Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Asus S200E-CT166H / X202E / Travando inicialização de SO

Avalie este tópico:


GuiBruno92

Posts em destaque

Olá pessoal

 

Venho solicitar vossa ajuda para reparar este computador. O notebook da Asus SonicMaster S200E-CT166H. Pelo que pesquisei o modelo da placa é: X202E.

 

20200901_173320.thumb.jpg.eca9dd441055f87fa53626d451adb14c.jpg

 

Modelo da placa:

 

20200902_161737.thumb.jpg.64b65ce6df45c84dc4dabd5cb0c1ab00.jpg

 

O que está apresentando:

O cliente chegou na loja solicitando formatação e backup. Então iniciei o preparo do pendrive com o hirens boot. Após ligar o computador, ao iniciar o sistema o carregamento não se completa e trava o computador.

 

Então, retirei o HD e realizei o backup utilizando um dock station. Após, tentei realizar a formatação e instalação do sistema operacional. Em alguns momento eu consigo passar da tela de carregamento do sistema. Teve um momento que até pensei que iria conseguir formatar, pois o processo chegou a 40%. Contudo, travou e não saiu mais disso.

 

Com o computador aberto, pensei em limpar o módulo de memória (acreditando que isso iria ajudar), mas identifiquei que os módulos são soldados na placa.

 

Liguei o computador e verifiquei a temperatura dos componente, pois percebi que alguns componentes estavam muito quentes. No chip (que eu acredito ser o PCH - preciso atualizar meus conhecimentos na área) estava marcando 60ºC, bem como no dissipador do processador também marcou a mesma temperatura. Percebi que outros componentes estavam muito quentes, também.

20200902_164727.thumb.jpg.073542990f9d58c586776befcf879e4d.jpg

 

Minhas tentativas:

Em outro computador, realizei a instalação do SO e programas básicos (mesmo sabendo que não é procedimento correto). Mas mesmo assim, continuou com os travamentos na inicialização do sistema.

 

Fico no aguardo de um direcionamento.

Editado: por GuiBruno92
Equipamento devolvido ao cliente
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, 14bis disse:

@GuiBruno92 , me parece um superaquecimento do processador, é o maior sintoma de quando vai entrar no sistema

 

Lubrifica o cooler, troca os thermal pads e renove a pasta térmica

 

se mesmo assim ele apagar, liga o cooler direto nos 5v em algum ponto da placa ou externo, pra ele girar no maximo, se mesmo assim apagar pode ser o chip

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!

 

Tubo bem?

 

Realizei o procedimento sugerido, mas mesmo assim continua travando a inicialização do sistema. A placa não chega a se desligar, porém trava o sistema de um jeito que por vezes se consegue logar, mas pouco tempo depois já trava e não consigo mais fazer nada. Outras vezes não consigo carregar o programa de instalação de sistema operacional.

 

Outro técnico, o nome dele é Elison (que trabalha comigo - e tem mais experiência que eu), me ajudou aqui. Tentamos analisar a placa, ele testou alguns componentes na placa e fora, também - pois achamos que estava em curto. Contudo, não deu em nada. O chip continua com temperaturas altíssimas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!

 

Passando para informar que o equipamento foi entregue para o cliente. Mesmo com a ajuda de vocês, não consegui reparar  equipamento. E como já estávamos com o equipamento a uma semana, praticamente, na sexta (04/09) devolvemos ao cliente.

 

Durante a semana que fiquei com o equipamento, também tentei colocar um cooler extra para resfriar a placa. Consegui baixar a temperatura, mas o problema persistia (travava na inicialização do sistema).

 

Muito obrigado por toda orientação.

Editado: por GuiBruno92
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...