Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Samsung Np300e4c -Scala3 14crv rev 1.0 - Liga sem vídeo

Avalie este tópico:


Rafael Khawar

Posts em destaque

Boa tarde amigos !!! 

 

Estou com essa placa e vou contar a vida dela...Ela chegou pra mim totalmente morta e curto na primária..Tirei o curto da primária...Tirei da secundária e finalmente a placa

apareceu o led de power..Mas nada de ligar...Troquei o pwm 3/5v e pronto..Placa ligando mas com consumo de 0,15 na assimetrica..Verifiquei as bobinas e estava sem  as pl7 , pl2 , pl3 ( referente as pl do processador e vga ) e sem a pl de 1.5v da memória..Troquei o pwm da memória e passou a ter os 1.5v ok

 

Agora vamos ao problema que preciso realmente resolver....A máquina liga e fico com consumo de 0,77 na assimetrica...As vezes o consumo  vai pra 1.10 ..Ai penso q vai dar vídeo...Só que não...

 

O pl7 não aparece por nada !!!!!! Referente ao igfx-core...Sei que ele só aparece quando a placa já está toda ok mas ele não aaprece por nada...O mais engraçado que ligando a maquina com memória e sem memória da o mesmo consumo!!! É como se a memória não estiver sido reconhecida..Eu tenho uma outra placa igual funcionando e se tento ligar sem memória da o mesmo consumo da minha...Já tentei limpar os slots e nada e a pinagem toda ok

 

O que fiz... ja regravei com 3 bios diferentes e troca de chip..Tenho certeza agora que não é bios pois troquei os chips da outra placa que tenho boa entao tive certeza que está ok..

 

Já troquei 3x o pwm do processador , o isl958236 ..Troquei 3x porque tenho 3 sucatas da placa e nao sabia se estava bom ou não e todos mesmo sintoma..

 

Já troquei os 2 mosfets ligado ao pl7..Conferi os capacitores..E nada!!!

 

Um fato que reparei é que o TPS51125 ( 3V-5V ) está muitooo quente a ponto de queimar o dedo..

O U536 e o Q559 muitoo quente também queimando dedo...Troquei esses 2 componentes e nada!

 

Conto com ajuuda de vocês !!!

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Khawar textão mesmo hehehe mas li tudo, já tive mesmo problema e abandonei, porque na minha análise era processador e não quis retirar pra rebalar, mas esse aquecimento não é normal então deve resolver isso primeiro, estranho é estar aquecendo e a placa com todas tensões menos as do processador, esse aquecimento me parece fuga, mediu com scope os 3v e 5v ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cristi Opaa....nesse caso o processador não é soldado..Aí fica mais fácil...Sim o pwm 3v e 5v esquentando muitoo a ponto de queimar  o dedo e os 3v e 5v presentes perfeitas e todas as tensões perfeitas menos o igfx_core....As outras 2 tensões de 1.05v perfeitas ligadas ao mesmo pwm da igfx_core que não gera ..o U536 está quente pacas também e ele é o controlador do cartão de memória..Vo tirar ele pra ver se o pwm de 3v e 5v para de esquentar..Não vo desistir dessa placa...questão de honra rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AMigo, bom dia, sei que os caras são fera, mas vou tentar dar minha contribuição aqui:

geralmente quando o dito do pwm esquenta, é que esta segurando algum "bronca" né, algum curto ou fuga, talvez ja´tenha pensado nisso.......

Essa placa tem tensões, de 0.90v e 1.8v né..............peguei uma esses tempos que tinha consumo de aprox 0.80 e não ligava por falta da tensão de 1.8v............já verificou todas essas tensões tb?

Quanto a memória, vc já verificou a alimentação de 1.5v né? VTT e habilitações tb? ...............lembro que as memórias tem umas habilitações vindas do processador, e uma 3.3v acredito............

 

Eu tb tentaria verificar os PGOODs dos Cis...........pois caso tenha alguma instabilidade na saída, o pgood não sai tb.............

 

Tem alguma tensão que esta variando ? Mediu com o Scope todas as tensões ou somente os 3 e 5v?

 

Quanto as regravações de bios..........VC checou o ME do seu arquivo Original, as outras bios tb tinham o mesmo ME?

