Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Lenovo G470Lenovo G470 placa PIWG1 LA-6759P REV:1.0 matando a fonte

Avalie este tópico:


luciana336

Posts em destaque

Olá , colegas de bancada,estou com essa placa aqui na bancada em curto.

A placa ligava normalmente ,depois que coloquei outro processador na placa,pois iria vender para o cliente e queria montar com todos os periféricos dele ,a placa fedeu a queimado e não liga mais,nenhuma lad acende (morta) na fonte assimétrica injetei 5v e detectei dois componentes em curto,queimados ,(L66 e o mosfet 4407A,o PQ301) .

 

Na fonte o consumo oscilava e no carregador,desarmava,

 

Troquei o L66 (responsável pelos usb) e fet PQ301 por outro igual,retirado de uma sucata .

O curto continuou,Isolei os sorces e resoldei apenas o gat  e o dreno,o curto continuo,.........removi o fat e o curto sumiu,mas a placa não liga,curioso é que basta voltar a soldar o fet na placa que o curto aparece.

 

Preciso de ajuda,

obrigada desde já

72b8cf4b-b4f1-4113-8fbf-9dae882f0b58.jpg

e77c2c8a-a4e6-46b1-9902-0441c9584a85.jpg

Garagem-4.jpg

8288b56a-9bcf-4c86-8427-af8b0a120e79.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, tudo bem?

 

Verifique se há curto no dreno em relação ao GND, já que ao voltar com o mosfet o curto aparece.

 

Não estou com esse esquemático aqui agora mas parece que temos um curto na sequência dessa linha aonde o mosfet chaveia a tensão.

 

Esse processador que você trocou estava ok ou você o colocou na placa para testar?

 

Abraço.

 

P.S: olhando com mais atenção a primeira foto, esse PQ402 está com aspecto de queimado (com um furinho)?

Editado: por pedrorosasb
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia @luciana336 , tudo bem?

 

Bom, pelo seu relato vc está com a linha B+ em curto. 

 

Vamos confirmar isso. 

- Coloque o multimetro em escala de continuidade (beep/diodo);

- Ponta de prova preta no GND da placa;

- Ponta de prova vermelha vc coloca no resistor PR302.

Confirma se está beepando?

 

10 horas atrás, luciana336 disse:

 

Troquei o L66 (responsável pelos usb)

 

Esse L66 é apenas uma bobina, é normal ter continuidade entre os dois lados. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Gilson Macedo disse:

Luciana, o problema está no pq301? Você não está armando o mosfet? Testou ele fora da placa? Você não deu esses detalhes.

Bom dia Gilson,testei fora da placa pino G com o Dreno,mas não ta aberto não. Troquei mais três mosfet e todos apresentam superaquecimento (fazendo testes com splay congelante e as vezes com álcool isopropílico.)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, R2-D2 disse:

Bom dia @luciana336 , tudo bem?

 

Bom, pelo seu relato vc está com a linha B+ em curto. 

 

Vamos confirmar isso. 

- Coloque o multimetro em escala de continuidade (beep/diodo);

- Ponta de prova preta no GND da placa;

- Ponta de prova vermelha vc coloca no resistor PR302.

Confirma se está beepando?

 

Esse L66 é apenas uma bobina, é normal ter continuidade entre os dois lados. 

Bom dia R2,farei o teste e volto,obrigada pela ajuda amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, pedrorosasb disse:

Boa noite, tudo bem?

 

Verifique se há curto no dreno em relação ao GND, já que ao voltar com o mosfet o curto aparece.

 

Não estou com esse esquemático aqui agora mas parece que temos um curto na sequência dessa linha aonde o mosfet chaveia a tensão.

 

Esse processador que você trocou estava ok ou você o colocou na placa para testar?

 

Abraço.

 

P.S: olhando com mais atenção a primeira foto, esse PQ402 está com aspecto de queimado (com um furinho)?

Bom dia Pedro,farei o teste e volto com o resultado ,obrigada pela ajuda amigo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, luciana336 disse:

está bipando SIM ,dos dois lados.

 

Foi o que eu imaginei: O processador causou um curto na linha B+.

 

Precisamos descobrir qual o componente está em curto. Recomendo fazer os testes SEM processador na placa, blz?

 

Na minha opinião é um dos mosfets da linha +CPU_CORE ou então da linha +VGFX_CORE.

 

Então para teste vc pode retirar a bobina PL901 da placa, e então repita a medição na PR302, veja se parou de beepar? 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@luciana336 esse pu e ci de qual circuito ? sempre CI esquenta mais nem sempre sao eles pode ser algo no linha. remova ele e veja se o curto sumiu, seria bom vc baixar sua corrente e colocar apenas uma tensao de segurança ou fazer o teste no resitor com o multimetro 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltei,Colegas o CI PU601 também está em curto.

 

Nas minhas sucatas não achei,mas vou pedir e ver se resolve,

Obrigada a todos pela ajuda.Assim que eu consegui eu volto de novo,ok?!, enquanto isso vou segui para o próximo notebook até consegui o CI (RT8209BGQW).

pu6001.jpeg

Editado: por luciana336
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, luciana336 disse:

também aqueceu,evaporou o álcool.

Como vc fez esse teste para descobrir ele em curto, certeza que ele esta em curto mesmo? Vc Isolou esse circuito para testar? Para isolar o B+ desse circuito PU601 vc precisa retirar PQ601. 

 

Sem o PQ601 na placa, a linha B+ parou de beepar? sem o PU601, o curto sumiu da placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...