Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Sony Vaio PCG-71911X DA0HK1MB6E0 Rev E - MBX-247 Liga e não da video

Avalie este tópico:


tecnicodaniell

Posts em destaque

Blz pessoal!

 

Estou com esse Vaio e ele liga mas não da vídeo.

 

Tem todas as tensões nas bobinas, exceto na PL9 e no esquema informa que o PWM (ISL95831HRTZY) é quem alimenta os mosfets PQ46, PQ41 e PQ49 (que estão sem nenhuma tensão no gate e dreno, e consequentemente não mandam para a bobina e falta essa tensão de vcore para dar o video. Nos pinos do PWM 37, 38 e 39 não tem tensão para mandar para os mosfets, seria o problema o PWM? Substituí-lo? Problema é só achar dele para trocar e se for o BGA que faz a PCH.

 

Obs:

- bios regravada e ok

- bateria da CMOS ok com 3,06V

- fiz um ME no PCH BGA de leve, para ver se era alguma solda fria nas esferas e nada

- testado outra memória

- não testei outro processador prq não tenho (apesar q acho difícil ser ele)

vcore_circuit.jpg

Editado: por tecnicodaniell
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tecnicodaniell essa placa tem vídeo dedicado? Não tem tensão de vcore PL10 e PL11? Ou somente na PL9 que não tem tensão? Se sim? Pode ser o arquivo de bios que tem que ser corrigido. 

Pinos 7, 23, 22 e 21 do Pu14 tem tensão?  

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tecnicodaniell 

Tem todas as tensões nas bobinas, exceto na PL9 e no esquema informa que o PWM (ISL95831HRTZY) é quem alimenta os mosfets PQ46, PQ41 e PQ49 (que estão sem nenhuma tensão no gate e dreno, e consequentemente não mandam para a bobina e falta essa tensão de vcore para dar o video. Nos pinos do PWM 37, 38 e 39 não tem tensão para mandar para os mosfets, seria o problema o PWM? Substituí-lo? Problema é só achar dele para trocar e se for o BGA que faz a PCH.

 

- Amigo, vou fazer uma correção e os colegas aqui podem reforçar ou discordar ok. Não é o PWM que alimenta os mosfets ok eles são alimentado com a tensão de VIN no caso os mosfets de alta . O PWM emite um pulso pwm em forma de onda para excitar o Gate dos mosfets, por isso você não conseguir ver tensão lá com o multicentral e sim com um Osciloscópio ok. 

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonildo então, a única que não tem tensão é a PL9 mesmo e as demais estão assim:

PL9 sem tensão
PL10 e 11 com 1.16v
PL12 1.49v
PL14 5.12v
PL13 3.35v
PL8 1.06v

 

Nos pinos que informou do PWM estão com tensão, ou seja, o PWM está alimentado, sendo que ele consegue excitar os gates dos outros mosfets.

 

PU14
Pino 7 - 3.21v
Pino 21 - 1.15v
Pino 22 - 5,04v
Pino 23 - 19,97v

 

Valeu pela dica, mas ainda nada de video!

 

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, tecnicodaniell disse:

Pino 21 - 1.15v

@tecnicodaniell não sei de onde eu retire o pino 21! Era pino 31, mas está valendo!!!! Como o amigo mencionou, seria bom analisar com osciloscópio, com ele você poderia ver se o integrado está oscilando e chaveado o gates dos mosfet. Eu ainda digo pra você regravar com os arquivos de bios para mais uma tentativa! 

Os pinos são: 

23,22,31,3,7,8

Só para recapitular! 

Não entendo muito bem como esse circuito funciona, mas creio que está correto! Só não entendo o por quer não subiu o vídeo. Tem tensão no pino 7 que é um sinal importante!  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tecnicodaniell depois do vcore tem algumas trocas de informações (confirmações) antes do vídeo aparecer. Na falta de algum sinal, o vídeo não vai subir! Caso de sobre carga na linha essas confirmações não são enviadas. Essa sequencia eu não entendo muitas das vezes, por quer tem sinas que não aparece na sequencia. Então tem que conhecer bem o integrado (funcionamento) e o circuito! Quem vem antes de quem, entendeu? Mas vamos analisar que vamos entendendo!

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Leonildo disse:

@tecnicodaniell depois do vcore tem algumas trocas de informações (confirmações) antes do vídeo aparecer. Na falta de algum sinal, o vídeo não vai subir! Caso de sobre carga na linha essas confirmações não são enviadas. Essa sequencia eu não entendo muitas das vezes, por quer tem sinas que não aparece na sequencia. Então tem que conhecer bem o integrado (funcionamento) e o circuito! Quem vem antes de quem, entendeu? Mas vamos analisar que vamos entendendo!

 

@Leonildo geralmente na maioria das vezes as ultimas tensões a aparecerem são Vcore e +VCC_GFX. A tensão de de 1.8V é essencial nessa sequencia.

Editado: por FLAVIOTECH
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/09/2020 às 21:05, Leonildo disse:

@tecnicodaniell não sei de onde eu retire o pino 21! Era pino 31, mas está valendo!!!! Como o amigo mencionou, seria bom analisar com osciloscópio, com ele você poderia ver se o integrado está oscilando e chaveado o gates dos mosfet. Eu ainda digo pra você regravar com os arquivos de bios para mais uma tentativa! 

Os pinos são: 

23,22,31,3,7,8

Só para recapitular! 

Não entendo muito bem como esse circuito funciona, mas creio que está correto! Só não entendo o por quer não subiu o vídeo. Tem tensão no pino 7 que é um sinal importante!  

blz Amigo!

 

Seguem as tensões do PU14:

 

PU14
Pino 3 - 0v
Pino 7 - 3.2v
Pino 8 - 3.2v
Pino 22 - 5v
Pino 23 - 19v
Pino 31 - 5.1v

 

O pino 3 está sem tensão.

 

Bios eu já regravei utilizando essa aqui 

 

 

Como ainda não tenho osciloscópio para testar a oscilação do integrado nos gates dos mosfets, o único jeito para tirar a prova seria conseguir um novo chip de bios e gravar.

E se tiverem algum outro arquivo de bios aq do fórum para esta placa para me indicar, pois só encontrei este. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...