Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Personalizando o Hiren's Boot CD - Parte 2

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Neste tutorial vou lhe mostrar como fazer as alterações no MiniXP do Hiren. Se você já leu a parte 1 deste tutorial, não se preocupe, pois fazer as modificações no menu, instalar/remover programas no MiniXP é muito mais direto e simples e pode testar as modificações instantaneamente.

 

Aqui vou assumir que você está utilizando um pendrive bootável (no meu caso estou utilizando um cartão SD) e que você está dentro do MiniXP.

 

Notas:

        1 - Vou assumir que o driver que contém o pendrive com o Hiren é D:

2 - Vou assumir que o driver que contém o MiniXP é X:

3 - Vou assumir que o driver que contém o sistema temporário (RamDisk) é B:

 

1. - Do MiniXP, dê um clique duplo no atalho 'HBCD Menu' que está na área de trabalho.

1.1 - Escolha a opção 'Windows HBCDMenu.csv' que está em 'Help->Edit Menu'  no gerenciador de menu HBCD Menu. Se  abrirá uma planilha que corresponde ao menu do Hiren.

1.2 - Observe que em cada coluna, a primeira linha corresponde ao menu principal. As outras linhas correspondem às opções de menu e ao arquivo que será chamado para executar operações.

1.2.1 - Observe que no menu 'Backup' (linha 1 coluna B), tem a opção CopyWipe (em uma linha) e a chamada ao arquivo CopyWipe (na linha imediatamente inferior).

1.3 - Para remover um programa e sua entrada de menu basta localizar o arquivo .cmd relativo ao programa, remover o programa (a grande maioria está em D:\HBCD\Programs\Files) e por último apagar a entrada dele na planilha.

1.3.1 - Eu quero remover o programa CloneDisk, então eu localizei ele na planilha e a linha imediatamente  inferior me mostra que é chamado o arquivo CloneDisk.cmd (lembre-se que estes arquivos estão em D:\HBCD\Programs).

1.3.2 - O conteúdo de CloneDisk.cmd é...

    @pushd "%~dp0"

    @7z.exe x -o"%TEMP%\HBCD" -y Files\CloneDisk.7z

    @start "" /D"%TEMP%\HBCD" "CloneDisk.exe"

    ... a segunda linha me mostra que o comando 7z.exe irá extrair para o diretório temporário B:\Temp\HBCD (a variável %TEMP% aqui significa B:\Temp) todo o conteúdo do arquivo D:\HBCD\Programs\Files\CloneDisk.7z. A terceira linha, executa de dentro do diretório temporário o arquivo CloneDisk.exe.

1.3.3 - Neste caso específico, para remover tudo relativo ao CloneDisk, bastaria que eu removesse o arquivo D:\HBCD\Programs\Files\CloneDisk.7z, depois o arquivo D:\HBCD\Programs\CloneDisk.cmd e por fim, na planilha removesse a entrada relativa ao programa (as duas linhas no menu 'Backup' relativas ao CloneDisk). Após remover tudo, bastaria eu reiniciar o 'HBCD Menu' (fechar e abrir novamente) para ver as modificações no menu.

1.4 - Atente desde já que há vários programas fazem parte de outros arquivos - nem sempre encontrará o arquivo X.7z relativo ao programa X. Neste caso, os arquivos que mais concentram programas são: D:\HBCD\Programs\Files\NirSoft.7z e D:\HBCD\Programs\Files\Tools.7z, mas também são utilizados alguns programas dos arquivos D:\HBCD\Dos\[Mix.7z|Tools.7z] - neste caso, para remover o programa, bastaria descompactar o arquivo Tools.7z, remover o programa dele (e arquivos associados a ele), recompactar para o arquivo Tools.7z e substituir o original.

1.5 - Agora eu quero remover o DiskGenius, ele está dentro do Menu 'Partition / Boot / MBR'.

1.5.1 - Pela planilha, eu localizo a entrada do programa e vejo que o arquivo chamado é D:\HBCD\Programs\DiskGenius.cmd. O conteúdo dele está abaixo.

