrer. O pino mute nao pode ficar "flutuando". 

• Like 1

Troquei  o AN17830A e não funcionou.

Porém agora não tenho mais nível alto no pino stby do AN, soltando o pino aparece os 4,55v

Não queria acreditar que peguei mais um c.i. novo e ruim !

No 3384 1k5 tenho 3,3v num lado e 1,5v noutro que é o do pino stby.

Se eu solto o pino stby aparece 4,55v no 3384.

Edited by Niemeyerd

51 minutos atrás, Niemeyerd disse:

Troquei  o AN17830A e não funcionou.

Porém agora não tenho mais nível alto no pino stby do AN, soltando o pino aparece os 4,55v

Não queria acreditar que peguei mais um c.i. novo e ruim !

No 3384 1k5 tenho 3,3v num lado e 1,5v noutro que é o do pino stby.

Se eu solto o pino stby aparece 4,55v no 3384.

Está tendo 1,2mA disponível para a malha do stand_by do ic. Está pouco. 

41 minutos atrás, Niemeyerd disse:

O nível do Sinal Amp_on nunca saí do alto, 4,55v.

Mesmo plugando fones, desligando e deixando em Stby...

Nos fones segue aúdio normal.

Era para ficar em nível baixo com o som desligado. O pino 79 do micro (ic 7400) nao deve está indo ao nível baixo ou o resistor 3504 está aberto. 

Confira 3504 (100r) e 3443 (1k).

• Like 1

Ok, lembrando que estou fazendo todos testes com mosfet 7302 solto da placa.

E mesmo alimentando com 5v no stby não funciona, o consumo não passa de 14mA no pino.

Vou deixar este aparelho para sucata, ja deu muita mdo sem sucesso. Desconfio que já é  o terceiro AN17830 falso. E ainda tem esse problema do Amp_On nao está mudando de estado. 

E tem mais uma que descobri agora, em modo tuner, que era o objetivo de uso do rádio, tem um mau contato conforme movimemto a placa entra um ronco de fonte mau filtrada na sintonia. Procurei por placa trincado ou trilhas e nada aparenre.

Edited by Niemeyerd