Jump to content
djsync

notícia Bateria de lixo nuclear promete durar 28.000 anos sem recargas

Rate this topic

Recommended Posts

Posted (edited)

Bateria nuclear

As baterias atômicas - ou baterias nucleares - estão no horizonte há décadas, com promessas como uma bateria que não precisa ser recarregada e mesmo baterias nucleares de diamante que duram milhares de anos.

NDB-Phone-I.thumb.png.d7885ae1f2b7c94d2e5011e905a00f80.png

 

Contudo, assim como a indústria nuclear, depois de vários acidentes catastróficos, vem passando por um longo vale, nunca houve muito apelo em usar baterias nucleares dentro de casa ou junto ao corpo, em aparelhos portáteis, por exemplo.

NDB-EV.png.930d46362026d65dc7772f0de0f305f6.png

 

Agora, uma empresa emergente dos EUA, a NDB, está chamando novamente a atenção da mídia ao buscar recursos no mercado para viabilizar suas baterias nucleares de nanodiamante. A empresa foi selecionada em um certame para auxiliar empresas emergentes a levantar fundos para o empreendimento, e agora está pedindo que as pessoas comprem suas ações ou façam doações.

 

As letras miúdas, contudo, não escondem o fato de que os empreendedores reconhecem que "é uma tecnologia emergente, portanto, existem alguns desafios técnicos especializados que precisam ser resolvidos. Felizmente, a equipe técnica do NDB tem vários nanotecnologistas de diamante com a experiência certa para trazer a NDB à vida. Existem três marcos principais, [1] uma prova de conceito, onde mostramos que a NDB funciona, [2] o dimensionamento, que aumentará a produção do dispositivo em uma especificação comercialmente útil, o que nos permitirá [3] abrir uma fábrica para produção em massa, criando empregos e riqueza."

 

Escudo de diamante

O nome da empresa, NDB, é uma sigla para sua tecnologia, chamada NanoDiamond Battery, ou bateria de nanodiamantes.

Os nanodiamantes são essenciais para restringir a radiação ao interior da bateria, mantendo-a segura.

O princípio de funcionamento é conhecido como betavoltaico, utilizando um isótopo radioativo, neste caso o carbono-14.

 

A proposta da empresa é usar o rejeito radioativo das usinas nucleares, mais precisamente, as barras de grafite que são usadas para controlar a fissão nuclear nos reatores, e que por isso se tornam altamente radioativos, virando lixo nuclear, que precisa ser armazenado virtualmente "para sempre".

 

O grafite é carbono, cuja composição passa a ser rica no radioisótopo carbono-14 depois de seu uso no reator nuclear. O carbono-14 não é muito estável, sofrendo um decaimento beta - daí o nome betavoltaico -, liberando um elétron e um antineutrino e gerando nitrogênio.

 

A ideia da empresa é purificar o grafite do lixo nuclear e usá-lo para, sob pressão, criar nanodiamantes de carbono-14. O diamante funciona como semicondutor, coletando os elétrons liberados no decaimento beta e transportando-o para o exterior da bateria, onde pode alimentar um circuito. Enquanto isso, nanodiamantes de carbono-12, criados no mesmo processo de pressão, funcionam como escudo contra a radiação.

 

Os cálculos indicam que uma bateria nuclear com esta tecnologia poderá produzir 3,48 vezes mais energia do que uma pilha AA comum, mesmo sendo 53% menor.

NDB-700x394.jpg.9572681b16a0bb9e3e501fbb19db186e.jpg

 

E, estima a empresa, a bateria atômica poderá lhe fornecer carga por 28.000 anos, sem precisar recarregar - desde que a bateria não vaze, claro, como tem acontecido com inúmeros supertambores desenvolvidos para guardar o lixo nuclear. Nesse caso, a falta de energia para seu aparelho será o menor dos seus problemas.

 

fonte: inovacaotecnologica.com.br

Edited by djsync
  • Like 4
  • Nice 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Provavelmente não vamos viver para ver. Já tem uns 8 anos que ouço das baterias de grafeno e ainda não temos um celular usando essa tecnologia... uma pena.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • By iohann_palm
      Boa tarde colegas!!
       
      Nunca arrumei uma bateria, ate pelo custo x beneficio, mas esta bateria esta 500 conto... 
      então troquei todas as células da bateria, até reconhece a carga e carrega ela, mas tiro a fonte ele desliga...
       
      por onde começo, não entendi muito bem o sistema dela, ele carrega cada modulo de 3,7? ou carrega nas extremidades com 15v? se coloco na fonte de bancada 15v nas extremidades um dos CI  aquecem...


    • By AltaVoltagem
      Olá galera... Um amigo me procurou para tentar ajudá-lo.
      ele possui uma bateria 12v e 7A, gostaria de estar reduzindo para 6v..
      inicialmente para mim, seria fácil, só utilizar uns capacitores e o transistor regulador de tensão, tipo um Lm7806..
      porém observei que o mesmo não funciona com 7A, estou correto?
       
       
      Alguém tem uma sugestão e/ou um esqueminha ai para eu montar aqui?
    • By Rods
      Esse é um chamado técnico bom de resolver!!
       
      https://www.techtudo.com.br/google/amp/noticias/2020/09/tv-antiga-deixou-cidade-inteira-sem-internet-pela-manha-por-18-meses.ghtml
    • By everaldo designer
      Ola amigos tudo bem.
       
      Essa placa somente funcionava com a carga da bateria.
       
      Na fonte quando colocava ficava piscando o led, em curto a placa como sabemos, na assimetrica já dava 5a, logo pensei que fosse os fets de entrada lógico, porem para minha surpresa não era.
       
      Fui entrão para o fet comutador e não era, ele estava separando bem os 19v do vin e os 12v do bat.
       
      Então troquei o u5 P2808a1 e resolvi o problema, engraçado que ele estava bem, não estava estourado, porem tecnicamente sabemos que ele recebe os 19v da fonte e os 12v da bateria, esse setor de 19v que estava com defeito interno no CI.
    • By jojomanjo58
      💥Essa daqui vai para os fãs de um futebol! 💥

      Quando virar pai, se eu puder dizer uma coisa ao meu filho sobre essa quarentena, com certeza será: foi o ano em que joguei tudo que tinha para jogar em relação a futebol. Eu não estou brincando.
      .
       Segue a lista dos jogados até agora: Brasfoot, Sokker, FIFA , PES... Enjooei tanto desses que fui procurar por novos, e deu vontade de compartilhar esse com vcs!
      (afinal, jogo bom merece ser promovido)
      .
      Estou falando desse cara aqui:  br.footballteamgame.com/join
      .
      Simplismente é o browser game que mais estou ansioso para jogar nesse ano, e acho q vcs vão gostar. Digo ansioso pq ele está para lançar mês que vem. Nele, a ideia é que criemos um jogador, gerenciemos um time e treinemos as habilidades do jogadores, entre outras coisas. Achei ele genial pq me pareceu q eles conseguiram misturar elementos de outros clássicos dessa pegada, sem deixar de lado o moderno e atual - dá até para montarmos um time com outras pessoas!
      .
      Bom, é isso, espero que curtam essa recomendação! Para desktop,  tbm ando jogando TF2, Foundation e Fall Guys, hehehhee.
      .
      Mas quem pilhar de se resgistrar nele, deixe o nick nos comentários, vai ser um prazer montar um time com vcs futuramente!

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...