      @echo off

pushd "%~dp0"

if exist "%TEMP%\HBCD\DiskGenius.exe" goto z

7z.exe x -o"%TEMP%\HBCD" -y Files\DiskGenius.7z

7z.exe x -o"%TEMP%\HBCD" -y Files\NirSoft.7z -phbcd RunAsDate.exe

:z

start "" /D"%TEMP%\HBCD" "RunAsDate.exe" 14\02\2005 "%TEMP%\HBCD\DiskGenius.exe"

... na terceira linha há uma condicional que verifica se já existe o arquivo B:\Temp\HBCD\DiskGenius.exe - caso positivo, executa o que está abaixo de ':z' (aqui ele executará dois programas em sequência que já estarão no diretório temporário). Se não existir o arquivo, a quarta linha descompacta para o diretório temporário o conteúdo do arquivo DiskGenius.7z. A quinta linha apenas extrai para o diretório temporário o executável 'RunAsDate.exe' de dentro do arquivo NirSoft.7z(note que ele está protegido pela senha 'hbcd' que é passada via parâmetro '-p' [-phbcd] ).

1.5.1 - Neste caso, para remover este programa, eu começo por remover o arquivo DiskGenius.7z. Eu não vou remover de imediato o programa RunAsDate.exe de dentro do arquivo NirSoft.7z pois não sei se outro programa o utiliza - por isto é bom anotar o que está removendo, pois no caso de erro poderá recuperar os arquivos necessários (claro, estou assumindo que antes de começar a fazer alguma modificação, você lembrou de fazer backup!). Como eu já removi o arquivo que contém o executável, agora eu removo o arquivo DiskGenius.cmd e por fim apago as entradas do DiskGenius da planilha e a salvo (CTRL+S). Agora apenas fecho e abro o 'HBCD Menu' e confiro as modificações! Simples, não?

1.6 - Assim como no tutorial relativo ao DOS (parte 1), estude bem os scripts (arquivos .cmd) pois através deles irá pegar a fluência e facilitará bastante para que entenda o que pode remover ou não, assim como para adicionar programas.

1.7 - Eu li aqui no Fórum, o artigo

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
  e coloquei as ferramentas citadas nele no menu do Hiren - assim, eu posso utilizá-las, então vou descrever como adicionei três delas que me deram mais trabalho(agora o texto vai ficar longo mas observando como são adicionadas, não terá problemas para adicionar as suas). Por favor, abra o artigo citado para visualizar o meu menu do Hiren. Também, visite (contém variáveis do Windows que pode utilizar).

1.8 - Vou adicionar primeiro o programa Temporary File Cleaner (TFC.exe) - se não me engano ele vem na instalação padrão do Hiren, mas devo tê-lo removido. Vou colocá-lo dentro de um submenu 'Removal routine' dentro do menu 'Antiviral / Malware Tools' já que quando eu for utilizar os programas, os executarei em sequência.

1.8.1 - Começando pela planilha (item 1 e 1.1), já localizei o menu 'Antiviral / Malware Tools' (coluna A) e vou aproveitar e modificá-lo para 'Antiviral / Malware / Rootkit Tools'.

1.8.2 - Agora vou adicionar o submenu 'Removal routine'. Para isto basta inserir uma linha (vou logo inserir duas já que precisarei inserir o arquivo .cmd).

1.8.2.1 - Para inserir uma ou mais linhas, basta selecionar a quantidade de linhas e com o botão direito escolher 'insert...'. No próximo menu, escolhi 'Shift cells down'.

1.8.3 - Agora na primeira linha vazia insiro: 'Removal routine\1 - Temporary File Cleaner' <- sem aspas! A barra invertida significa que dentro do submenu 'Removal routine' tem a opção '1 - Temporary File Cleaner'. Na segunda linha vazia, eu insiro o arquivo que vai ser chamado, neste caso o TFC.cmd (que ainda vou criar). Nesta etapa já pode salvar a planilha e reiniciar o 'HBCD Menu' para ver o resultado.

1.8.4 - Agora vou criar o arquivo TFC.cmd dentro de D:\HBCD\Programs com o conteúdo abaixo - eu criei o arquivo TFC.cmd observando outros arquivos .cmd.

    @pushd "%~dp0"

    @7z.exe x -o"%TEMP%\HBCD" -y Files\TTF.7z

    start ""  /D"%TEMP%\HBCD" "TFC.exe"

1.8.5 - O último passo é criar o arquivo TFC.7z em D:\HBCD\Programs\Files - para isto é só compactar o arquivo TFC.exe para TFC.7z e movê-lo para o diretório pertinente.

