Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer E5-563G / DA0ZRTMB6D0 Rev:E / liga sem vídeo

Avalie este tópico:


paulopozatto

Posts em destaque

Pessoal, vamos lá, preciso de uma grande ajuda pra tentar entender esse caso kkkk

 

Estou com um note aqui, acer, com video dedicado e processador I7............liga mas não dá video. Notei que não tenho as tensões do chip grafico, nem da GPU nem das memórias.........

 

Usei todos os arquivos aqui do fórum, e duas BIOS diferentes, inclusive, a bios foi retirada de uma placa sucata do mesmo modelo, sem video dedicado.....uma bios Gigadevice..........Blz

 

existe um outro topico de uma amigo com o mesmo problema, que acredito eu ter sido abandonado...

 

  • Duas coisas que acho ser importante, nos mosfets de alta que alimentam a GPU, quando ligo a placa e desligo, ele apresentam resistência de 000.5 ........onde a referência do terra é 000.2 ohn, isso pode estar certo? quando removo o pwm "UP1658" a resistencia fica "infinita", testei os 4 mosfets e estão chaveando ok..

 

  • Outra coisa, notei que um sinal chamado "DGPU_PWR_EN", que parece sair do processador, e habilitar a alimentação da parte gráfica, agora naõ sei se o sinal não esta sendo enviado pq o processador tem alguma falha, ou pq não esta recebendo alguma habilitação do SIO, ou BIOS

 

Testes Feitos:

   Reballing processador

   Gravação e troca  da bios PCH ( sio não gravei pois não tenho gravador )

   Desabilitar o video Offboard ( UMA)

 

além de teste básicos de reset de bios, memória ram, etc...........

 

VOu deixar aqui tb, as tensões que a placa possui, estranho tb a alimentação do processador, que está com 1.70 volts, mas já ouvi amigos aqui dizerem que ja´viram processadores funcionando com essa tensão, então não sei se esta errado.

 

Desde já, meu mtooo Obrigado a todos.

 

@Well7487 Amigo, como sei que tem um bom conhecimento, e fez o tópico do UMA, veja se consegue me dar uma opinião

 

 

mobo acer.jpg

sinal.jpg

gpu pwr.jpg

Editado: por paulopozatto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • paulopozatto alterou o título para Acer E5-563G / DA0ZRTMB6D0 Rev:E / liga sem vídeo

Well, bom dia amigo, obrigado pela ajuda, as medições no slot foram as seguintes:

 

1 - 0,68v
30 - 0,125v
76 - 1,35v
126 - 0,67
199 - 3.37vv
204 - 0,65v

 

Achei estranho esse valor no pino 30....pois o sinal é o "DDR3_DRAMRST#" o que acho que significa que ele reseta em nivel baixo..então a memória esta em modo de "reset" ainda......procurei pelo sinal que acredito sair do processador/pch......e realmente não tenho ele.....vou passar as medições do circuito...Medi o resistor R551 fora e esta com 470 Ohn, do jeito que deveria ser, tb não encontrei curto na linha do "DDR3_DRAMRST#"...resistencia de 300 e poucos Ohn......

Editado: por paulopozatto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou começandooo a suspeitar desse processador cara, meu medo é dele não estar habilitando essas tesnões por causa de algum problema no SIO, sei lá kkkkkkkkk, to confuso... Tenho outro intel de 5 geração, mas tb não sei como esta esse processador, talvez eu acabe trocando pra ver se altera o consumo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, paulopozatto disse:

Well, bom dia amigo, obrigado pela ajuda, as medições no slot foram as seguintes:

 

1 - 0,68v
30 - 0,125v
76 - 1,35v
126 - 0,67
199 - 3.37vv
204 - 0,65v

 

Achei estranho esse valor no pino 30....pois o sinal é o "DDR3_DRAMRST#" o que acho que significa que ele reseta em nivel baixo..então a memória esta em modo de "reset" ainda......procurei pelo sinal que acredito sair do processador/pch......e realmente não tenho ele.....vou passar as medições do circuito...Medi o resistor R551 fora e esta com 470 Ohn, do jeito que deveria ser, tb não encontrei curto na linha do "DDR3_DRAMRST#"...resistencia de 300 e poucos Ohn......

Sem esse sinal não vamos ter o vídeo dedicado habilitando 

Não ter esse reset já peguei várias as causas 

Desde problema na BIOS até ser o próprio processador ou pch que no seu caso são os dois juntos

As BIOS que você gravou estavam com a região ME limpa?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@paulopozatto boa tarde senhores, lembrando que em varios casos só teremos tensão na PL do video dedicado conforme demanda do mesmo.

