Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido HP G42 220BR DA0AX3MB6C2 rev: C Nao liga depois de tentar trocar a BIOS

Avalie este tópico:


Thiago kbca

Posts em destaque

Fala pessoal, blz?

Então, peguei esse notebook ligando, mas sem subir vídeo. Pesquisei e a maioria esmagadora pra esse modelo sugeriu a troca da BIOS. Pois bem, comprei uma no ML gravada já e fui trocar. Fiz a troca e o danado nao ligou mais... Nem o LED na entrada de carregador acendeu nem mais sinal de vida nenhum.

 

Na verdade, a única coisa que ele fez foi um leve pisca no led do botao Power e também um intrigante leve brilho vindo desse componente menor conforme a foto. 

 

Eu retirei a BIOS novamente numa tentativa de ressoldar, mas não coloquei novamente devido a esse fato intrigante que não sei o que é.

 

Lembrando que quando coloquei a BIOS nova, fiz testes nos pinos e só chegaram em 0.12, 0.16v. Tambem testei os pinos do conector DC Jack e também não apresentaram 5v.

 

Será que há curto nesse componente menor que aparece um leve brilho na cor alaranjada?

 

Agradeço desde já as orientações pra tentar descobrir. 

 

IMG_20200830_215533.jpg

Editado: por Thiago kbca
Apertei em salvar antes de terminar o topico.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago kbca, esse componente laranja que você se refere é um capacitor, se este apresentar um brilho e esquentar é devido ao mesmo estar em curto. Remova-o da placa e faça o teste para ver se as tensões voltam ao normal. Qualquer coisa utilize o esquema elétrico para ver as informações deste componente. 

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Pessoal, bom dia!

 

Retornando aqui para as novidades. Troquei o Resistor (não era capacitor, era resistor mesmo o R62), desculpem.

Ao trocar o resistor, com a bios nova que comprei gravada, não deu sinal de vida.

 

Daí retirei a bios nova, botei a antiga e ele acendeu o led do conector DC Jack, já deu uma felicidade kkkk, mas ao apertar o botão power, o led acende, o cooler gira e já para tudo. :( É coisa de 1 segundo ou 2 no máximo, aperto o botão, ele acende o led, gira o cooler e para na hora.

 

Então, fui medir as tensões na bios, normal 3v nos pinos 3, 7 e 8. Estranhei e fui no dedômetro para achar algum ci esquentando e achei... o PWM PU5.

 

Encontrei tensões de até 8v nele e nos componentes ao redor.

 

Quando ele esquenta, é curto nele mesmo ou pode ser outro componente causando isso?

 

O que vocês acham?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para relembrar, quando peguei o note ele ligava tudo normal, mas não dava vídeo.

COmprei a BIOS gravada no ML e quando troquei encontrei o Resistor R62 em curto.

Troquei ele com a nova bios e não deu sinal de vida.

 

Coloquei a bios antiga com o Resistor trocado e ele acendeu o led DC Jack, mostrou 3v nos pinos da Bios antiga e quando apertava o botão power, ele rodava o cooler rapidamente com o led aceso e parava em seguida... 

 

Encontrei então o PWM (PU5) esquentando muito, retirei o mesmo e não sei mais o que fazer a partir daí.

 

Será que a troca dele resolve ou tem outros componentes que possam interferir no funcionamento dele?

 

Agradeço a ajuda de todos para tentar resolver essa bronca e entregar o note funcionando ao cliente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Thiago kbca disse:

Só para relembrar, quando peguei o note ele ligava tudo normal, mas não dava vídeo.

COmprei a BIOS gravada no ML e quando troquei encontrei o Resistor R62 em curto.

Troquei ele com a nova bios e não deu sinal de vida.

 

Coloquei a bios antiga com o Resistor trocado e ele acendeu o led DC Jack, mostrou 3v nos pinos da Bios antiga e quando apertava o botão power, ele rodava o cooler rapidamente com o led aceso e parava em seguida... 

 

Encontrei então o PWM (PU5) esquentando muito, retirei o mesmo e não sei mais o que fazer a partir daí.

 

Será que a troca dele resolve ou tem outros componentes que possam interferir no funcionamento dele?

 

Agradeço a ajuda de todos para tentar resolver essa bronca e entregar o note funcionando ao cliente.

 

Você comentou sobre esse equipamento ligar sem vídeo, que a maioria dos casos que viu indicavam BIOS, porém tenho experiência diferente com esse modelo HP G42:

 

Quando ele líga sem vídeo, chega a piscar a tecla caps lock (sim, amigos, ele tem LED nessa tecla)?

Se pisca, é quase 100 % de certeza que é problema de BGA no(s) chipset(s)

 

Sobre a nova BIOS, é realmente igual à original?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, FLAVIOTECH disse:

@Thiago kbca ao ter retirado o PU5 espero que o amigo não tenha liga a placa a rede elétrica ok. Outro detalhe, o CI Bios que comprou possa não ter vindo com o arquivo correto ao modelo e revisão dessa placa mãe aí incompatibilidade. 

Liguei sim, sem saber que não podia. 🤦🏻‍♂️ Acabei com a placa então? 😲

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Tony Cezar disse:

 

Você comentou sobre esse equipamento ligar sem vídeo, que a maioria dos casos que viu indicavam BIOS, porém tenho experiência diferente com esse modelo HP G42:

 

Quando ele líga sem vídeo, chega a piscar a tecla caps lock (sim, amigos, ele tem LED nessa tecla)?