1.8.6 - Somente com os passos acima, você já pode reiniciar o HBCD Menu, e clicar na opção do programa que acabou de criar para executar. Mas houve um problema ao executar este programa pois apareceu uma mensagem de erro dizendo que o programa não pode ser executado de um diretório temporário >:(

1.8.6.1 - Sendo assim, tive que mover o conteúdo do arquivo extraído para outro diretório. Observando outros scripts, reeditei o TFC.cmd e também seguindo o exemplo do arquivo Tools.7z, criei um arquivo VirusRemovalRoutine.7z com o TFC.exe dentro - assim vou agrupar as ferramentas deste submenu em um único arquivo (claro, removi o arquivo TFC.7z).

    @pushd "%~dp0"

    @7z.exe x -o"%HOMEPATH%\TFC" -y Files\VirusRemovalRoutine.7z TFC.exe

    start ""  /D"%HOMEPATH%\TFC" "TFC.exe"

   

... na segunda linha o programa 7z.exe irá extrair para o diretório D:\Documents and Settings\{username} (já que estou utilizando o miniXP) o arquivo TFC.exe de dentro do arquivo VirusRemovalRoutine.7z. Na quarta linha, o script entra dentro do diretório da variável e executa TFC.exe. Feito isto o programa foi executado normalmente sem nenhuma mensagem de erro :)

1.8.7 - Ao executar um programa muitas vezes são criados arquivos então é sempre bom verificar quais os arquivos criados para depois removê-lo. Após eu executar o TFC, como ele foi criado fora de um diretório temporário, se eu executar ele no computador de um cliente, ele irá ficar lá. Então, observando outros scripts, tive que inserir um comando para remover o executável e o diretório criado por ele, após ele terminar sua execução. O meu arquivo TFC.cmd ficou como abaixo.

    @pushd "%~dp0"

    @7z.exe x -o"%HOMEPATH%\TFC" -y Files\VirusRemovalRoutine.7z TFC.exe

    @title Temporary File Cleaner

    @ECHO Waiting for the program to end...

    @start ""  /D"%HOMEPATH%\TFC" /WAIT "TFC.exe"

    @ECHO --

    @ECHO press any key to CLEANUP, This will delete the executable TFC.exe and its directory.

    @pause>nul

    @del "%HOMEPATH%\TFC\TFC.exe"

    @rmdir "%HOMEPATH%\TFC"

... na linha 5, além de executar o programa, o prompt espera o programa finalizar sua execução para seguir às próximas linhas. Após o programa finalizar, é mostrada na linha de comando a mensagem da linha 7 e a linha 8 é para aguardar alguma tecla ser pressionada. Quando uma tecla é pressionada, primeiro é removido o executável TFC.exe (linha 9) e depois o diretório TFC (que já deve estar vazio) que também foi criado (linha 10). Claro, após estas modificações é só reiniciar o HBCD Menu e testar o programa.

1.9 - Alguns dos programas que quero adicionar, já existem no Hiren, então vou modificar apenas os caminhos na planilha. Para estes programas, apenas adicionarei eles na linhas correspondentes no  submenu 'Removal routine' <- lembre-se do formato: Removal routine\ X - Nome do programa e na próxima linha, o nome do arquivo .cmd!

1.10  - O ESET não vem por padrão, então terei que adicioná-lo. A adição dele segue o roteiro padrão: Adicionar o nome e comando na planilha, criar o arquivo .cmd e depois compactar o executável em 7z. O EsetOnline.cmd que eu criei está abaixo.

  @echo off

  @pushd "%~dp0"

  @if not exist "%TEMP%\HBCD\esetsmartinstaller.exe" 7z.exe x -o"%TEMP%\HBCD" -y Files\EsetOnline.7z

  @start "" /D"%TEMP%\HBCD" "esetsmartinstaller.exe"

 

... como pode observar o arquivo é bem simples e o programa pode ser executado em um diretório temporário. A única coisa diferente é na linha 3, onde eu primeiro verifico se ele já foi descompactado, caso negativo, a descompactação é feita para o diretório de destino.