 

Outro detalhe bobo, mas me desculpe qq coisa..............o consumo esta meio baixo acho, não lembro exatamente, mas tentou usar o teclado, pra ver se não é problema no LVDS ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/09/2020 às 12:03, paulopozatto disse:

AMigo, bom dia, sei que os caras são fera, mas vou tentar dar minha contribuição aqui:

geralmente quando o dito do pwm esquenta, é que esta segurando algum "bronca" né, algum curto ou fuga, talvez ja´tenha pensado nisso.......

Essa placa tem tensões, de 0.90v e 1.8v né..............peguei uma esses tempos que tinha consumo de aprox 0.80 e não ligava por falta da tensão de 1.8v............já verificou todas essas tensões tb?

Quanto a memória, vc já verificou a alimentação de 1.5v né? VTT e habilitações tb? ...............lembro que as memórias tem umas habilitações vindas do processador, e uma 3.3v acredito............

 

Eu tb tentaria verificar os PGOODs dos Cis...........pois caso tenha alguma instabilidade na saída, o pgood não sai tb.............

 

Tem alguma tensão que esta variando ? Mediu com o Scope todas as tensões ou somente os 3 e 5v?

 

Quanto as regravações de bios..........VC checou o ME do seu arquivo Original, as outras bios tb tinham o mesmo ME?

 

Outro detalhe bobo, mas me desculpe qq coisa..............o consumo esta meio baixo acho, não lembro exatamente, mas tentou usar o teclado, pra ver se não é problema no LVDS ?

@paulopozatto 

 

Fala meu amigo blz ? Então vamos la...As tensões estão todas perfeitas sem variações exceto a igfx_core

 

A respeito do pwm esquentando realmente tem alguém sobrecarregando ele , acredito ser o pwm do cartão de memória pois o mesmo está tão quente quanto...Ainda não removi ele pra ver....Farei isso entre hoje a noite e amanhã e t falo..

 

Sobre a bios tirei de uma placa pra outra..São placas identicas e 1 está funcionando perfeito...Por isso a certeza que a bios está perfeita por mais q seje sintoma dela rsrs....

 

Sobre powergood e os enable não testei todos pois todas as pls estão perfeitas.,Se tivesse algum powergood e enable ruim não geraria voltagem pras pls....certo ? Agora os enable e os powergood vou ter q verificar no pwm do processador ..Isso confesso q não fiz...Na verdade ja coloquei 3 pwm do processador de vez ao inves de medir...Mas farei isso !

@Diego Maciel81 

Em 07/09/2020 às 15:38, Diego Maciel81 disse:

esse modelo possui nectokens? se sim remova-os e substitua por cap de tantalo de 330

 

Sorte minha q não tem..Esses nectokens é bravo ! :D

@paulopozatto Sorte q não tem :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@paulopozatto O que não entendi é que o pwm gera as voltagens das PL 2, 3 e 7 e está gerando apenas das PL2 e 3....Por que da 7 não ? E as linhas da PL 7 são ligadas em 2 cis ,Alta e baixa e capacitor e estão oks ! Por isso que fiquei sem explicação e sai trocando o pwm do processador 3x e nada ! e nÃo tem curto na linha da pl7..A única q to achando deve ser esse pwm do cartão de memória fervendo junto com pwm 3v e 5v...vou arrancar o pwm do cartão de memória pra ver o que acontece

Editado: por Rafael Khawar
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo...realmente as fontea podem e geralmente dependem de pgoods de outroa cis...mas falo pra testar por padrao msm....ja peguei alguns casos que msn tendo plt rst tinha problema de bioa e sio....entao é meio que mania kkkk....quanto ao pwm do cartao seria interessante remover sim...faca isso...quanto a Bios ok....realmente o raciocinio esta ok...

 

Bom vi que esse ci gera as 3 tensoes msm...confesso quw nunca tinha viato ele....os mosfets da pl7...bc trocou ne? Mas chegou a fazer o teste de chavemanto? Vc tem algum sinal pwm noa gates? Curto nesssa linha de pl7? Seria interessante passar as midcoea desse ci pwm...e estudar o datasheet pra entender seu funcionamento....oj como disse ter outra placa pra tirar as medidas

Editado: por paulopozatto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, vamos lá, sentei no Note aqui e vamos as medições, ...Se puder me passar a medição do CI U510

E das PLs :

L10 - 3V

L11 - 5v

L503 - 1.05v 

L502 - 1.8V

Pino 5 do CI U527 - Que deve ter aprox 0.9v

L505 - que é memória ram

Pino 4 do CI U532 - Que é o VTT da RAM

 

Verifica se o Q562, Q537 e Q560 estão "transferindo" a tensão de um lado pra outro. 

