Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise STI - na1401 - A14RV0X - V4.0 - esquenta e desliga

Avalie este tópico:


compaq

Posts em destaque

Boa tarde,

 

Estou com esse notebook que estava desligando ... ele veio com thermalpads tanto no processador quanto no chip gráfico. Percebi que a temperatura fica oscilando entre 80 e 85 graus e as vezes ele nem chega a carregar o windows. As saídas de ar estão todas ok!. Minha pergunta é onde encontrar thermalpads de qualidade e qual a marca que devo comprar. ??

 

Obrigado.

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@compaq boa tarde amigo, seu tópico é pra compra de de thermal pads ou pro conserto da placa ? pois são areas diferentes, só pra manter o fórum organizado, dai seria na area de ferramentas para eletronica

mas respondendo sua pergunta, eu compro os meus no ML e se sai muito bem os melhores são da ARCTIC mas custam os olhos da cara

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde cristi, tudo bem? A placa liga normal o problema mesmo é o superaquecimento, as vezes ela nem consegue carregar o windows por completo, os chips tanto do processador quanto do gráfico estão superaquecidos. Quando consigo fazer a medição das temperaturas, ficam em torno de 80 a 90 graus. Isso sem fazer nada no notebook. Vi que ele tem thermalpad tanto no processador quanto no chip gráfico, retirei do processador e coloquei pasta térmica. Do chip gráfico não retirei pois ele é um pouco alto. A minha preocupação é comprar um thermalpad de qualidade inferior. Outra coisa, posso colocar aquelas plaquinhas de cobre no local do thermalpad? Qual a forma correta de usar essa plaquinha?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aconselho a utilizar uma pasta térmica com composto de prata no die do processador e placa de vídeo (se tiver), thermalpads são usados somente em cima de bobinas e memórias da placa de vídeo, em hipótese alguma utilize pasta térmica nessas bobinas e memórias, analise também as voltagens entregues pro cooler, e a condição do mesmo, coolers velhos podem apresentar desgaste e dominuição da rotação, o que pode ajudar no superaquecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Alex Waskow disse:

Aconselho a utilizar uma pasta térmica com composto de prata no die do processador e placa de vídeo (se tiver), thermalpads são usados somente em cima de bobinas e memórias da placa de vídeo, em hipótese alguma utilize pasta térmica nessas bobinas e memórias, analise também as voltagens entregues pro cooler, e a condição do mesmo, coolers velhos podem apresentar desgaste e dominuição da rotação, o que pode ajudar no superaquecimento.

Estou usando pasta termica de prata no processador. Não usei no chip gráfico pois parece que o thermalpad é um pouco alto e caso eu coloque a pasta termica possivelmente não irá fazer o contato entre o dissipador e o chip. Vou verificar o cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola,

 

No processador usa pasta térmica prata GD900 ou Thermaltake, e Termal Pad tenta comprar 3m ( limpe muito bem as áreas de aplicação da pasta térmica e termal pad, não abuse na quantidade, deve ser aplicação uniforme ,  a transferência de calor deve ser perceptível a toque nos dissipadores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/09/2020 às 19:02, compaq disse:

Veja como é o dissipador e os thermalpads.

sti na 1401 dissipador.jpg

isso não é thermalpad, faça a limpeza do dissipador com álcool isopropilico e aplique uma pasta térmica de qualidade. verifique também se não está faltando algum parafuso que prende o dissipador ou se algum está com folga, veja também o suporte onde é ''roscado'' o parafuso algum deles pode está trincado/quebrado e não tendo o devido contato com processador e a NB  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, compaq disse:

Coloquei a pasta térmica mas não houve contato com o processador, apenas no chip gráfico. Pelo jeito vou ter que colocar thermalpad, não creio que seja pasta térmica seca.

então tem algo de errado, thermalpad não vai dar conta do processador (acredito eu) e já peguei desse modelo, originalmente ele vem com pasta térmica, verifique o suporte (onde é parafusado o cooler) provavelmente algum está quebrado ou sem a rosca, causando a falta de aperto dos parafusos

Editado: por Emanoel_2.0
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

=Amigo pode ser que você tenha que fazer um reballing na solda BGA do seu chip gráfico, pois está alcançando temperaturas muito altas, e na maioria dos casos que já peguei aqui, o reballing resolveu. mas antes tente como a galera te instruiu ai, caso continue essas temperaturas elevadas, tente fazer o reballing.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, compaq disse:

Pessoal acabei invertendo as coisas, a pasta térmica do processador encosta no dissipador, já o chip gráfico não. O engraçado é que o quarto parafuso é diferente dos demais, é isso mesmo? Todos os parafusos estão todos bem fixados.

então provavelmente o chipset deve usar thermalpad

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Emanoel_2.0 disse:

então provavelmente o chipset deve usar thermalpad

@compaq exato amigo, troquei dois a pouco tempo desses é assim mesmo, thermal chip e pasta cpu (coloca uma MX-4) se nem com ela segurar nada mais baixa a temperatura, dai pode sim ter um defeito na solda do chip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal já vi várias marcas e tipos de thermalpad e só fique na dúvida de qual comprar, alguém pode ajudar e colocar um link de um bom que não seja tão caro. Vi o Thermal Pad Gelid Gp-extreme mas o preço e o frete estão deixando o valor bem salgado. Foi citado aqui um da 3M mas não achei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...