1.10.1 - O Eset executou normalmente tanto no MiniXP, com em outro computador com o Windows 7 e Windows 8. O problema foi só na atualização pois executando no MiniXp, ele atualiza a base de dados e quando encerra o SO, apaga tudo(como é esperado). Nos outros computadores, ele atualiza a base de dados e permanesse com a atualização (não pede para atualizar novamente) - mas pela lógica, a cada computador que fosse executado pela primeira vez teria que atualizar. A solução, claro, seria guardar a atualização no Hiren, assim, posso utilizar em várias máquinas sem a necessidade de estar fazendo a atualização - a não ser que houvesse uma nova.

1.10.2 - Aplicando um pouco de lógica, só há dois meios de atualização: ou é um novo programa lançado(já contendo as atualizações) ou a base de dados é baixada para o computador. Sendo assim, o Eset utiliza a segunda opção então só teria que encontrar para onde estas atualizações seriam baixadas. Como não utilizo Windows e o computador em que testei está muito longe daqui, não lembro o diretório exato onde foi guardado mas eu encontrei o diretório ESET onde estava a base de dados - dentro deste diretório tem o executável esetsmartinstaller.exe entre outros executáveis e arquivos variados, então simplesmente teria que transformá-lo em arquivo 7z e chamar o que for necessário!

1.10.3 - Tudo foi colocado dentro do arquivo EsetOnline.7z e o cmd ficou como abaixo.

    @echo off

    @pushd "%~dp0"

    @if not exist "%TEMP%\HBCD\ESET\esetsmartinstaller.exe" 7z.exe x -o"%TEMP%\HBCD\ESET" -y Files\EsetOnline.7z

    @start "" /D"%TEMP%\HBCD\ESET" "esetsmartinstaller.exe"

... observe que a única diferença é que eu criei um diretório ESET (assim fica mais fácil para mim localizar e remover - quando estiver no computador do cliente). Como o programa anterior(item 1.8), eu poderia fazer com que os scripts removessem os arquivos do diretório temporário também, poderia modificar os scripts para fazer a compactação dos arquivos e substituir o EsetOnline.7z(há scripts .cmd de alguns programas que fazem isto como o ClamWin que pode ser analizado), mas por enquanto não pretendo fazer isto - mas caso você pretenda fazer isto, basta observar onde os arquivos são salvos.

1.11 - Agora passemos para o MalwareBytes. Este programa já vem no Hiren mas está desatualizado assim como o programa que baixamos do site do desenvolvedor. Então neste caso, para inserir o programa no submenu, basta atualizar a planilha.

1.11.1  - Quanto a atualização dele, segue a mesma lógica do Eset, basta verificar onde são guardados os arquivos baixados. Como eu atualizei ele pelo MiniXp, posso lhe informar onde foram salvos!

1.11.2 - Os arquivos atualizados do MalwareBytes estão em "X:\Documents and Settings\All Users\Application Data\Malwarebytes\Malwarebytes' Anti-Malware" (inclusive hoje 26/02/2014 teve uma atualização - parece que eles atualizam todos os dias!).

1.11.3 - Após atualizar o programa, você não pode fechá-lo, senão serão excluídos todos os arquivos dele - foi dele que aprendi como excluir os arquivos para utilizar no TFC!  8)

1.11.4 - Abra o gerenciador de arquivos (o Explorer) e navegue até o diretório onde estão os arquivos do MalwareBytes (item 1.11.2). Observe que nele há o arquivo 'rules.ref' (esta é a base de dados) - eu tentei apenas copiar ela pro MalwareBytes.7z mas não funfou! >:(

1.11.5 - Descompacte o arquivo MalwareBytes.7z para algum local. O segredo é copiar tudo o que está dentro do diretório 'Configuration' (item 1.11.2) e copiá-los para o diretório  onde descopactou o MalwareBytes.7z - sobrescrevendo os arquivos existentes, mas não esqueça de copiar também o rules.ref sobrescrevendo o existente. Após isto, apenas recompacte tudo para MalwareBytes.7z e substitua o arquivo original.

1.11.6 - Pronto, já terá o MalwareBytes atualizado e não vai precisar baixar a atualização toda vez que executá-lo (a não ser que tenha uma versão nova).

 

Bom, creio que é melhor eu parar de escrever pois isto aqui já tá ficando enorme.