Se pisca, é quase 100 % de certeza que é problema de BGA no(s) chipset(s)

 

Sobre a nova BIOS, é realmente igual à original?

Não piscou o capslock. Quando peguei ele ligava o led power e o cooler normalmente, mas não dava vídeo de jeito nenhum. Nem com monitor externo na VGA ou HDMI. Ele ligava normal mas sem vídeo e sem led do capslock. Daí a compra de uma nova BIOS. É idêntica a original winbond de mesma referência e pelo anúncio eles testam antes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Thiago kbca disse:

Liguei sim, sem saber que não podia. 🤦🏻‍♂️ Acabei com a placa então? 😲

existe uma chance de ter danificado sim.. sem o PWM ,os Mosfet não tem mais controle e algum deles podem acabar conduzindo, jogando a linha de 19 em uma aréa de menor tensão (não sei de qual linha esse pwm pertence) danificando outros componentes da placa.. só uma pergunta, essa placa é AMD ou Intel?

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

outra recomendação que dou pra você, compre um regravado de bios, não vai nessa de comprar chip gravado, existe o famoso CH341A que é baratinho, e é compatível com a maioria das Eproms usadas no mercado. esse lance de chip gravado, não se tem garantia nenhuma sobre a integridade do arquivo e versão.. 

Editado: por Emanoel_2.0
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Emanoel_2.0 disse:

outra recomendação que dou pra você, compre um regravado de bios, não vai nessa de comprar chip gravado, existe o famoso CH341A que é baratinho, e é compatível com a maioria das Eproms usadas no mercado. esse lance de chip gravado, não se tem garantia nenhuma sobre a integridade do arquivo e versão.. 

Concordo com o amigo, um gravador baratinho já é suficiente para a maioria de equipamentos o CH341A é muito bom , eu uso o minipro, a desvantagem de se comprar um chip já regravado é que as vezes existe varias versões para o mesmo modelo de placa, chips virgens eu comprei um lote da china para reserva.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Emanoel_2.0 disse:

existe uma chance de ter danificado sim.. sem o PWM ,os Mosfet não tem mais controle e algum deles podem acabar conduzindo, jogando a linha de 19 em uma aréa de menor tensão (não sei de qual linha esse pwm pertence) danificando outros componentes da placa.. só uma pergunta, essa placa é AMD ou Intel?

Eita Deus... kkkk entendi, to aprendendo também, então, estava correndo o risco. A placa é Intel. O PWM fica bem próximo do conector DC Jack.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Emanoel_2.0 disse:

outra recomendação que dou pra você, compre um regravado de bios, não vai nessa de comprar chip gravado, existe o famoso CH341A que é baratinho, e é compatível com a maioria das Eproms usadas no mercado. esse lance de chip gravado, não se tem garantia nenhuma sobre a integridade do arquivo e versão.. 

Ok, vou providenciar um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, rampa disse:

Concordo com o amigo, um gravador baratinho já é suficiente para a maioria de equipamentos o CH341A é muito bom , eu uso o minipro, a desvantagem de se comprar um chip já regravado é que as vezes existe varias versões para o mesmo modelo de placa, chips virgens eu comprei um lote da china para reserva.

ok, eu até vi outras postagens aqui do pessoal falando sobre as versões, mas imaginei que viria funcionando mesmo.

Agora nem tenho a Bios corrigida nem o PWM e provavelmente outros componentes né? :( Teria algum teste a se fazer nessas condições para identificar outros defeitos ou terei que providenciar a nova BIOS quando tiver com meu gravador e um PWM zero?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigo, estive lendo a primeira postagem que foi em postado 30 de agosto, depois de trocar a bios não ligou mais e tinha somente 5v no conector dc jack = a fonte esta armando a proteção, concluo que esta placa entrou curto depois da troca da bios pois ligava, o que se deve fazer agora é voltar pwm pu5 no lugar e baixar o esquema para analisar, com o auxilio do multímetro na escala de continuidade verificar possíveis curtos em capacitores e mosfets, uma fonte de bancada seria importante também. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/10/2020 às 12:56, Thiago kbca disse:

Eita Deus... kkkk entendi, to aprendendo também, então, estava correndo o risco. A placa é Intel. O PWM fica bem próximo do conector DC Jack.

 

@Thiago kbca infelizmente amigo essa placa mãe já era viu. Recomendo a troca dela viu. Não esqueça mais não se pode ligar a placa mãe a rede elétrica se um Buck converter ( que a gente costumou chamar de PWM )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/10/2020 às 20:55, rampa disse:

Boa noite amigo, estive lendo a primeira postagem que foi em postado 30 de agosto, depois de trocar a bios não ligou mais e tinha somente 5v no conector dc jack = a fonte esta armando a proteção, concluo que esta placa entrou curto depois da troca da bios pois ligava, o que se deve fazer agora é voltar pwm pu5 no lugar e baixar o esquema para analisar, com o auxilio do multímetro na escala de continuidade verificar possíveis curtos em capacitores e mosfets, uma fonte de bancada seria importante também. 

Coloquei o PWM no lugar e agora tem um mosfet esquentando muito.

 

image.png.a58aebb5d5da69118620c45946f1e313.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • CJ bloqueou este tópico
Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...