Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Reduzir tensão 12v 6v Bateria 7A

Avalie este tópico:


AltaVoltagem

Posts em destaque

Olá galera... Um amigo me procurou para tentar ajudá-lo.

ele possui uma bateria 12v e 7A, gostaria de estar reduzindo para 6v..

inicialmente para mim, seria fácil, só utilizar uns capacitores e o transistor regulador de tensão, tipo um Lm7806..

porém observei que o mesmo não funciona com 7A, estou correto?

 

 

Alguém tem uma sugestão e/ou um esqueminha ai para eu montar aqui?

Editado: por AltaVoltagem
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 hours ago, AltaVoltagem said:

Olá galera... Um amigo me procurou para tentar ajudá-lo.

ele possui uma bateria 12v e 7A, gostaria de estar reduzindo para 6v..

inicialmente para mim, seria fácil, só utilizar uns capacitores e o transistor regulador de tensão, tipo um Lm7806..

porém observei que o mesmo não funciona com 7A, estou correto?

 

 

Alguém tem uma sugestão e/ou um esqueminha ai para eu montar aqui?

 

E aí, meu nobre, tudo tranquilo?

 

Basta implementar esse circuito abaixo. Como você quer 6V e só 7A, utilize um 7806 e 2 MJ2955.

 

Abraço.

 

7812-voltage-regulator.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PauloLima92  o lance é assim.. ele tem uma carro elétrico infantil, a bateria foi para o saco (6v 7A). ele tem 2 baterias boas em casa de 12v 8A. as baterias tem o mesmo tamanho, só muda a voltagem, praticamente. então, tem que reduzir para 6v.

 

será que da para reduzir so com resistor?   tipo esse esquema feio da foto kkkkkkkkk...

1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, AltaVoltagem said:

@PauloLima92  o lance é assim.. ele tem uma carro elétrico infantil, a bateria foi para o saco (6v 7A). ele tem 2 baterias boas em casa de 12v 8A. as baterias tem o mesmo tamanho, só muda a voltagem, praticamente. então, tem que reduzir para 6v.

 

será que da para reduzir so com resistor?   tipo esse esquema feio da foto kkkkkkkkk...

1.png

 

Infelizmente, não. 

 

Para você usar um divisor de tensão a corrente demandada deveria ser bem baixa.

 

Como você deseja 7A (e considerando que você quer alimentar uma carga indutiva), melhor usar os 3 MJE2955 para que eles trabalhem com folga.

 

O 7806 vai gerar a tensão de referencia (6V) e os MJE vão fazer o trabalho pesado de fornecer a corrente necessária acima da capacidade nominal do 7806.

 

Quanto ao F1A e F15A são fusíveis. O MJE2955 tem encapsulamento metálico e você deverá colocá-los em contato com um dissipador de alumínio (e de preferência em um local em que haja troca de ar).

 

Quanto ao tamanho, o ideal seria olhar no datasheet na parte de dissipação térmica e calcular. Como isso daria um trabalho chato, coloque um grande que caiba aonde você acomodará o circuito.

 

Por fim, verifique se os motores do carrinho tem alguma etiqueta identificadora. Certa vez me deparei com um motor que rodava em 9V e pela etiqueta ele era de 12v (estava em 9v porque era a fonte que dispunham no momento).

 

Se for o caso, você vai economizar uns bons dinheiros HaHa.

 

Abraço.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, 

 

@AltaVoltagem  não aconselho reduzir essa tensão com reguladores lineares.  Você irá desperdiçar muita energia em forma de calor e consecutivamente cair drasticamente a autonomia da bateria. 

 

O que te indico aí é conversor dc dc step donw. Existe com diversos valores de corrente disponível.  Sua eficiência ta na casa dos 95%. Um aranjo linear vai desperdiçar mais do que consone.

 

Dados que necessita: 

_consumo dos motores, inclusive de pico.

 

Outro ponto importante. Essa bateria  de 12 v será carrgada como? É necessário intervenção nesse ponto também. 

 

Para te ser sinsero.  Às vezes é melhor comprar outra bateria de 6v em loja on line, caso estejam encontrando dificuldade de aquisição. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

@AltaVoltagem me veio outra ideia, talvez mais pratica. Coloque um "drive pwm" com ajuste por potenciômetro, assim você entra 12v e sai os 6v. Acredito que um com capacidade de 5A lhe atenderá. Da mesma forma que o outro, sem tanta perda como um regulador de tensão linear. Tem muitos modelos à venda.

 

Entretanto ainda tem a questão do carregar da bateria.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...