Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Macbook A1278 MB: 82 Liga0-3115-B sem vídeo.

Avalie este tópico:


yatm

Posts em destaque

Olá a todos do fórum, chegou para mim um Macbook A1278, que o mesmo estava com uma pequena oxidação nos capacitores (onde esta circulado de vermelho) foi efetuado a troca deles.

 

o Macbook ligou deu vídeo, uma vez quando coloquei a senha para carregar o sistema ficou horas e horas tentando carregar (lento) esquentando muito o Mac, mas conseguiu carregar e funcionou normal, quando desliguei a primeira vez e fui tentar ligar de novo o sistema ficou na mesma lentidão tentando carregar e quando estava terminando de carregar simplesmente a tela apagou e o Mac continuou ligado com cooler girando em alta velocidade, mas sem vídeo!

 

percebi que os dois chips BGA estavam esquentando muito, verifiquei de novo se não tinha nenhum outro ponto da placa com oxidação, fiz a limpeza tudo direitinho verificando com a lupa.

fiz um ME nos dois chips bem de leve só para teste, caso pudesse ser solda fria neles, mas sem sucesso nenhum o Mac liga porém sem vídeo nenhum!! será que faço a regravação da bios? sendo que chegou a ligar uma vez comigo funcionando normal...

 

 

macbook.jpg

IMG_20201001_183241720.jpg

IMG_20201003_093335174.jpg

IMG_20201003_093106137.jpg

Editado: por yatm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava olhando pelo esquema e estou chegando a conclusão que o SMC LM4FSXAH5BB (LM4FS1AH) pode ter danificado devido a oxidação. 

será que comprando esse chip com as esferas, consigo soldar com a estação Yaxun 902+? ou somente com uma estação BGA?

 

Mac 03.png

Mac 04.png

Editado: por yatm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@paulonoce Daria pra soldar com estação de retrabalho comum? @yatm Um outro problema você teria caso tivesse que trocar o SMC, que seria regravar ele, já que os SMCs são regravados assim como o SIOs de algumas placas. O problema no caso do SMC é ter um Elnec.

Também acho que está faltando uma análise mais criteriosa antes de se chegar a um veredicto. Desde o ponto 26 "CPUIMVP_VR_ON" que não foi citado até o ponto 30 da página 3 nada foi dito, então meça esses pontos, pois a placa ainda liga, então o SMC não está totalmente morto, embora não se possa descartar, ainda não tem algo mais sólido para condená-lo. Se eu estiver errado me corrijam. 

Editado: por Gilson Macedo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilson Macedo então esse SMC LM4FS1AH ele e gravado? 

não sabia que tinha que regravar então não tem nem como fazer a troca, pois não tenho gravador de I/O...

por mim era um componente que não precisava gravar

 

outra coisa, depois que fiz um reflow nesse chip com 350º e ar numero 6 por 50 segundos a placa não quiz mais ligar, esta morta de tudo

Editado: por yatm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

@Paulo Noce acontece o seguinte comprei um o SMC (LM4FS1AH) no "Wilsolucoes" que veio já com as esferas e falaram que ele já vinha gravado que eu tinha que colocar um IOS mais antigo (PARA QUE A VERSÃO DA MINHA BIOS E DO SMC NA ATUALIZAÇÃO DO IOS FIQUEM IGUAIS) isso segundo o pessoal do "Wilsolucoes". 

então retirei o SMC com estação de BGA (ANTIGO) e coloquei o novo que comprei, e fui logo testar para ver se dava algum sinal de vida, pois antes a placa não estava ligando mais tinha parado de vez... 

só que quando fui ligar a placa nem a luz do carregador não quis acender... será que tenho que regravar a bios? 

 

 

ou será que tinha era que ter pegado o SMC antigo ter colocado a esferas tudo certinho para colocar na placa, ao invés de ter colocado outro novo?

Editado: por yatm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Noce

não entendi! quero seja mais claro por favor

tipo quero saber o seguinte o fato de nem o carregador acender a luz, será que eu fechei curto na hora de colocar o chip?

 

 

esse SMC então não tem como colocar outro novo? tem que aproveitar o mesmo (ORIGINAL DE PLACA)? 

mas se não tem jeito pq eles vendem esse chip então?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

@yatm O Paulo deixou claro que você deveria ter feito o reballing do smc.

eu sei muito bem que ele deixou claro!

quero saber o seguinte pq minha placa não esta nem acendendo a luz do carregador, estou achando que pode ter havido algum curto quando coloquei o chip! pois era para ter funcionado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • yatm alterou o título para Macbook A1278 MB: 82 Liga0-3115-B sem vídeo.
  • 6 meses depois...
On ‎10‎/‎4‎/‎2020 at 1:26 AM, yatm said:

Estava olhando pelo esquema e estou chegando a conclusão que o SMC LM4FSXAH5BB (LM4FS1AH) pode ter danificado devido a oxidação. 

será que comprando esse chip com as esferas, consigo soldar com a estação Yaxun 902+? ou somente com uma estação BGA?

 

Mac 03.png

Mac 04.png

Seu SMC parece estar tranquilo…. lentidao 'e "modo de seguranca" de MacBook... tem q rodar test da apple pra ver qual sensor esta falhando e arrumar o sensor e seu MacBook estaria funcionando normalmente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On ‎11‎/‎30‎/‎2020 at 4:53 PM, yatm said:

eu sei muito bem que ele deixou claro!

quero saber o seguinte pq minha placa não esta nem acendendo a luz do carregador, estou achando que pode ter havido algum curto quando coloquei o chip! pois era para ter funcionado

Para ter luz no carregador vc precisa de um sinal do SMC (SMC_BC_ACOK) leia sobre "onewire" se voce nao soldou da forma correta nao vai ter luz no carregador, e nao necessariamente tem algum curto…  Veja pagina 63 do manual e veja o pino 1 do U6901 pra ver se tem voltage chegando nele…. Outra voltage importante para luz no carregador 'e o PP3V42_G3H.. veja se esta presente

Editado: por rfacchin
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...