Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Fonte impressora HP LASERJET 100 MFP 175a ligada em 220volts

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Minha impressora foi ligada em 220volts seguindo as dicas  testei componentes e vi a ponte retificadora DA101 queimada o mosfet Q101. o diodo D104 em curto , já havia trocado o fusível da primeira fonte, ligo ela em serie com a lâmpada o curto  já saiu mas não liga mais! Antes de trocar a ponte retificadora que eu não havia testado ela ligava com a lâmpada em serie  acendia o display e apagava mas a serie ficava semi acesa agora assim que coloco na tomada a luz acende bem fraco e apaga sem consumo nenhum. alguem sabe os valores que tem que ficar nos conectores J206,J205,E J204??

 

PLACA IMPRESSORA 2.jpg

PLACA IMPRESSORA.jpg

Editado: por Jose Lucas Teixeira
BOA NOITE, Havia aberto um topico sobre fonte de impressora com o auxilio do pessoal consegui resolver, quero agradecer , e como comprei uma outra placa usada e de duas fiz uma boa ainda sobrou esta assim que der tempo vou reparar !!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Jose Lucas Teixeira disse:

Minha impressora foi ligada em 220volts seguindo as dicas  testei componentes e vi a ponte retificadora DA101 queimada o mosfet Q101. o diodo D104 em curto , já havia trocado o fusível da primeira fonte, ligo ela em serie com a lâmpada o curto  já saiu mas não liga mais! Antes de trocar a ponte retificadora que eu não havia testado ela ligava com a lâmpada em serie  acendia o display e apagava mas a serie ficava semi acesa agora assim que coloco na tomada a luz acende bem fraco e apaga sem consumo nenhum. alguem sabe os valores que tem que ficar nos conectores J206,J205,E J204??

 

Olá, saudações meu querido.

Vamos ao que importa, colocar essa fonte para ligar;

O Mosfet estava em curto, provavelmente o Resistor R106 foi embora;

 

R104, R103, ponte retificadora, e o CI que gera o PWM, ci SMD que fica no verso da placa, se vc tiver fonte linear aplique a tensão padrão de funcionamento no CI (coma fonte desligada é claro, e veja o sinal PWM no osciloscópio,  caso não tenha esses equipamentos vc vai ter que trocar essas peças e ver se funciona;

 

Teste esses componentes do primário tudo levante uma perninha e faça o teste, ( imagino eu que vc saiba testar os componentes com a ajuda do bom e velho Multímetro) depois que vc verificar que estão todos bons, e mesmo assim não ligar pode trocar o circuito que gera o PWM, pois ele sempre vai pro saco quando queima o Mosfet.

 

Espero ter ajudado vc e outros, sei que fonte chaveada para quem está começando é sempre uma dor de cabeça, mas quando passamos da centésima fica mamão com açúcar.

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa, um amigo nosso lançou um material sobre PWM aqui no fórum, um material ótimo para quem quer entender como funciona esse tipo de fonte, e o melhor é de graça.

Olha o Link: 

ai fala sobre tensões baixas mas o fundamento é o mesmo, o negocio é entender como funciona essa modulação, vc vai ficar fera.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

para entender melhor o funcionamento dessas fontes, dê uma lida neste tópico: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 (é sobre a CP1025, mas o circuito é o mesmo, só muda a numeração dos componentes). E, depois, dê uma lida neste, que é específico sobre a M175:  

 

No caso da RM1-8203, os componentes a verificar/trocar quando ela queima são:

 - O FET e a ponte retificadora, obviamente.

 - R103/104 (como já mencionado)

 - R106 (mesmo que não esteja aberto ele pode alterar). Pode colocar 0r15 até 0r22

 - D104: Tire e jogue fora, pois não serve pra nada

 - R107 (56R SMD): Esse sempre queima quando o R106 queima. Pode pegar o R108 e colocar no lugar dele.

 - Os componentes que fazem parte da proteção. Eu arranco tudo fora e jumpeio o C602, mas se você quiser manter a proteção (que não protege..), teste: D601, D602, D603, R602, C601 e C602. 

 

Se após verificar/trocar os componentes listados a fonte tiver tensão no capacitor principal, mas a tensão no pino 6 do integrado não passar de 10V, provavelmente ele está danificado. 

 

Sobre o integrado, expliquei como testá-lo e os equivalentes neste tópico:  

 

 

Em 05/10/2020 às 13:56, Jose Lucas Teixeira disse:

alguem sabe os valores que tem que ficar nos conectores J206,J205,E J204

Esses são os conectores de saída, né? Bom, não sei exatamente qual é qual, mas em um deles tem que ter 24V, no outro 3.3V, e no outro tem 24V só quando a impressora é acionada. 

 

 

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá a todos, eu precisaria saber qual e o pwm do verso a numeração do CI para poder repor um igual ou compatível. Essa mesma fonte estava tudo queimado, diodo, ponte, termitor. Varistor, fusível, Mosfet R106 em fim quase tudo, só me falta esse componente, a fonte eu ligo na serie e a lâmpada fica piscando.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...