Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Dimensionamento de relê

Avalie este tópico:


Daniel Lee

Posts em destaque

Boa tarde. Minha dúvida aqui é muito simples, tenho uma resistência cerâmica  de 800w ligada a um SSR de 40A como interruptor, que por sua vez é conectada a uma placa controladora de temperatura. Meu controlador joga uma tensão de 20v DC para o SSR que liga ou desliga a resistência. Acontece que comprei o SSR errado e veio um modelo que usa 80~250 VAC na entrada, como aqui no Brasil é um pouco caro comprei da China mas queria fazer uma adaptação para utilizá-lo.

Minha ideia é ligar um relê comum no controlador, quando ele receber tensão vai chavear o SSR que vai chavear a tensão para a resistência como mostra o desenho abaixo. Isso daria certo? E qual seria a corrente que preciso para esse segundo relê?

 

 

relay.png

HTB1bbV6ofuSBuNkHFqDq6xfhVXaN.jpg

Editado: por Daniel Lee
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, vai dar certo, mas não existe relê de 20v então vc pode tentar usar de 24v, acho que vai funcionar bem, ou de 12v com resistor em série, ou usar CI regulador 7812 para fornecer os 12v.

Segundo datasheet de um

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
a corrente da bobina seria: 16mA.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para não ter erro com o acionamento do seu controlador de temperatura, monte um pequeno driver de acionamento desse relé como na imagem abaixo.

 

gLLHX.gif&key=028aabc045dc1b3914e8703421

 

Use um relé de 12v com um resistor em série com a bobina de, pelo menos, 330 Ohms (pelos calculos um de 270 Ohms daria mas é melhor trabalhar com uma margem melhor :) ).

 

Quanto ao transistor, pode ser um BC547 ou 2N3904 também.

Se encontrar o relé de 24v, pode usar também porque eles costumam ser acionados até mesmo com 18v. Só não se esqueça de usar o "driver" que mencionei pois se a saída da controladora for digital (como é comum na maioria dos microcontroladores), acionar diretamente poderia torrá-la e o prejuizo ser grande.

Qualquer coisa, estamos às ordens.

 

Forte abraço,

 

Pedro Rosa.

Editado: por pedrorosasb
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutes ago, Daniel Lee said:

@pedrorosasb Obrigado, vou montar o circuito. Poderia me explicar porque faria ela queimar? O controlador em questão é o Altec PC410, estou montando uma réplica da estação de bga IR6000. Até onde eu sei o projeto original não usa nenhum tipo de driver.

 

Ahhh entendi, Daniel.

 

Estou planejando montar uma máquina de BGA no estilo DIY baseada no projeto do Nik Telios (video anexado no final). Você poderia compartilhar conosco o projeto depois?

 

Quanto a questão do driver de acionamento é sempre interessante utilizar quando o acionamento advem de um microcontrolador, como um PIC ou Arduino. Geralmente as portas digitais desses microcontroladores não suportam mais que 20mA de corrente e, atribuir a elas cargas indutivas ou resistivas proximas ou superiores a esses valores de corrente, poderia danificar a saída digital.

 

Com isso, seria interessante implementar o driver nesses casos. Contudo, verifique no datasheet desse controlador de temperatura qual é a corrente máxima que ele comporta nesse acionamento. Pode ser que internamente ele já possua esse driver e isso te pouparia tempo no desenvolvimento.

 

A propósito, qual seria essa controladora?

 

Abraço,

 

Pedro Rosa.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pedrorosasb Já conheço esse canal do youtube, muito interessante mas não gostei da aparência da máquina, a minha vou mandar fazer um gabinete com as medidas certas e pintar para parecer uma IR. No momento estou fazendo os testes iniciais, o controlador como disse é o PC410. Eu copiei o projeto de um post antigo:

 

Assim que a minha estiver pronta pretendo fazer uma postagem completa com todas as informações.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu embarquei em um projeto desses por um tempo, porém desisti da parte superior, achei que apenas com a estação smd e aquecimento inferior, consigo um resultado melhor, o segredo é colocar bastante calor na pcb.

A parte inferior é crucial, você deve manter a placa sempre em 200 graus, com termoacoplador grudado na parte inferior da placa.

Se a area de calor superior for muito pequena, você acaba precisando de muita temperatura, pode ver que no processo industrial, a cabeça da máquina é muito maior que o chip.

É muito fácil queimar esses chips se você exceder a temperatura, eu queimei dois, porque tinha feito a cabeça da minha máquina pequena, a pcb rouba muito calor e eu tinha que aumentar a temp para conseguir derreter a solda. Minha idéia era fazer a cabeça pequena, porque essas placas mãe não te dão muito espaço pra jogar calor, acabou não dando certo.

O que eu faço é usar a estação smd em movimentos circulares tentando colocar o calor mais na pcb, com bastante fluxo de ar.

 

Editado: por PauloLima92
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...