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dúvida Solda difícil de aquecer

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sidneivl

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Olá pessoal, sou novato nessa área e comprei uma estação de solda chinesa JCD, estou bem contente com ela, funciona muito bem, mas surgiu uma dúvida.

 

Assisti vários vídeos de como soldar e desoldar componentes SMD usando o ar quente, então peguei 2 placas aqui para treinar antes de reparar um notebook que tenho.

 

O problema é que em uma placa os componentes se soltam bem fácil com 300°, vazão baixa, limpo a solda antiga, coloco estanho e com 350° no máximo a solda entra em fusão e o componente fica bem soldado.

Na outra placa, uma HP de uma antiga impressora eu coloco em 480°, vazão máxima e o componente demora muito, mas muito tempo para soltar e as vezes é preciso fazer força.

Para soldar, após limpar e colocar estanho novo, mesmo com 480°, em qualquer vazão, é muito difícil fazer a fusão do estanho e quando o componente gruda não fica um trabalho bem feito, parece que o estanho não aquece o suficiente.

 

Como pode se o estranho que estou usando é o mesmo?

 

Alguma dica para essa placa que não deixa o estanho aquecer?

 

Obrigado

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5 minutos atrás, sidneivl disse:

Olá pessoal, sou novato nessa área e comprei uma estação de solda chinesa JCD, estou bem contente com ela, funciona muito bem, mas surgiu uma dúvida.

 

Assisti vários vídeos de como soldar e desoldar componentes SMD usando o ar quente, então peguei 2 placas aqui para treinar antes de reparar um notebook que tenho.

 

O problema é que em uma placa os componentes se soltam bem fácil com 300°, vazão baixa, limpo a solda antiga, coloco estanho e com 350° no máximo a solda entra em fusão e o componente fica bem soldado.

Na outra placa, uma HP de uma antiga impressora eu coloco em 480°, vazão máxima e o componente demora muito, mas muito tempo para soltar e as vezes é preciso fazer força.

Para soldar, após limpar e colocar estanho novo, mesmo com 480°, em qualquer vazão, é muito difícil fazer a fusão do estanho e quando o componente gruda não fica um trabalho bem feito, parece que o estanho não aquece o suficiente.

 

Como pode se o estranho que estou usando é o mesmo?

 

Alguma dica para essa placa que não deixa o estanho aquecer?

 

Obrigado

use fkuxo de solda para facilitar..

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@POWERITBA eu uso, coloco bastante na placa que não solta, uso em pasta, ele chega a evaporar ou ser expelido de tanto tempo que seguro em cima do componente e mesmo assim não é tão rápido quanto a outra placa.

 

Eu também pré aqueço a placa por um tempo em uma distância maior...

  • Joinha 1
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  • 1 mês depois...

Experimente aplicar um pouco de solda nova por cima da solda "velha". Isso vai facilitar o derretimento da solda que veio na placa.

Esse macete ajuda em muitas situações, mas vai ter que experimentar, pois com tecnologia SMD isso é mais complicado.

 

Seja como for, usar ar muito quente ou por muito tempo pode danificar a placa devido a empenamentos, que causam trincas nas soldas de outros componentes no entorno ou até danificar os componentes por excesso de temperatura.


 

 

 

 

 

 

Editado: por Garbage
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Explicação para as soldas difíceis de derreter

 

Essas diferenças de temperatura e dificuldades em dessoldagens tem a ver com o tipo de solda (liga metálica) foi usada em cada placa e eventualmente a formação de uma película de óxidos sobre a solda com o passar dos anos.

 

Há alguns anos surgiu a preocupação com a poluição do chumbo presente nas placas descartadas (lixo eletrônico) e muitos países exigiram equipamentos eletrônicos "livre de chumbo" (Lead Free).