 

Há... lembrei... não me lembro (pois não podemos esquecer o que não recordamos) qual é o programa mas teve um que pedia a dll 'gdiplus.dll', então, depois de alguma luta com o Hiren, eu vi o arquivo DLL.7z - se precisar de uma dll, basta obtê-la e jogá-la para dentro deste arquivo que ela ficará disponível pro MiniXP. Como não uso Windows não posso lhe garantir, mas é sempre bom obter as dll do programa original e não daqueles sites que as disponibilizam (dlls são bibliotecas, são programas como qualquer outro e podem ser modificadas para executar qualquer comando disponibilizado pelo SO). Neste caso no arquivo desta biblioteca tinham três arquivos (gdiplus.dll, gdiplus.cat e gdiplus.man), só não coloquei o arquivo man pois ele é apenas um manual e o programa funcionou normalmente - há... lembrei (só lembramos do que podemos recordar),  o programa era o DiskInternal Linux Reader - não pude observar outro, pois a dll já estava em seu lugar.

 

De já agradeço a paciência em ler este tutorial e espero que com estas diretrizes possa personalizar seu Hiren da melhor forma possível de acordo com suas necessidades e tenha um ótimo dia!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 anos depois...
Em 26/02/2014 às 17:08, Ben disse:

Neste tutorial vou lhe mostrar como fazer as alterações no MiniXP do Hiren. Se você já leu a parte 1 deste tutorial, não se preocupe, pois fazer as modificações no menu, instalar/remover programas no MiniXP é muito mais direto e simples e pode testar as modificações instantaneamente.

 

Aqui vou assumir que você está utilizando um pendrive bootável (no meu caso estou utilizando um cartão SD) e que você está dentro do MiniXP.

 

 

 

1. - Do MiniXP, dê um clique duplo no atalho 'HBCD Menu' que está na área de trabalho.

1.1 - Escolha a opção 'Windows HBCDMenu.csv' que está em 'Help->Edit Menu'  no gerenciador de menu HBCD Menu. Se  abrirá uma planilha que corresponde ao menu do Hiren.

1.2 - Observe que em cada coluna, a primeira linha corresponde ao menu principal. As outras linhas correspondem às opções de menu e ao arquivo que será chamado para executar operações.

1.2.1 - Observe que no menu 'Backup' (linha 1 coluna B), tem a opção CopyWipe (em uma linha) e a chamada ao arquivo CopyWipe (na linha imediatamente inferior).

1.3 - Para remover um programa e sua entrada de menu basta localizar o arquivo .cmd relativo ao programa, remover o programa (a grande maioria está em D:\HBCD\Programs\Files) e por último apagar a entrada dele na planilha.

1.3.1 - Eu quero remover o programa CloneDisk, então eu localizei ele na planilha e a linha imediatamente  inferior me mostra que é chamado o arquivo CloneDisk.cmd (lembre-se que estes arquivos estão em D:\HBCD\Programs).

1.3.2 - O conteúdo de CloneDisk.cmd é...

 

    ... a segunda linha me mostra que o comando 7z.exe irá extrair para o diretório temporário B:\Temp\HBCD (a variável %TEMP% aqui significa B:\Temp) todo o conteúdo do arquivo D:\HBCD\Programs\Files\CloneDisk.7z. A terceira linha, executa de dentro do diretório temporário o arquivo CloneDisk.exe.

1.3.3 - Neste caso específico, para remover tudo relativo ao CloneDisk, bastaria que eu removesse o arquivo D:\HBCD\Programs\Files\CloneDisk.7z, depois o arquivo D:\HBCD\Programs\CloneDisk.cmd e por fim, na planilha removesse a entrada relativa ao programa (as duas linhas no menu 'Backup' relativas ao CloneDisk). Após remover tudo, bastaria eu reiniciar o 'HBCD Menu' (fechar e abrir novamente) para ver as modificações no menu.

1.4 - Atente desde já que há vários programas fazem parte de outros arquivos - nem sempre encontrará o arquivo X.7z relativo ao programa X. Neste caso, os arquivos que mais concentram programas são: D:\HBCD\Programs\Files\NirSoft.7z e D:\HBCD\Programs\Files\Tools.7z, mas também são utilizados alguns programas dos arquivos D:\HBCD\Dos\[Mix.7z|Tools.7z] - neste caso, para remover o programa, bastaria descompactar o arquivo Tools.7z, remover o programa dele (e arquivos associados a ele), recompactar para o arquivo Tools.7z e substituir o original.