18 minutos atrás, Well7487 disse:

já peguei várias as causas 

eu também e era PCH, mas a bios exata nesse modelo é de suma importância 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, cristi disse:

@paulopozatto boa tarde senhores, lembrando que em varios casos só teremos tensão na PL do video dedicado conforme demanda do mesmo.

eu também e era PCH, mas a bios exata nesse modelo é de suma importância 

Rapaz do ceu....eu nao tinha pensado nisso....realmente é um comportamento que nunca observei...achei que sempre teria tensao nas bobinas da memoria e gpu...obrigado pela dica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Well7487 disse:

Sem esse sinal não vamos ter o vídeo dedicado habilitando 

Não ter esse reset já peguei várias as causas 

Desde problema na BIOS até ser o próprio processador ou pch que no seu caso são os dois juntos

As BIOS que você gravou estavam com a região ME limpa?

@Well7487 eu nao cheguei a "limpar" a regiao...mas chequei com o me analyzer......e eram a mesma do Bios original....tipo 10.0.30.1072....ai nao precisaria mexer ne?........mas só de saber que pode ser a Bios....ja é um comeco...sera que pode ser a bios do SIO?

Editado: por paulopozatto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou ver se ainda essa semana troco o processador.....tenho um i5 5005u aqui...mas nao sei as condicoes dele....é de uma sucata que tenho aqui....vontade de comprar uma placa nova só pra descobrir o problema kķkkk

Editado: por paulopozatto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@paulopozatto amigo o que sempre entendi é que por mais que os computadores sejam iguais podem ter algumas peculiaridades e daí tu tirar a BIOS de um e colocar.em outro pode ter alguma incompatibilidade 

Então eu sempre limpado a região ME amigo

 

Editado: por Well7487
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Well realmente cara....trez coisas que vou tentar essa semana....trocar o processador...colocar um i5 que tenho....so pra ver se o consumo muda......tentar um ci de bios w25q64fw igual consta no esquema....e tb limpar a regiao da Bios......lembrando que me referia as bios que peguei aqui no forum ta....todas com a mesma regiao...mas vou limpar a regiao de cada arquivo que pegueu no forum....jaja volto com mais novidades....desde ja mtoo.mas mto obrigado msm prla ajuda de todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, bom dia, vamos lá, mais testes............Peguei as Bios que tinha baixado, e a minha de bkp, limpei a região delas, e nada, msm coisa..........

_CORE)

Hoje de manha, resolvi remover o PWM ( Up1658R ) que alimenta a GPU provavelmente ( Tensão VGPU_CORE )..............e assim que removí o pwm e os mosfets de alta ( pra não deixar "flutuando" o gate e dar algum B.O )..............passei a ter tensão das memórias, de 1.5V e consumo de 0.17a em vez de 0.7a.................Chip de video esquenta porém sem imagem, mesmo em UMA................

 

Continuo sem "reset" na memória e enable, nos sinais de alimentação da GPU

 

Esse curto entre o gate e source do MOsfet de alta da GPU, não é estranho?, uma coisa é dar até 1,5ohn, como dá no Mosfet de baixa da memória, agora 000,4, não é normal né? E deposi que removi o PWM e a tensão de VRAM subiu, fiquei mais encanado com esse pwm, duro que só tem fora, não vi nenhum compatível....mas vou acabar pedindo só por curiosidade kkkkkkk 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Well7487, AMigo, o duro é que vc tem toda razão, faz todo sentido, somente postei por curiosidade mesmo. pois achei nada ver essa situação do pwm kkk.....
na vdd eu fiz assim pedi uma placa nova ( infelizmente não encontrei uma que fosse idêntica com video offboard)........vou montar aqui ( já que esse note é meu msm pra uso aqui no trampo. e com o tempo, se o tópico não expirar, vou postando as novidades. Mas mais uma vez, meu mtoo Obrigado, a você e ao @cristi, pelo suporte, forte abraço pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, claudio cortez disse:

poder ser a super io   o grande vilao ai 

Claudio, obrigado pela dica amigo, eu tb acho que seja possivel, pois já que ele é quem "habilita" e "desabilita" algumas coisas, pode não estar mandando algum sinal pro cpu ou pch. Infelizmente não tenho um gravador de SIO, e o esquema com o CH341 só grava ENE acredito....Mas vou acabar comprando um gravador ( pois ja´precisava aqui pra assistência). Mas mto Obrigado msm, cao eu encontre algum na internet acho que vou pedir, mas vlw ms pela ajuda !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, claudio cortez disse:

essa super  io faz quase tudo nessa placa   ja peguei uma placa dessa que  nao sai de  stanb by  aparecia o carregamento de bateria e todas tensoes   foi  fazer a regravaçao  a danada  subiu 

Rapaz, é duro né, tem umas coisas kkkk. Mas mto Obrigado mais uma vez pela dica, comprei uma nova placa sem video dedicado............vou levantar o Note, e essa placa vai ficar aqui comigo, agora é questão de honra.........reparando ela eu respondo aqui no tópico, ou crio um Novo. Vlw msmm !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...