Porém, os fabricantes não sabiam o tamanho da encrenca que isso traria. Comparando ao estanho, o chumbo é menos maleável e necessita de temperatura bem maior para derreter. Porém quando chumbo é adicionado ao estanho, a solda fica "mais molhada" quando esta derretida, se espalha com mais facilidade, tem maior aderência e até flexibilidade após ter se solidificado, evitando trincas devido a dilatação térmica dos componentes durante a vida útil do equipamento. Tirando o aspecto do chumbo ser tóxico, adicionar chumbo ao estanho deixava a solda "perfeita".

 

Esse período logo após o banimento do uso de chumbo nas soldas pode ser percebido por algumas gerações de dispositivos (principalmente notebooks e placas de vídeo) que paravam de funcionar prematuramente. Isso resultou no surgimento de um novo nicho de mercado: o "re-flow" e o "re-balling". 

Basicamente o trabalho era derreter a solda novamente (normalmente voltava a dar defeito novamente) ou a solução mais correta que era remover toda a solda problemática e ressoldar com solda comum (com chumbo).

 

Com o tempo, os fabricantes resolveram esse problema usando novas ligas metálicas, adicionando prata, cobre, antimônio em substituição ao chumbo (porém, em quantidades bem menores). Também houveram avanços na química dos fluxos de solda e nas técnicas de soldagem.

 

Por isso, dependendo do fabricante e até do ano em que foram feitas a soldas, haverão diferenças de temperatura para as dessoldagens.

 

A propósito, uma das ligas de solda usada em eletrônica derrete aos 183°C (63% estanho e 37% de chumbo), enquanto que estanho puro derrete aos 232°C e o chumbo aos 327°C.

 

O texto ficou longo, mas espero que a explicação seja útil.

Editado: por Garbage
  • Joinha 4
  • Legal 2
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Bixo, tem alguns passos que você SEMPRE DEVE FAZER antes de iniciar a soldagem, ou desoldagem de componentes.

 

1- Tenha uma mascara e boa circulação de ar, os gases liberados no processo são tóxicos! 

2- limpe a placa por completo com Cleaner, ou Álcool Isopropílico;

3- Pré-aqueça a placa mãe em torno da região a ser aquecida para não empena-la;

4- Tenha uma malha desoldadora caso precise ( Vai precisar kkkk);

5- Saiba o ponto de fusão do seu estanho, use marcas conhecidas e recomendadas. 

Geralmente a ficha técnica de um estanho está associada a cor da Tampa/Carretel em que ele veio 

alguns exemplos:

 

AZUL - 189° ponto de fusão e tem 60%estanho X 40%chumbo

LARANJA - 183° ponto de fusão e tem 63%estanho X 37%chumbo

VERDE-CLARO - 190°/200° ponto de fusão e tem 97%estanho (SEM CHUMBO) famosa LeadFree

VERDE-ESCURO - 235° ponto de fusão e tem 25%estanho X 75%chumbo (Geralmente é usada para remendo de canos de Cobre, n se aplica na eletrônica ).

 

E lembre-se também que não é qualquer tipo de fluxo que vai te ajudar. Use um de boa qualidade (eu recomendo o Amtech Nc-559, melhor do mercado e também recomendo ter sempre em mão um estanho 63x37 e um outro Leadfree). 

 

Abraços e espero ter ajudado!

Editado: por valenteluizz3
  • Joinha 4
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Fala pessoal, obrigado pelas dicas.

A explicação do @Garbage é ótima, eu tinha visto um vídeo sobre o assunto na semana passada quando pesquisava por solda em pasta.

Acabei comprando uma solda em pasta, com chumbo, pq sou amador e o chumbo ajuda, para soltar o componente coloco um pouco nas pontas e ele solta mais rápido, a transferência de calor fica melhor.

Só tenho problema com componentes 0402, mas ai é normal, usando microscópio ajuda, mas não é a melhor coisa.

 

  • Joinha 1
  • Legal 1
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  • 3 meses depois...

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