 

No Slot de memória RAM, Verifica se esta chegando certinho a alimentação de 1.5v, Vtt e 3.3v

PInos 

203 e 204 --- 199 --- 124 --- 30 --- 1 e 126

 

Se conseguir verifique p favor, o sinal de PLT3_RST#

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@paulopozatto 

12 horas atrás, paulopozatto disse:

Amigo...realmente as fontea podem e geralmente dependem de pgoods de outroa cis...mas falo pra testar por padrao msm....ja peguei alguns casos que msn tendo plt rst tinha problema de bioa e sio....entao é meio que mania kkkk....quanto ao pwm do cartao seria interessante remover sim...faca isso...quanto a Bios ok....realmente o raciocinio esta ok...

 

Bom vi que esse ci gera as 3 tensoes msm...confesso quw nunca tinha viato ele....os mosfets da pl7...bc trocou ne? Mas chegou a fazer o teste de chavemanto? Vc tem algum sinal pwm noa gates? Curto nesssa linha de pl7? Seria interessante passar as midcoea desse ci pwm...e estudar o datasheet pra entender seu funcionamento....oj como disse ter outra placa pra tirar as medidas

 

Hoje a noite vou pegar essa placa denovo...Primeira coisa que vou fazer vai ser remover esse pwm do cartão de memória..Os mosfets da PL7 tirei eles da placa e testei chaveamento,,,Ambos ok...Sem sinal d gate neles !!!!!! O Pwm não manda o sinal d gate pra eles , logo não chaveia..Eu cheguei a trocar todos os componentes ligados ao PL7 pra vc ter idéia hahahaha..Mas hoje a noite te passo tudo com precisão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@paulopozatto 

8 horas atrás, paulopozatto disse:

Amigo, vamos lá, sentei no Note aqui e vamos as medições, ...Se puder me passar a medição do CI U510

E das PLs :

L10 - 3V

L11 - 5v

L503 - 1.05v 

L502 - 1.8V

Pino 5 do CI U527 - Que deve ter aprox 0.9v

L505 - que é memória ram

Pino 4 do CI U532 - Que é o VTT da RAM

 

Verifica se o Q562, Q537 e Q560 estão "transferindo" a tensão de um lado pra outro. 

 

No Slot de memória RAM, Verifica se esta chegando certinho a alimentação de 1.5v, Vtt e 3.3v

PInos 

203 e 204 --- 199 --- 124 --- 30 --- 1 e 126

 

Se conseguir verifique p favor, o sinal de PLT3_RST#

 

Opaaaa....agora fiquei até ancioso !!! kkkkkkk hj a noite t passo isso sem falta !!! Muito obrigado pela ajuda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara é brabo né mano pelamor kk, tem dia que os notes judiam ja gente, mas fica tranquilo, no que eu puder ajudar ajudarei, pessoal já me ajudou mto aqui, hroa de retribuir um pouco..........Desculpe se já respondeu, mas já chegou a trocar esse PWM da PL7? existe curto entre o gate e source do mosfets, depois que a placa liga? fora sei que estão ok, mas se vc desligar e ligar o note, como fica a resistencias desses caras, da PL7?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@paulopozatto 

14 minutos atrás, paulopozatto disse:

Cara é brabo né mano pelamor kk, tem dia que os notes judiam ja gente, mas fica tranquilo, no que eu puder ajudar ajudarei, pessoal já me ajudou mto aqui, hroa de retribuir um pouco..........Desculpe se já respondeu, mas já chegou a trocar esse PWM da PL7? existe curto entre o gate e source do mosfets, depois que a placa liga? fora sei que estão ok, mas se vc desligar e ligar o note, como fica a resistencias desses caras, da PL7?

Pois é ainda mais essa placa que é até fácil o conserto dela mas essa meu pai..Só Jesus kkk...

Já troquei sim o pwm do pl7 3x....os mosfets de cima e baixo sem curto no source com gate..Depois que a placa liga e depois desliga não verifiquei se aparece curto..É outra coisa que vou verificar..Vou verificar as resistencias dos 2 também..Acredito que comece a pegar essa placa as 17hrs de hj..Aí começo com as medições e te passo de tudo...Agora to na expectativa de da certo e descobrir o causador disso rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...