Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notícia O Windows 10 é lento: dizemos a você como melhorar o desempenho

Avalie este tópico:


Posts em destaque

O Windows 10 é lento: dizemos a você como melhorar o desempenho

 

Se o seu Windows 10 está lento e você não sabe o motivo, não se preocupe, geralmente é um problema que podemos resolver de forma simples, rápida e sem ter que inserir configurações complicadas.

 

1-. Faça uma verificação completa em busca de malware
Se o seu PC com Windows 10 estiver lento, uma das causas mais frequentes geralmente é uma infecção por malware. Nem todas as ameaças à segurança têm os mesmos efeitos e não o mesmo impacto, mas se nos deparamos com esta situação e não encontramos, a priori, uma explicação razoável, a primeira coisa a fazer é analisar o sistema.

 

2.-Desative a inicialização rápida do Windows 10
Sei que pode parecer contraditório, mas a verdade é que é uma solução que funcionou em muitos casos, tenho evidências disso de pessoas próximas a quem ajudou a resolver problemas de lentidão no boot do sistema operacional. Para consertar, basta desabilitar a inicialização rápida. É muito simples, basta entrar no Painel de Controle e seguir o caminho Hardware e Sons> Opções de Energia> Alterar as ações dos Botões Iniciar e Desligar. Na imagem em anexo você pode ver a caixa que devemos desativar.

 

3.-Desative os aplicativos que carregam na inicialização
É o usuário quem deve determinar quais aplicativos deseja iniciar o carregamento e quais não. Veja como você pode desativá-los:
    Pressione a tecla Windows e digite “Gerenciador de Tarefas”.
    Vá para a guia «Iniciar», clique com o botão direito nos programas que deseja desabilitar e pronto.
    Você pode reativá-los a qualquer momento, repetindo este processo.
    Os programas que carregam na inicialização podem ter um impacto baixo, médio ou alto no tempo de inicialização e alguns podem aparecer como "não medidos".

 

4.-Otimizar unidades de armazenamento

 

5.-Elimine aplicativos inúteis que permanecem em segundo plano
Se quisermos nos livrar deles para sempre, teremos que eliminá-los, um processo muito simples:
    Pressione a tecla Windows e digite “Adicionar ou Remover Programas”.
    Selecione os aplicativos que deseja desinstalar clicando neles.

 

6.-Você tem espaço livre em suas unidades de armazenamento?
Podemos liberar espaço de várias maneiras, mas aqui estão três das mais eficazes.

    Opção 1: pressione a tecla Windows e digite "Limpeza de disco". Isso nos permitirá acessar uma ferramenta do Windows 10 para liberar espaço diretamente na unidade de armazenamento que desejamos. Uma vez lá dentro escolhemos o conteúdo que queremos deletar e pronto, o processo é automático.
    Opção 2: usamos a função "Espaço livre agora". Para fazer isso, pressione a tecla Windows e digite "Configurações de armazenamento", entre em "Liberar espaço agora" e escolha todos os dados que deseja excluir. A quantidade de espaço liberado pode variar muito de computador para computador.
    Opção 3: podemos nos livrar dos aplicativos que não usamos mais seguindo o processo que indicamos acima, ou seja, usando "Adicionar ou Remover Programas".

 

7.-Mantenha os drivers atualizados e, se nada funcionar, considere a reinstalação

  • Joinha 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E mensalmente:

 

Na barra de pesquisa do Windows busque por Prompt de Comando e execute como administrador. No CMD digite o comando "chkdsk /f /r" e pressione enter (mesmo que seja um SSD). O formato do disco será exibido e a partir daí os testes de integridade do disco começam.

 

Quinzenalmente:

 

Clique em Iniciar, digite Prompt de Comando ou cmd na caixa Pesquisar, clique com o botão direito do mouse em Prompt de Comando e clique em Executar como administrador. Caso uma senha de administrador ou uma confirmação seja solicitada, digite a senha ou clique em Permitir.

 

Digite o seguinte comando e pressione Enter:  Podem ser necessários vários minutos para que a operação de comando seja concluída.

 

DISM.exe /Online /Cleanup-image /Restorehealth


Importante: Quando você executa esse comando, o DISM usa o Windows Update para fornecer os arquivos necessários para corrigir as corrupções. No entanto, se o cliente do Windows Update já estiver danificado, use uma instalação do Windows em execução como a fonte de reparo ou use a pasta lado a lado do Windows de um compartilhamento de rede ou de uma mídia removível, como o DVD do Windows, como a fonte dos arquivos. Para fazer isso, execute o seguinte comando:

 

DISM.exe /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth /Source:C:\RepairSource\Windows /LimitAccess


Observação: Substitua o espaço reservado C:\RepairSource\Windows pelo local da origem de reparo. Para obter mais informações sobre como usar a ferramenta DISM para reparar o Windows, consulte Reparar uma Imagem do Windows.

No prompt do comando, digite o seguinte comando e pressione ENTER:

sfc /scannow

 

 

Passo 1. Use a combinação de teclas WinKey + X e clique em "Prompt de Comando (Admin)" para abrir o prompt com permissões de administrador. É necessário fornecer uma permissão antes de continuar;

 

Passo 2. Na janela do Prompt de Comando, digite o seguinte, sem as aspas: “fsutil behavior query disabledeletenotify” e tecle “Enter”;

 

Passo 3. Se a resposta for DisableDeleteNotify = 0, o TRIM está habilitado. Se for =1 ele está desabilitado.

 

No caso dele estar desabilitado, pode ser que o modelo do seu SSD não suporte esta função. Verifique no site da fabricante se há alguma atualização de firmware que implementa o suporte ao TRIM. Se não, o jeito será adquirir um SSD mais moderno.

 

Enjoy!!!

 

 

  • Joinha 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Além disso, podemos atualizar os hardwares para acelerar o Windows 10, como CPU, memória, disco rígido, etc.

Por exemplo, se você está usando HDD, você poderia substitui-lo por um SSD, que pode aumentar o desempenho e a velocidade de execução do computador.

Aliás, os passos para a transferência de dados entre HDD e SSD são fáceis. 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Todos os clientes que desejam instalar o Windows 10 eu sempre recomendo a instalação de hds SSD com velocidades de 

leitura de no mínimo 500mb/s e escrita de no mínimo de 450mb/s para que tenha-se um bom desempenho, existem alguns ssd's em promoção com velocidade de escrita  baixa (300-350mb/s) que eu não recomendo.

HD's convencionais não estou utilizando mais, mesmo que o sistema seja o 7,8 e também pelo fato de estarem apresentando defeitos.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...