Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida video cassete panasonic g21-Fonte arrebentando fusivel

Avalie este tópico:


Lairjr

Posts em destaque

Panasonic g21, tenho a fonte em curto, arrebentando fusível. Uso o video cassete para converter material antigo e ele parou. O fusível abria. Encontrei o CI STR11006 "Q1" em curto. O curto era refletido no capacitor "C1010" de 100mf por 400V. Troquei o STR e toda a região saiu do curto. Não encontro mais nada com problemas, seja curto ou especificações adulteradas, como por exemplo o capacitor referido, ele tem todos os parâmetros ok. Ao ligar a fonte à energia, para me precaver de novas queimas, liguei com lâmpada serie. Para minha surpresa, a lâmpada ainda acusa curto. Já estou vesgo, medi quase tudo na fonte e não acho o "bicho". Dicas? Coisas do tipo "se o STR ardeu, o xxx também foi" etc? Agradeço antecipadamente as ajudas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

4 horas atrás, Lairjr disse:

Panasonic g21, tenho a fonte em curto, arrebentando fusível. Uso o video cassete para converter material antigo e ele parou. O fusível abria. Encontrei o CI STR11006 "Q1" em curto. O curto era refletido no capacitor "C1010" de 100mf por 400V. Troquei o STR e toda a região saiu do curto. Não encontro mais nada com problemas, seja curto ou especificações adulteradas, como por exemplo o capacitor referido, ele tem todos os parâmetros ok. Ao ligar a fonte à energia, para me precaver de novas queimas, liguei com lâmpada serie. Para minha surpresa, a lâmpada ainda acusa curto. Já estou vesgo, medi quase tudo na fonte e não acho o "bicho". Dicas? Coisas do tipo "se o STR ardeu, o xxx também foi" etc? Agradeço antecipadamente as ajudas.

Olá, para analise de uma fonte chaveada siga essa sequencia,

sequencia de testes:

Varistores de entrada, geralmente entram em curto; troque-os

ponte retificadora, geralmente formada por um ponte ou 4 diodos que a formam; teste, em caso de fuga ou curto troque-a

Mosfet chaveador, geralmente queima e leva junto PWM; teste caso esteja em curto ja troque ele e o PWM

Diodos do circuito de CLAMP, entram em curto quando há sobre tensão

Diodos retificadores da saída do Trafo (choper) Diodos de alta frequência queimam sempre.

Faca medida nos capacitores de filtragem da entrada pois podem também entrar em curto.

  

 

 

Se ajudei alguém ai, me ajude dando um Joinha Vlw.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, 

 

@Lairjr então com a troca donstr o curto sumiu. Entretanto ao ligar na lâmpada série ela acende, correto? 

 

Use uma lâmpada série de 100w e nos diga como comporta. 

 

Outro detalhe,  acrediro que esse componente tenha mica de isolação

 Certifique da correta isolação da carcaça da peça ao chassi de dissipação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm, exato, esta é minha situação no momento. Eu usei uma lâmpada antiga de filamentos de 60W, ela acusa curto. Sei que as halógenas fazem a mesma função, estou "batendo" as lojas procurando uma de 100W mas ainda não dei com ela, mas em breve farei o teste.

@Tiago Vinicius, @GameMax, estou vasculhando a fonte para ver se acho algo.

 

Obrigado. Posto assim que algo mexer.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Lairjr disse:

@ohm, fiz o teste. Usei duas lâmpadas, uma de 60W e uma de 40W, as duas acenderam. A mica está no lugar, alem da mica tem um isolante emborrachado, tudo no lugar como manda o figurino....

Foto 1.jpeg

foto 2.jpeg

As lâmpadas estão realmente em paralelo? Tive a impressão delas estarem  em serie. Caso seja, não  adianta pois não somam a potência. 

Editado: por ohm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm, vou refazer e testar.

 

@eletronicashow, vou retirar ele proceder os testes com capacimetro e digo algo.

 

Agradeço muito estas colaborações. Estou fora de casa em viagem de trabalho por 20 dias. Só volto no final de setembro. Vou dar retorno destas dicas todas. 

 

Mais uma vez, obrigado. nos vemos quando eu voltar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

@eletronicashow 

Em 08/09/2020 às 19:21, eletronicashow disse:

Consertei muito desses, se ainda não trocou os capacitores do primário principalmente este que está deitado nesta plaquinha ai , troque, eles são a causa do aumento de tensão e queima do str.

Também estou a consertar a mesma fonte com esse capacitor ( detalhe: procurei pelo manual de serviço desse aparelho mas pelo que vi apenas o modelo  com fina br que possui esse capacitor), podes me mandar o dia grama dessa fonte em específico?não encontrei o manual de serviço do nv-g21 br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

@Gustavo Samuel Marcolin No site

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
tem o manual de serviço do G21, não é exatamente o BR mas sim de regiões PAL de 50Hz (que terminam com EG, B, EO e EV), mas acho que vai te ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...