Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Gigabyte - GA- H110M-S2V REV 1.0 - placa liga ao liga a fonte

Avalie este tópico:


JoseS

Posts em destaque

Boa noite, a todos.

 

Estou com essa placa na bancada, ela esta ligando assim que conecto e ligo a fonte, ou seja esta ligando sem eu da o comando para ligar, removei a BIOS achando que estivesse corrompida, mas não resolveu, fazendo teste de continuidade no conector 24pinos, vejo que o PSON (fio Verde) esta dando continuidade com o GND.

 

mas não consegui encontra o componente defeituoso, como não tenho o esquema dessa placa qualquer ajuda agradeço muito.

IMG_1648.JPG

IMG_1649.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiz alguns testes e removi 2 componentes que esta na linha do PSON.

 Segue print.

 

Pelo o esquema o PSON passa no BC37 e R695(liberando 5VSB) e vai para o SIO.

o BC37 deu bip(00,2v) sei que  resistência baixa não indica curto mas decidi remove-lo junto com o resistor e o curto ainda continua.

Só consigo encontrar o sinal do PSON no SIO.

 

Alguém tem alguma dica que possa me passa antes de condenar o SIO, e comprar outro?

 

 

 

PSON 24P.jpg

PSON SIO.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, PauloLima92 disse:

Você encontra 5v no pino 105 do SIO? Se é isso mesmo, então não é o SIO quem está acionando a fonte.

@PauloLima92 Fiz esse teste porem esta a 0V, mas nao tenho certeza a atarde verifico e posto o resultado.

 

caso tenha os 5v não sei qual rumo devo tomar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JoseS

17 horas atrás, JoseS disse:

o BC37 deu bip(00,2v) sei que  resistência baixa não indica curto mas decidi remove-lo junto com o resistor e o curto ainda continua.

Veja bem! Se o capacitor BC37 entrar em curto, essa linha do pson vai ficar em nível baixo todo o tempo com isso fazendo a placa ligar assim que é energizada! O sinal PSON# é active low, é ativado em nível logico baixo. Então você tem que deixar o resistor no lugar para a tensão de 5v ficar presente em stand e a mesma vai a nível baixo quando o power for pressionado. O resistor é pull-up, a função dele é deixar esse pino do pson em nível alto para depois ir a nível baixo quando o power é pressionado. Ao meu ver a placa só tem esse problema de ligar diretamente. Isso pode ser causado por falta de tensão na bateria do CMOS deixando a função de ligamento direto no bios habilitado. Quando o você pegou a maquina, você verificou isso? Outra coisa é ver se o botão do power está fazendo esse curto o tempo todo. Depois dos teste básicos o problema persistir? Segue a linha do power+pson e todos os componentes dessas linhas! 

Editado: por Leonildo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JoseS para completar o raciocínio. Esse sinal -PWRBTSW tem que ser verificado também como mencionei acima (botão power? Nessa linha tem os capacitores  FPC1, OBC22, FPBC3 que podem está em curto fazendo o power ficar em nível baixo.

Meu conselho é! Retirou testou ta bom? volta para o lugar! Veja que retirar o bios não resolveu.

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Leonildo disse:

@JoseS

Veja bem! Se o capacitor BC37 entrar em curto, essa linha do pson vai ficar em nível baixo todo o tempo com isso fazendo a placa ligar assim que é energizada! O sinal PSON# é active low, é ativado em nível logico baixo. Então você tem que deixar o resistor no lugar para a tensão de 5v ficar presente em stand e a mesma vai a nível baixo quando o power for pressionado. O resistor é pull-up, a função dele é deixar esse pino do pson em nível alto para depois ir a nível baixo quando o power é pressionado. Ao meu ver a placa só tem esse problema de ligar diretamente. Isso pode ser causado por falta de tensão na bateria do CMOS deixando a função de ligamento direto no bios habilitado. Quando o você pegou a maquina, você verificou isso? Outra coisa é ver se o botão do power está fazendo esse curto o tempo todo. Depois dos teste básicos o problema persistir? Segue a linha do power+pson e todos os componentes dessas linhas! 

ok deixei o resistor e tenho o 5VSB.

o PW+ e PW- estão em curto, removi o capacitor FPC1 que também esta em curto, porem nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JoseS você testou o capacitor fora da placa? Realmente apresentou em curto? 