1.5 - Agora eu quero remover o DiskGenius, ele está dentro do Menu 'Partition / Boot / MBR'.

1.5.1 - Pela planilha, eu localizo a entrada do programa e vejo que o arquivo chamado é D:\HBCD\Programs\DiskGenius.cmd. O conteúdo dele está abaixo.

 

... na terceira linha há uma condicional que verifica se já existe o arquivo B:\Temp\HBCD\DiskGenius.exe - caso positivo, executa o que está abaixo de ':z' (aqui ele executará dois programas em sequência que já estarão no diretório temporário). Se não existir o arquivo, a quarta linha descompacta para o diretório temporário o conteúdo do arquivo DiskGenius.7z. A quinta linha apenas extrai para o diretório temporário o executável 'RunAsDate.exe' de dentro do arquivo NirSoft.7z(note que ele está protegido pela senha 'hbcd' que é passada via parâmetro '-p' [-phbcd] ).

1.5.1 - Neste caso, para remover este programa, eu começo por remover o arquivo DiskGenius.7z. Eu não vou remover de imediato o programa RunAsDate.exe de dentro do arquivo NirSoft.7z pois não sei se outro programa o utiliza - por isto é bom anotar o que está removendo, pois no caso de erro poderá recuperar os arquivos necessários (claro, estou assumindo que antes de começar a fazer alguma modificação, você lembrou de fazer backup!). Como eu já removi o arquivo que contém o executável, agora eu removo o arquivo DiskGenius.cmd e por fim apago as entradas do DiskGenius da planilha e a salvo (CTRL+S). Agora apenas fecho e abro o 'HBCD Menu' e confiro as modificações! Simples, não?

1.6 - Assim como no tutorial relativo ao DOS (parte 1), estude bem os scripts (arquivos .cmd) pois através deles irá pegar a fluência e facilitará bastante para que entenda o que pode remover ou não, assim como para adicionar programas.

1.7 - Eu li aqui no Fórum, o artigo

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
  e coloquei as ferramentas citadas nele no menu do Hiren - assim, eu posso utilizá-las, então vou descrever como adicionei três delas que me deram mais trabalho(agora o texto vai ficar longo mas observando como são adicionadas, não terá problemas para adicionar as suas). Por favor, abra o artigo citado para visualizar o meu menu do Hiren. Também, visite (contém variáveis do Windows que pode utilizar).

1.8 - Vou adicionar primeiro o programa Temporary File Cleaner (TFC.exe) - se não me engano ele vem na instalação padrão do Hiren, mas devo tê-lo removido. Vou colocá-lo dentro de um submenu 'Removal routine' dentro do menu 'Antiviral / Malware Tools' já que quando eu for utilizar os programas, os executarei em sequência.

1.8.1 - Começando pela planilha (item 1 e 1.1), já localizei o menu 'Antiviral / Malware Tools' (coluna A) e vou aproveitar e modificá-lo para 'Antiviral / Malware / Rootkit Tools'.

1.8.2 - Agora vou adicionar o submenu 'Removal routine'. Para isto basta inserir uma linha (vou logo inserir duas já que precisarei inserir o arquivo .cmd).

1.8.2.1 - Para inserir uma ou mais linhas, basta selecionar a quantidade de linhas e com o botão direito escolher 'insert...'. No próximo menu, escolhi 'Shift cells down'.

1.8.3 - Agora na primeira linha vazia insiro: 'Removal routine\1 - Temporary File Cleaner' <- sem aspas! A barra invertida significa que dentro do submenu 'Removal routine' tem a opção '1 - Temporary File Cleaner'. Na segunda linha vazia, eu insiro o arquivo que vai ser chamado, neste caso o TFC.cmd (que ainda vou criar). Nesta etapa já pode salvar a planilha e reiniciar o 'HBCD Menu' para ver o resultado.

1.8.4 - Agora vou criar o arquivo TFC.cmd dentro de D:\HBCD\Programs com o conteúdo abaixo - eu criei o arquivo TFC.cmd observando outros arquivos .cmd.

