Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Lenovo G400s LA-9902p Desliga após 35 segundos

Avalie este tópico:


dinho.p

Posts em destaque

Boa noite, pessoal.

 

Estou com este notebook que funciona tudo (vídeo, carrega OS, etc...) até 35 segundos após ligar, quando então desliga.

O sintoma é igual mesmo sem a memoria e/ou processador: liga e desliga após 35 segundos. Não identifiquei nenhum componente aquecendo além do esperado.

 

Estou estudando o esquemático, que eu creio que seja este: 

 

 

Se alguém já pegou um defeito assim ou tem experiência com esta placa... Qualquer dica é valiosa e muito bem vinda.

 

Desde já agradeço vossa atenção.

 

Editado: por dinho.p
Link externo.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Leonildo disse:

@dinho.p pode ser que tenha fuga no estado S3>S0! A placa chegar a gerar vídeo é isso? Só para confirmar. A placa permanece ligada na tela do bios? Dentro do sistema do bios? Creio que a sequencia de start ta completando, pois a placa chega a gerar vídeo. 

Sim, vídeo tudo ok, chega a entrar no windows, etc... Na tela de BIOS o sintoma é o mesmo. Com ou sem bateria e/ou carregador também. Mesmo sem processador e/ou memória o sintoma é igual - o que me leva a crer que é problema na fonte...

Provavelmente é um defeito não raro nesta máquina, pois encontrei alguns relatos iguais em fóruns gringos, mas não atualizaram se chegou-se a uma solução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dinho.p na pag. 36 do esquema tem os mosfet de transferência. Monitoras todos quando você pressiona o power! Verifica se alguma vai cair a tensão! Verifica também se os mosfet que chaveia o gate desses. 

Verifica a bateira do CMOS se ta com cargar normal?

Faz um ressolda no I/O e buck charger! Veja se ambos não tem oxidação em seu terminas!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonildo , medi todos os transistores que você citou (pg 36), a lógica parece OK pra mim, o que vc acha?

 

>>(+5VALW to +5VS)

=> U38

LIGADO
D- 5,05V
S- 5,05V
G- 16,4V

DESLIGADO
D- 5,0V
S- 0V
G- 0V


=> Q110

LIGADO
D- 17,1V
S- 0V
G- 0V

DESLIGADO
D- 0V
S- 0V
G- 2,5V


>>(+1.5V to +1.5VS)

=> Q8

LIGADO
D- 1,49V
S- 1,52V
G- 0V

DESLIGADO
D- 0V
S- 0V
G- 2,9V


=> Q112

LIGADO
D- 0V
S- 0V
G- 3.2V

DESLIGADO
D- 2,9V
S- 0V
G- 0V


>>FOR Intel S3 Power Redution

=> Q115

LIGADO
D- 0,75V
S- 0V
G- 0V

DESLIGADO
D- 0V
S- 0V
G- 2,5V

 

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, dinho.p disse:

@Leonildo , medi todos os transistores que você citou (pg 36), a lógica parece OK pra mim, o que vc acha?

 

>>(+5VALW to +5VS)

=> U38

LIGADO
D- 5,05V
S- 5,05V
G- 16,4V

DESLIGADO
D- 5,0V
S- 0V
G- 0V


=> Q110

LIGADO
D- 17,1V
S- 0V
G- 0V

DESLIGADO
D- 0V
S- 0V
G- 2,5V


>>(+1.5V to +1.5VS)

=> Q8

LIGADO
D- 1,49V
S- 1,52V
G- 0V

DESLIGADO
D- 0V
S- 0V
G- 2,9V


=> Q112

LIGADO
D- 0V
S- 0V
G- 3.2V

DESLIGADO
D- 2,9V
S- 0V
G- 0V


>>FOR Intel S3 Power Redution

=> Q115

LIGADO
D- 0,75V
S- 0V
G- 0V

DESLIGADO
D- 0V
S- 0V
G- 2,5V

 

 

Obrigado.

faltou o +3VALW to +3VS (U39)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, dinho.p disse:

@GBS_Info , o fato do sintoma será exatamente igual quando eu retiro memória e/ou processador não aponta para problema nos circuitos anteriores?

Obrigado.

Sim, ou componentes que trabalham em conversação, como bios e chipset por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, dinho.p disse:

@vado Eu medi o +3VALW to +3VS (U39) e o Q111, apenas esqueci de copiar os valores na mensagem anterior. Estava conforme os outros.  😖
 

ok... o cooler tá girando?

pra descartar problema de aquecimento, coloque um ventilador em cima da placa e veja se passa desses 35 segundos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...