Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Impressora HP CP1025 - Placa RM1-7751 - Capacitor faltando

Avalie este tópico:


MrJapao

Posts em destaque

Olá amigos.

Peguei esta placa fonte de uma impressora HP CP1025 e preciso identificar este capacitor C136 que está faltando. Tirei 2 outros de outras duas placas funcionando e estes quando testados não apresentam nem resistência e nem capacitância. Achei curioso ele ser branco diferente dos comuns.

Alguém poderia me explicar algo para que eu possa colocar o capacitor adequado? Agradeço.

cp1025.jpeg

inferior_IC131.jpg.d85d303be1b6edf650e29f41ab66bbda.jpg

Editado: por MrJapao
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MrJapao Boa tarde, o problema é que não existem esquemas elétricos de impressoras para descobrir exatamente qual tipo de capacitor é este. 

Não vejo outra saída a não ser trocar e testar. As outras opções seria trocar a fonte inteira ou dar o caso como encerrado sem conserto.

Posso garantir que não vai danificar a placa desde que coloque um outro capacitor com o mesmo tamanho do original.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

acabei de pegar uma dessas e aproveitei pra medir esse capacitor e alguns na volta para você. 

 

C136: 60pF (meu capacímetro não é muito preciso)

C135: 90nF

C134: 1nF

C133 e C139: 1uF

 

Acredito que ela funcione com um capacitor de 100pF no lugar do C136.. já imaginava que ele era de valor bem baixo porque ele tem uma cor um pouco diferente dos outros (é mais clarinho.. geralmente esses tem uma capacitância menor). 

 

Volta e meia pego fontes que chegam com esses capacitores faltando (que algum mão-suína arrancou inadvertidamente, porque eles (exceto o C139) nunca queimam.

 

 - Quando vem faltando o C136, eu costumo colocar no lugar um resistor de uns 10..15K. Se você seguir as trilhas, vai ver que ele é ligado no pino 1 do IC131 e ao R142, de 120K. O pino 1 é por onde o IC131 monitora o momento em que o campo magnético no núcleo do transformador cessa, e aí inicia um novo ciclo de chaveamento (essa fonte não opera em modo PWM com frequência fixa, opera em modo quase-ressonante).

 

 - O C135 vai ligado ao pino 2, e fica em paralelo com o optoacoplador do feedback (o outro opto é de proteção). Esse quando vem faltando, confesso que não me atento muito ao valor.. simplesmente cato um capacitor do mesmo tamanho na sucata, ponho ali e testo. Se não funcionar, ponho outro, até achar um com que a fonte funcione, tanto em vazio como com uma carga resistiva de 3A (uma lâmpada de farol de moto de 35+35W com os dois filamentos em série).

 

 - O C139 quando vem faltando eu já deixo sem.. ele faz parte de uma proteção inútil que existe nessas fontes*.

 

 - O 133, quando vem uma fonte sem ele, eu pego um daqueles capacitores que filtra a linha de 19V em placas de notebook. Em último caso pode deixar sem, a fonte funciona sem ele. 

 

* Para mais informações sobre essa fonte e a proteção que costumo remover, dê uma lida nesse tópico: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Se por acaso o IC131 estiver pifado, você substituir pelo NCP1207A/B e a tensão de saída ficar um pouco alterada para mais, jumpeie o FB131 e remova o C134 (não esqueça de checar o R137).

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...