 

1.8.5 - O último passo é criar o arquivo TFC.7z em D:\HBCD\Programs\Files - para isto é só compactar o arquivo TFC.exe para TFC.7z e movê-lo para o diretório pertinente.

1.8.6 - Somente com os passos acima, você já pode reiniciar o HBCD Menu, e clicar na opção do programa que acabou de criar para executar. Mas houve um problema ao executar este programa pois apareceu uma mensagem de erro dizendo que o programa não pode ser executado de um diretório temporário >:(

1.8.6.1 - Sendo assim, tive que mover o conteúdo do arquivo extraído para outro diretório. Observando outros scripts, reeditei o TFC.cmd e também seguindo o exemplo do arquivo Tools.7z, criei um arquivo VirusRemovalRoutine.7z com o TFC.exe dentro - assim vou agrupar as ferramentas deste submenu em um único arquivo (claro, removi o arquivo TFC.7z).

 

   

... na segunda linha o programa 7z.exe irá extrair para o diretório D:\Documents and Settings\{username} (já que estou utilizando o miniXP) o arquivo TFC.exe de dentro do arquivo VirusRemovalRoutine.7z. Na quarta linha, o script entra dentro do diretório da variável e executa TFC.exe. Feito isto o programa foi executado normalmente sem nenhuma mensagem de erro :)

1.8.7 - Ao executar um programa muitas vezes são criados arquivos então é sempre bom verificar quais os arquivos criados para depois removê-lo. Após eu executar o TFC, como ele foi criado fora de um diretório temporário, se eu executar ele no computador de um cliente, ele irá ficar lá. Então, observando outros scripts, tive que inserir um comando para remover o executável e o diretório criado por ele, após ele terminar sua execução. O meu arquivo TFC.cmd ficou como abaixo.

 

... na linha 5, além de executar o programa, o prompt espera o programa finalizar sua execução para seguir às próximas linhas. Após o programa finalizar, é mostrada na linha de comando a mensagem da linha 7 e a linha 8 é para aguardar alguma tecla ser pressionada. Quando uma tecla é pressionada, primeiro é removido o executável TFC.exe (linha 9) e depois o diretório TFC (que já deve estar vazio) que também foi criado (linha 10). Claro, após estas modificações é só reiniciar o HBCD Menu e testar o programa.

1.9 - Alguns dos programas que quero adicionar, já existem no Hiren, então vou modificar apenas os caminhos na planilha. Para estes programas, apenas adicionarei eles na linhas correspondentes no  submenu 'Removal routine' <- lembre-se do formato: Removal routine\ X - Nome do programa e na próxima linha, o nome do arquivo .cmd!

1.10  - O ESET não vem por padrão, então terei que adicioná-lo. A adição dele segue o roteiro padrão: Adicionar o nome e comando na planilha, criar o arquivo .cmd e depois compactar o executável em 7z. O EsetOnline.cmd que eu criei está abaixo.

 

 

... como pode observar o arquivo é bem simples e o programa pode ser executado em um diretório temporário. A única coisa diferente é na linha 3, onde eu primeiro verifico se ele já foi descompactado, caso negativo, a descompactação é feita para o diretório de destino.

1.10.1 - O Eset executou normalmente tanto no MiniXP, com em outro computador com o Windows 7 e Windows 8. O problema foi só na atualização pois executando no MiniXp, ele atualiza a base de dados e quando encerra o SO, apaga tudo(como é esperado). Nos outros computadores, ele atualiza a base de dados e permanesse com a atualização (não pede para atualizar novamente) - mas pela lógica, a cada computador que fosse executado pela primeira vez teria que atualizar. A solução, claro, seria guardar a atualização no Hiren, assim, posso utilizar em várias máquinas sem a necessidade de estar fazendo a atualização - a não ser que houvesse uma nova.

1.10.2 - Aplicando um pouco de lógica, só há dois meios de atualização: ou é um novo programa lançado(já contendo as atualizações) ou a base de dados é baixada para o computador. Sendo assim, o Eset utiliza a segunda opção então só teria que encontrar para onde estas atualizações seriam baixadas. Como não utilizo Windows e o computador em que testei está muito longe daqui, não lembro o diretório exato onde foi guardado mas eu encontrei o diretório ESET onde estava a base de dados - dentro deste diretório tem o executável esetsmartinstaller.exe entre outros executáveis e arquivos variados, então simplesmente teria que transformá-lo em arquivo 7z e chamar o que for necessário!

