Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Conversão 5v 3v

Avalie este tópico:


Nilton2020

Posts em destaque

Bom dia.

 

Possuo um aparelho que tem um motor e funciona com 2 pilhas AA.

Pretendo ligá-lo em 220V, com uma fonte ou carregador de celular. Aqui me surgem duas dúvidas. 

Visto que o aparelho trabalha com 2 pilhas AA (3v), posso ligar ele em 5v ou 6v? Pois não consigo achar fonte ou carregador menor que isso. Caso  não possa, tem como eu mexer na fonte e alterar ela para 3v?

 

Att.

 

Nilton

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como esse aparelho usa pilhas AA deve ser algo com baixo consumo de corrente, nesse caso você pode usar um diodo zener com resistor dimensionado para a corrente que você precisa, ou então usar um LM7803.

Tecnicamente você poderia ligar direto em 5v mas o motor ficaria mais forte e pode haver danos dependendo do aparelho.

 

Screenshot_2020-09-08 DIODO ZENER COMO REGULADOR DE TENSÃO.png

Editado: por Daniel Lee
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço pela resposta Daniel. 

Sim. O consumo é bem baixo. Entretanto, eu não sei como fazer esta alteração. Que componentes trocar na fonte ou no carregador? Sou curioso. Mas bem iniciante na área.

Pensei em simplificar e ligar em um carregador de celular,  mas todos são de 5v. Não sei se não seria forte se mais para o motorzinho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Daniel Lee disse:

Screenshot_2020-09-08 DIODO ZENER COMO REGULADOR DE TENSÃO.png

@Daniel Lee Isso aí não vai funcionar nunca, tem um curto entre os 5V e o GND, e outro curto na saída de 3.3V.

 

Se for para fazer essa adaptação sugerida, ela tem que ser feita como abaixo, colocando capacitores nos lugares dos curtos, segundo o datasheet o capacitor na entrada deve ser de 0.33uf e o da saída 0.1uf

41302053_Screenshot_2020-09-08DIODOZENERCOMOREGULADORDETENSO.png.9d8b89ff1fbb4121ad304174e9c2d36e.png

Além disso como será utilizado para alimentar um motor seria adequado adicionar um diodo entre o terra e a saída de 3V, visto que como foi projetado para ser utilizado com pilhas é provável que tenham omitido no projeto do aparelho, importante lembrar que os capacitores sugeridos no esquema tem por função filtrar ruídos e podem não ser adequados para estabilizar a tensão de saída quando em picos de alta demanda, sendo assim poderia ainda ser necessário a adição de mais um capacitor eletrolítico na saída de 3.3V.

41302053_Screenshot_2020-09-08DIODOZENERCOMOREGULADORDETENSO.png.9d8b89ff1fbb4121ad304174e9c2d36e.png

Essa abordagem sugerida provavelmente resolverá o problema caso seja corretamente implementada e caso realmente o consumo seja baixo.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, 

 

@Nilton2020 tem outras formas de abaixar a tensão para 3v.

 

_pode atuar no circuito de feedback. Essa fonte chaveada parece ser uma auto-oscilante.

O ajuste fino de tensão é realizado pelo foto acoplador através de uma amostragem da tensão no secundário. Pela foto vejo um diodo próximo do foto acoplador, ele vai ser um zener. Se não tiver um divisor resistivo (resitores ligado no foto acoplador) a correção será exclusiva do zener. So abaixar o valor do zener para 2.1 ou 2.7v.

_outra forma seria colocar 3 diodos 1n4007 em serie com os 5v.

 

Enfim, veja qual será mais fácil para você. Qualquer dúvida só perguntar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se a fonte é essa que está na foto e seu motor for alimentado direto da pilha ela não aguentará, esse diodo no secundário se for o 1n4148 corrente máxima 500ma vai abri o bico, e esse tipo de fonte costuma corrigir a queda de corrente assim que o motor consumir ela desliga ou arrebenta" a não ser que seu motor consuma menos 400ma", bom seria se ela fosse com transformador em vez de ser eletrônica.

 

Só meu palpite, faltou ver o motor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...