4 minutos atrás, JoseS disse:

o PW+ e PW- estão em curto, removi o capacitor FPC1 que também esta em curto, porem nada.

A placa ainda continua ligando direto é isso?

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JoseS capacitor FPBC3 testa fora também! Vai tirando e testando pra ver se o curto vai sumir. Só PW- que vai está com gnd! Se PW+ tiver com uma baixa resistência vai ter curto sim. Sempre afira na escala de 200ohm blz? Só para uma melhor compreensão, coloca na escala de 200ohm e coloca as duas ponteiras no GND e veja qual o valor que vai apresentar? Esse mesmo valor é o que vai da na PW+ e PSON se tiver curto. Entendeu? Ponteira preta no gnd e vermelha na linha positivo, se apresentar o mesmo valor do testa acima? Tem curto! Depois de aferir tudo fora da placa e ainda tiver curto na linha PW+ ou PSON pode ser problema no I/O.

Tem que monitorar PWRBTSW em todas as suas etapas, o mesmo com PSON. Verifique se o diodo FPESD1 existi na sua placa? Procura também o OQ5 e remove ele da placa e veja se a placa para de ligar sozinha? Caso contrario volta ele para o lugar de origem! 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Leonildo disse:

@JoseS capacitor FPBC3 testa fora também! Vai tirando e testando pra ver se o curto vai sumir. Só PW- que vai está com gnd! Se PW+ tiver com uma baixa resistência vai ter curto sim. Sempre afira na escala de 200ohm blz? Só para uma melhor compreensão, coloca na escala de 200ohm e coloca as duas ponteiras no GND e veja qual o valor que vai apresentar? Esse mesmo valor é o que vai da na PW+ e PSON se tiver curto. Entendeu? Ponteira preta no gnd e vermelha na linha positivo, se apresentar o mesmo valor do testa acima? Tem curto! Depois de aferir tudo fora da placa e ainda tiver curto na linha PW+ ou PSON pode ser problema no I/O.

Tem que monitorar PWRBTSW em todas as suas etapas, o mesmo com PSON. Verifique se o diodo FPESD1 existi na sua placa? Procura também o OQ5 e remove ele da placa e veja se a placa para de ligar sozinha? Caso contrario volta ele para o lugar de origem! 

@Leonildo  usei a fonte da bancada e com tensão de 3v no fio verde o consumo foi para 1,5A, Super IO queimando o dedo. não resta duvida é super IO. qual o modelo de SIO que posso substituir por esse? IT8628E. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JoseS pra esse aí não sei! Mas vou deixar um link para você lê o que os colegas dizem sobre esse assunto de compatibilidade de I/O. Tem uma tabela também!!!

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

show!

21 horas atrás, JoseS disse:

@Leonildo  usei a fonte da bancada e com tensão de 3v no fio verde o consumo foi para 1,5A, Super IO queimando o dedo. não resta duvida é super IO. qual o modelo de SIO que posso substituir por esse? IT8628E. 

 

agora é trocar o Sio e correr para o abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
1 hora atrás, JoseS disse:

Boa noite.

@Leonildo @Emanoel_2.0 voltando a luta.

 

Então troquei o SIO, o curto saiu, porem a placa ainda continua a liga diretamente, refazendo as medições no PSON ele esta com 3.24v.

 

 

 

 

 

 

 

 

verifique os terminais pra ver se está bem soldado, sempre fica alguns que não pega solda, não adianta rsrs, veja se também não está fechando curto ou algo do gênero.

teste também o cristal, feche um curto nele e veja se a placa starta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Emanoel_2.0 disse:

verifique os terminais pra ver se está bem soldado, sempre fica alguns que não pega solda, não adianta rsrs, veja se também não está fechando curto ou algo do gênero.

teste também o cristal, feche um curto nele e veja se a placa starta

@Emanoel_2.0 Verifiquei 1 por 1, estão bem soltados... o que eu estranho é que nao tem 5v no PSON

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...