1.10.3 - Tudo foi colocado dentro do arquivo EsetOnline.7z e o cmd ficou como abaixo.

 

... observe que a única diferença é que eu criei um diretório ESET (assim fica mais fácil para mim localizar e remover - quando estiver no computador do cliente). Como o programa anterior(item 1.8), eu poderia fazer com que os scripts removessem os arquivos do diretório temporário também, poderia modificar os scripts para fazer a compactação dos arquivos e substituir o EsetOnline.7z(há scripts .cmd de alguns programas que fazem isto como o ClamWin que pode ser analizado), mas por enquanto não pretendo fazer isto - mas caso você pretenda fazer isto, basta observar onde os arquivos são salvos.

1.11 - Agora passemos para o MalwareBytes. Este programa já vem no Hiren mas está desatualizado assim como o programa que baixamos do site do desenvolvedor. Então neste caso, para inserir o programa no submenu, basta atualizar a planilha.

1.11.1  - Quanto a atualização dele, segue a mesma lógica do Eset, basta verificar onde são guardados os arquivos baixados. Como eu atualizei ele pelo MiniXp, posso lhe informar onde foram salvos!

1.11.2 - Os arquivos atualizados do MalwareBytes estão em "X:\Documents and Settings\All Users\Application Data\Malwarebytes\Malwarebytes' Anti-Malware" (inclusive hoje 26/02/2014 teve uma atualização - parece que eles atualizam todos os dias!).

1.11.3 - Após atualizar o programa, você não pode fechá-lo, senão serão excluídos todos os arquivos dele - foi dele que aprendi como excluir os arquivos para utilizar no TFC!  8)

1.11.4 - Abra o gerenciador de arquivos (o Explorer) e navegue até o diretório onde estão os arquivos do MalwareBytes (item 1.11.2). Observe que nele há o arquivo 'rules.ref' (esta é a base de dados) - eu tentei apenas copiar ela pro MalwareBytes.7z mas não funfou! >:(

1.11.5 - Descompacte o arquivo MalwareBytes.7z para algum local. O segredo é copiar tudo o que está dentro do diretório 'Configuration' (item 1.11.2) e copiá-los para o diretório  onde descopactou o MalwareBytes.7z - sobrescrevendo os arquivos existentes, mas não esqueça de copiar também o rules.ref sobrescrevendo o existente. Após isto, apenas recompacte tudo para MalwareBytes.7z e substitua o arquivo original.

1.11.6 - Pronto, já terá o MalwareBytes atualizado e não vai precisar baixar a atualização toda vez que executá-lo (a não ser que tenha uma versão nova).

 

Bom, creio que é melhor eu parar de escrever pois isto aqui já tá ficando enorme.

 

Há... lembrei... não me lembro (pois não podemos esquecer o que não recordamos) qual é o programa mas teve um que pedia a dll 'gdiplus.dll', então, depois de alguma luta com o Hiren, eu vi o arquivo DLL.7z - se precisar de uma dll, basta obtê-la e jogá-la para dentro deste arquivo que ela ficará disponível pro MiniXP. Como não uso Windows não posso lhe garantir, mas é sempre bom obter as dll do programa original e não daqueles sites que as disponibilizam (dlls são bibliotecas, são programas como qualquer outro e podem ser modificadas para executar qualquer comando disponibilizado pelo SO). Neste caso no arquivo desta biblioteca tinham três arquivos (gdiplus.dll, gdiplus.cat e gdiplus.man), só não coloquei o arquivo man pois ele é apenas um manual e o programa funcionou normalmente - há... lembrei (só lembramos do que podemos recordar),  o programa era o DiskInternal Linux Reader - não pude observar outro, pois a dll já estava em seu lugar.

 

De já agradeço a paciência em ler este tutorial e espero que com estas diretrizes possa personalizar seu Hiren da melhor forma possível de acordo com suas necessidades e tenha um ótimo dia!

 

 

Olá, não entendi muito bem como acrescentar ao menu HBCDmenu a ferramenta desejada, poderia me explicar como adiciono?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...