Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notícia Desfragmentação De Disco Diária – Bug No Windows 10

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Desfragmentação De Disco Diária – Bug No Windows 10

 

A última atualização do Windows 10 (2004) está repleta de melhorias consideráveis, no entanto, os bugs persistem em assombrar muitos usuários. Recentemente o site WilderSecurity relatou um problema que muitos usuários tem enfrentado, o problema em questão tem relação direta com discos SSDs, o Windows está otimizando todos os dias esses discos, e isso pode não ser muito bom para o driver.

 

image.thumb.png.41398e1ddc92f5a7a0e1685734a7b0c7.png

 

Onde está o Bug?

O que se ocorre é bastante simples (até a edição desse artigo a Microsoft ainda não corrigiu essa que pode ser uma falha) a manutenção automática do Windows faz todos os dias algumas checagens no sistema o que inclui otimizar ou desfragmentar unidades.  O problema está relacionado aos discos SSD, quando a manutenção automática otimiza esses discos a próxima verificação não deveria otimiza-los novamente, o Windows não está fazendo o registro que informaria o próprio sistema que o disco em questão já foi otimizado no dia anterior. Veja na imagem abaixo que a otimização foi feita as 14:51 do dia 17-06-20.

 

image.thumb.png.bc94cbe6d840636de2a23d1231abdfbd.png

 

Já na imagem abaixo, menos de 24 horas depois o sistema de desfragmentação do Windows informa que o disco “precisa de otimização”.

 

image.thumb.png.10900bbf4e362159735de9c6b8e6111b.png

 

 

Más otimizar os discos SSDs não causa problema! Na verdade, isso é algo muito relativo, visto que Windows apenas otimiza o TRIM e não desfragmenta. No entanto, fazer isso constantemente não é bom para driver, assim esse bug do Windows pode fazer o disco perder aos poucos vida útil (o que não acontece da noite para o dia, talvez leve meses, anos etc).

 

Otimização manual

Primeiro vamos desabilitar a função da manutenção automática que otimiza os discos. Abra o menu do Windows e digite “Desfragmentar” clique para abrir o aplicativo nativo do sistema.

 

image.thumb.png.b87f110c2fbcccbf0093ba658df6e7ab.png

 

Ao abrir o desfragmentador clique em “alterar configurações”.

 

image.thumb.png.9f8909d615224a8736bb3c660cd16d60.png

 

Agora clique “escolher”.

 

image.thumb.png.bef861c7b7524ee2e136494683f7e482.png

 

Na tela exibida desmarque as unidades SSDs, clique ok. Pronto, com isso a manutenção do sistema não irá mais otimizar o TRIM desses discos. No entanto, é muito importante você otimiza-los a cada sete dias ou quinze dias. Veja nos passos abaixo!

 

image.thumb.png.4f9008d127e5cb46cbded4dac6e7e562.png

 

 

Usando programas

Acima você conferiu como funciona a manutenção automática do Windows, o que inclui o desfragmentador nativo do sistema, talvez você até o use. No entanto, é possível ir além disso e realmente otimizar ou desfragmentar seus discos SSDs. Em nosso exemplo vamos usar o programa Defraggler da Piriform, baixe-o aqui.

Ele é bem fácil de usar, veja na imagem abaixo depois de abrir o programa que se você selecionar o disco SSD e clicar em “Analisar” o programa irá mostrar uma porcentagem de arquivos Fragmentos no disco (guia Fragmentado). No exemplo abaixo apenas 8% dos arquivos estão Fragmentados, ou seja, apenas otimizar o TRIM desse disco é o suficiente.

 

image.thumb.png.f6a9164b85fb1598e5f5842059891505.png

 

 

Em outro cenário se o disco após a analise informar uma alta taxa de arquivos Fragmentos, e você perceber que seu sistema anda lento ao copiar arquivos, iniciar o Windows etc. Você pode tentar apenas otimizar o TRIM, se mesmo assim a taxa de arquivos fragmentados continuar alta o melhor seja desfragmentar o disco por completo.

Fica a pergunta posso realmente fazer isso? A resposta é sim, no entanto, nunca é recomendado, pois disco sólidos não precisam ser desfragmentados, apenas em casos raros como já mencionados no parágrafo acima, também o usuário não deve fazer dessa prática algo corriqueiro, se julgar necessário faça apenas uma vez, com intervalos bem grandes.

 

image.thumb.png.61bc767dc2eb496dc1db333a1b34a757.png

 

 

Fonte:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A desfragmentação de disco não terá tanta utilidade nos discos SSD, pois se trata de armazenamento flash, sendo que sua organização de arquivos é de forma dinâmica. Já nos discos comuns, que exige fluxo rotacional, é pouco prudente executar tal funcionalidade com frequência devido aos blocos de gravação de dados. Na tentativa de desfragmentação, dependendo do caso, um bad block pode corromper ou deixar parte de um arquivo inacessível.

Outra observação é que, apesar do Windows ser compatível com vários tipos de drivers de discos, cada vez mais vem aumentando os fabricantes de SSD, tornando necessário que os desenvolvedores façam com que o S.O reconheça alterações de hardware de cada fabricante.

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...